O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103553
Resumo: Esta investigação focaliza a formação inicial de professores de língua estrangeira (alemão e inglês) e lança luzes sobre seus estágios obrigatórios do quarto ano, considerando a possibilidade que os fóruns online de um ambiente virtual oferecem para a manifestação do pensamento crítico dos futuros professores. Inicialmente, buscamos entender de que forma o uso de fóruns pode favorecer esse processo. Em seguida, focalizamos mais especificamente a manifestação do pensamento crítico no trabalho com essa ferramenta. Com esse intento, analisamos mais atentamente os temas abordados e desenvolvidos em tópicos de três fóruns com base em conceitos distintos de pensamento crítico e no modelo de investigação crítica de Garrison, Anderson e Archer (2000; 2001). Para uma melhor compreensão das fases nos tópicos do modelo, identificamos também alguns marcadores discursivos característicos de cada uma delas, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico Funcional, (HALLIDAY, 1994) e nos tipos de movimentos conversacionais (moves) propostos por Eggins e Slade (1997). A partir dos subsídios teóricos selecionados e de nossas análises, foi possível concluir que o fórum online pode ser considerado uma importante ferramenta para a manifestação do pensamento crítico de professores e para uma formação críticoreflexiva, em um contexto marcado por especificidades da sociedade de informação
id UNSP_88fec35b623c993dfc2c92d476ad3fc9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103553
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagemProfessores - FormaçãoPensamento críticoFóruns onlineFormação inicial de professoresCritical thinkingEsta investigação focaliza a formação inicial de professores de língua estrangeira (alemão e inglês) e lança luzes sobre seus estágios obrigatórios do quarto ano, considerando a possibilidade que os fóruns online de um ambiente virtual oferecem para a manifestação do pensamento crítico dos futuros professores. Inicialmente, buscamos entender de que forma o uso de fóruns pode favorecer esse processo. Em seguida, focalizamos mais especificamente a manifestação do pensamento crítico no trabalho com essa ferramenta. Com esse intento, analisamos mais atentamente os temas abordados e desenvolvidos em tópicos de três fóruns com base em conceitos distintos de pensamento crítico e no modelo de investigação crítica de Garrison, Anderson e Archer (2000; 2001). Para uma melhor compreensão das fases nos tópicos do modelo, identificamos também alguns marcadores discursivos característicos de cada uma delas, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico Funcional, (HALLIDAY, 1994) e nos tipos de movimentos conversacionais (moves) propostos por Eggins e Slade (1997). A partir dos subsídios teóricos selecionados e de nossas análises, foi possível concluir que o fórum online pode ser considerado uma importante ferramenta para a manifestação do pensamento crítico de professores e para uma formação críticoreflexiva, em um contexto marcado por especificidades da sociedade de informaçãoThis research focuses on the initial training of foreign languages teachers (German and English) and it sheds light over the required internships in the fourth year, considering that online forums provide a virtual environment for developing critical thinking of future teachers. Initially, we sought to understand how using forums can support this process. Afterwards we focus more specifically on the development of critical thinking resulted from working with this tool. With this intent, we look more closely at themes treated and developed in topics of three online forums based on different concepts of critical thinking and on the practical model inquiry of Garrison, Anderson and Archer (2000; 2001). For a better understanding of the phases in the topics, we have also identified some characteristic discourse elements of each of them, based on the assumptions of systemic functional linguistics (Halliday, 1994) and on the conversational moves types proposed by Eggins and Slade (1997). From the selected theoretical basis and our analysis, we concluded that the online forum can be considered an important tool for developing teachers’ critical thinking and for a critical-reflexive education in a context marked by information society specificitiesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Soto, Ucy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]2014-06-11T19:32:46Z2014-06-11T19:32:46Z2011-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2 v. : il., tabs.application/pdfROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem. 2011. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/103553000646537rozenfeld_ccf_dr_arafcl.pdf33004030009P409432230458710600000-0001-8915-9541Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:45:23.531650Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem
title O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem
spellingShingle O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem
Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
Professores - Formação
Pensamento crítico
Fóruns online
Formação inicial de professores
Critical thinking
title_short O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem
title_full O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem
title_fullStr O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem
title_full_unstemmed O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem
title_sort O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem
author Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
author_facet Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soto, Ucy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Pensamento crítico
Fóruns online
Formação inicial de professores
Critical thinking
topic Professores - Formação
Pensamento crítico
Fóruns online
Formação inicial de professores
Critical thinking
description Esta investigação focaliza a formação inicial de professores de língua estrangeira (alemão e inglês) e lança luzes sobre seus estágios obrigatórios do quarto ano, considerando a possibilidade que os fóruns online de um ambiente virtual oferecem para a manifestação do pensamento crítico dos futuros professores. Inicialmente, buscamos entender de que forma o uso de fóruns pode favorecer esse processo. Em seguida, focalizamos mais especificamente a manifestação do pensamento crítico no trabalho com essa ferramenta. Com esse intento, analisamos mais atentamente os temas abordados e desenvolvidos em tópicos de três fóruns com base em conceitos distintos de pensamento crítico e no modelo de investigação crítica de Garrison, Anderson e Archer (2000; 2001). Para uma melhor compreensão das fases nos tópicos do modelo, identificamos também alguns marcadores discursivos característicos de cada uma delas, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico Funcional, (HALLIDAY, 1994) e nos tipos de movimentos conversacionais (moves) propostos por Eggins e Slade (1997). A partir dos subsídios teóricos selecionados e de nossas análises, foi possível concluir que o fórum online pode ser considerado uma importante ferramenta para a manifestação do pensamento crítico de professores e para uma formação críticoreflexiva, em um contexto marcado por especificidades da sociedade de informação
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-16
2014-06-11T19:32:46Z
2014-06-11T19:32:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem. 2011. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/103553
000646537
rozenfeld_ccf_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
identifier_str_mv ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem. 2011. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000646537
rozenfeld_ccf_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
url http://hdl.handle.net/11449/103553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 v. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129459335725056