Concordâncias e discordâncias de Dewey com Freud
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200017 http://hdl.handle.net/11449/6418 |
Resumo: | Este artigo expõe ideias de Sigmund Freud sobre temas que são fundamentais para compreender o homem contemporâneo: a constituição do psiquismo; a formação e a resolução das patologias mentais; a cultura em sentido amplo e a educação como elemento mediador entre o indivíduo e a sociedade. O objetivo é apresentar e comparar as análises feitas por John Dewey sobre esses mesmos temas, tomando por base o livro Human nature and conduct. As comparações entre os discursos freudiano e deweyano são feitas por meio da metodologia proposta por Chaïm Perelman no livro Tratado da argumentação (elaborado em coautoria com Olbrechts-Tyteca), que busca esclarecer as estratégias argumentativas usadas por um autor para obter ou aumentar a adesão às teses propostas e, com isso, despertar ações concretas. As conclusões sugerem que, embora Dewey discorde de Freud, existem pontos de concordância entre ambos, especialmente no que diz respeito ao significado dos impulsos e da sublimação e à concepção de que o conhecimento é mutável e impreciso, o que rejeita a crença em certezas absolutas e insere as decisões e ações humanas no âmbito da probabilidade. |
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Concordâncias e discordâncias de Dewey com FreudDewey's agreements and disagreements with FreudJohn DeweySigmund Freuddiscurso psicológicoeducaçãoretóricaJohn DeweySigmund Freudpsychological discourseeducationrhetoricEste artigo expõe ideias de Sigmund Freud sobre temas que são fundamentais para compreender o homem contemporâneo: a constituição do psiquismo; a formação e a resolução das patologias mentais; a cultura em sentido amplo e a educação como elemento mediador entre o indivíduo e a sociedade. O objetivo é apresentar e comparar as análises feitas por John Dewey sobre esses mesmos temas, tomando por base o livro Human nature and conduct. As comparações entre os discursos freudiano e deweyano são feitas por meio da metodologia proposta por Chaïm Perelman no livro Tratado da argumentação (elaborado em coautoria com Olbrechts-Tyteca), que busca esclarecer as estratégias argumentativas usadas por um autor para obter ou aumentar a adesão às teses propostas e, com isso, despertar ações concretas. As conclusões sugerem que, embora Dewey discorde de Freud, existem pontos de concordância entre ambos, especialmente no que diz respeito ao significado dos impulsos e da sublimação e à concepção de que o conhecimento é mutável e impreciso, o que rejeita a crença em certezas absolutas e insere as decisões e ações humanas no âmbito da probabilidade.This article exposes Sigmund Freud's ideas about themes which are fundamental to the comprehension of the contemporary man: the psychic constitution; the formation and resolution of mental pathologies; the broad meaning of culture and the education as a mediating element between individual and society. This paper aims to present and compare the analysis made by John Dewey regarding these same themes based on the book Human nature and conduct. The comparisons between Freudian and Deweyan discourses are made through the methodology proposed by Chaïm Perelman in the book Treatise on argumentation (co-authored by Olbrechts-Tyteca), which aims to clarify the argumentative strategies used by an author to obtain or increase adhesion to the proposed theses and, with that, to awaken concrete actions. The conclusions suggest that although Dewey disagrees with Freud, they agree on certain issues, especially regarding the meaning of impulses and sublimation and regarding the conception that knowledge is changeable and imprecise, what rejects the belief in absolute certainties and inserts human actions and decisions in the sphere of probability.Universidade Estadual PaulistaUniversidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão PretoUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Andrade, Erika Natacha Fernandes de [UNESP]Cunha, Marcus Vinicius da2014-05-20T13:22:02Z2014-05-20T13:22:02Z2012-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article275-291application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200017Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 44, p. 275-291, 2012.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/641810.1590/S0104-40602012000200017S0104-40602012000200017S0104-40602012000200017.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:08:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:42:48.710091Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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