A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118691 |
Resumo: | The problem addressed in this undergraduate thesis is whether the different endings of the fable The Ant and the Grasshopper permits the educator to organize from the expiatory approval to the reciprocity approval the pedagogic procedure of evolving processes, as theorized in the moral development of Jean Piaget. We used six versions of the fable, three of which ends in a expiatory way and three in the reciprocity. We discussed the data from a Piagetian theoretical standpoint and presented some strategies for the educator to pursue the development of infantile morality in the classroom in what concerns the qualitative evolution of the concept of justice |
id |
UNSP_7d27868596a83f0ef45da84b7cd26321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118691 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moralPiaget, Jean, 1896-1980FabulasEducação de criançasLiteratura infantojuvenilEducação moral e civicaThe problem addressed in this undergraduate thesis is whether the different endings of the fable The Ant and the Grasshopper permits the educator to organize from the expiatory approval to the reciprocity approval the pedagogic procedure of evolving processes, as theorized in the moral development of Jean Piaget. We used six versions of the fable, three of which ends in a expiatory way and three in the reciprocity. We discussed the data from a Piagetian theoretical standpoint and presented some strategies for the educator to pursue the development of infantile morality in the classroom in what concerns the qualitative evolution of the concept of justiceA questão de pesquisa proposta nesse trabalho de conclusão de curso é saber se o desfecho, presente nas diferentes versões da fábula A Cigarra e a Formiga, possibilita, ao educador, organizar a ação pedagógica com o processo evolutivo da sanção expiatória para a sanção por reciprocidade, na perspectiva teórica do desenvolvimento moral de Jean Piaget. Selecionamos seis versões da fábula nas quais três apresentam, no desfecho, a sanção expiatória e, as outras três, a sanção por reciprocidade. Ao discutir os dados situamos o referencial teórico piagetiano e apontamos para algumas estratégias que o educador pode utilizar em sala de aula, visando o desenvolvimento da moralidade infantil, no que se refere à evolução qualitativa do conceito de justiçaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Codo, Natalia Salvato [UNESP]2015-03-23T15:12:24Z2015-03-23T15:12:24Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfCODO, Natalia Salvato. A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral. 2011. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/118691000690965codo_ns_tcc_rcla.pdf1241282762476947Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-08T06:28:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-08T06:28:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral |
title |
A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral |
spellingShingle |
A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral Codo, Natalia Salvato [UNESP] Piaget, Jean, 1896-1980 Fabulas Educação de crianças Literatura infantojuvenil Educação moral e civica |
title_short |
A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral |
title_full |
A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral |
title_fullStr |
A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral |
title_full_unstemmed |
A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral |
title_sort |
A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral |
author |
Codo, Natalia Salvato [UNESP] |
author_facet |
Codo, Natalia Salvato [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Áurea Maria de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Codo, Natalia Salvato [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget, Jean, 1896-1980 Fabulas Educação de crianças Literatura infantojuvenil Educação moral e civica |
topic |
Piaget, Jean, 1896-1980 Fabulas Educação de crianças Literatura infantojuvenil Educação moral e civica |
description |
The problem addressed in this undergraduate thesis is whether the different endings of the fable The Ant and the Grasshopper permits the educator to organize from the expiatory approval to the reciprocity approval the pedagogic procedure of evolving processes, as theorized in the moral development of Jean Piaget. We used six versions of the fable, three of which ends in a expiatory way and three in the reciprocity. We discussed the data from a Piagetian theoretical standpoint and presented some strategies for the educator to pursue the development of infantile morality in the classroom in what concerns the qualitative evolution of the concept of justice |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-03-23T15:12:24Z 2015-03-23T15:12:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CODO, Natalia Salvato. A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral. 2011. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. http://hdl.handle.net/11449/118691 000690965 codo_ns_tcc_rcla.pdf 1241282762476947 |
identifier_str_mv |
CODO, Natalia Salvato. A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral. 2011. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. 000690965 codo_ns_tcc_rcla.pdf 1241282762476947 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650205277487104 |