Formação continuada de gestores na educação infantil na perspectiva da educação desenvolvente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234519
Resumo: A pesquisa tematiza a formação continuada dos (as) gestores (as) escolares – diretores (as) e coordenadores (as) pedagógicos (as), compreendendo-os como lideranças pedagógicas e organizadores dos processos de formação continuada nas unidades escolares. Aborda-se esta temática pela necessidade de ver mudanças nas práticas pedagógicas, antecipatórias e artificiais realizadas na Educação Infantil em descompasso com as produções científicas atuais para a educação da infância e os direitos das crianças. Para tanto, acompanha-se o percurso de autoformação em um grupo de estudo composto por gestores que trabalham em escolas públicas de Educação Infantil em dois municípios da Grande São Paulo. Nesse sentido, busca-se analisar as manifestações dos sujeitos deste grupo sobre os desafios que enfrentam na gestão das escolas e na organização dos processos formativos, entre eles, as consequências do trabalho alienado e o confrontar-se com o não saber e com o senso comum na atividade pedagógica. Opta-se pela apreciação dos registros produzidos no Grupo (gravações dos encontros, registros escritos, avaliações de eventos organizados como colóquios de professores e publicações) em interlocução com os estudos da Teoria Histórico-Cultural e da Sociologia da Vida Cotidiana para a compreensão de princípios para um processo de autoformação dos sujeitos adultos. Tem-se como hipótese que o desenvolvimento profissional da equipe gestora contribui para o desenvolvimento profissional dos (as) professores (as) quando os gestores assumem o papel de organizadores do meio social de trabalho e da formação continuada no interior da escola. Muda-se, assim, a concepção de trabalho do (a) gestor (a). Do objeto da pesquisa “formação de gestores escolares na Educação Infantil”, constitui-se como problema: como se manifesta a forma de pensar e agir do senso comum que obstaculiza a educação desenvolvente e como uma formação de gestores pode ser orientada à superação desse senso comum em direção a uma educação desenvolvente na educação infantil? Desta forma, a pesquisa tem como objetivo geral compreender, com base na Teoria Histórico-Cultural e na Sociologia da Vida Cotidiana, princípios para uma formação continuada de gestores escolares da Educação Infantil orientada à superação do senso comum do cotidiano escolar, próprio de um trabalho alienado. Para a compreensão dos fundamentos desta formação, tem-se como guia os seguintes objetivos específicos: analisar a gestão escolar na Educação Infantil como atividade permeada por múltiplas determinações, entre elas o trabalho alienado; compreender como se manifestam o sentir, o pensar e o agir, próprios do senso comum - obstáculos a uma educação desenvolvente; compreender princípios de uma educação desenvolvente e, por fim, elaborar uma perspectiva histórico-cultural de formação continuada de gestores da Educação Infantil a partir das discussões teórico-conceituais realizadas no desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa evidenciou que a atividade coletiva de autoformação na qual estão presentes as mediações do patrimônio cultural da humanidade, ou seja, as objetivações da esfera do não cotidiano- a arte, as ciências e a filosofia provocam transformações nos sujeitos que participam desses processos. Sujeitos no processo de autoformação, as gestoras participantes da pesquisa elevaram sua condição profissional à compreensão dos processos educativos numa perspectiva de totalidade, como requer ser gestor (a) de unidades escolares de educação infantil, uma prática social complexa.
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Para tanto, acompanha-se o percurso de autoformação em um grupo de estudo composto por gestores que trabalham em escolas públicas de Educação Infantil em dois municípios da Grande São Paulo. Nesse sentido, busca-se analisar as manifestações dos sujeitos deste grupo sobre os desafios que enfrentam na gestão das escolas e na organização dos processos formativos, entre eles, as consequências do trabalho alienado e o confrontar-se com o não saber e com o senso comum na atividade pedagógica. Opta-se pela apreciação dos registros produzidos no Grupo (gravações dos encontros, registros escritos, avaliações de eventos organizados como colóquios de professores e publicações) em interlocução com os estudos da Teoria Histórico-Cultural e da Sociologia da Vida Cotidiana para a compreensão de princípios para um processo de autoformação dos sujeitos adultos. Tem-se como hipótese que o desenvolvimento profissional da equipe gestora contribui para o desenvolvimento profissional dos (as) professores (as) quando os gestores assumem o papel de organizadores do meio social de trabalho e da formação continuada no interior da escola. Muda-se, assim, a concepção de trabalho do (a) gestor (a). Do objeto da pesquisa “formação de gestores escolares na Educação Infantil”, constitui-se como problema: como se manifesta a forma de pensar e agir do senso comum que obstaculiza a educação desenvolvente e como uma formação de gestores pode ser orientada à superação desse senso comum em direção a uma educação desenvolvente na educação infantil? Desta forma, a pesquisa tem como objetivo geral compreender, com base na Teoria Histórico-Cultural e na Sociologia da Vida Cotidiana, princípios para uma formação continuada de gestores escolares da Educação Infantil orientada à superação do senso comum do cotidiano escolar, próprio de um trabalho alienado. Para a compreensão dos fundamentos desta formação, tem-se como guia os seguintes objetivos específicos: analisar a gestão escolar na Educação Infantil como atividade permeada por múltiplas determinações, entre elas o trabalho alienado; compreender como se manifestam o sentir, o pensar e o agir, próprios do senso comum - obstáculos a uma educação desenvolvente; compreender princípios de uma educação desenvolvente e, por fim, elaborar uma perspectiva histórico-cultural de formação continuada de gestores da Educação Infantil a partir das discussões teórico-conceituais realizadas no desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa evidenciou que a atividade coletiva de autoformação na qual estão presentes as mediações do patrimônio cultural da humanidade, ou seja, as objetivações da esfera do não cotidiano- a arte, as ciências e a filosofia provocam transformações nos sujeitos que participam desses processos. Sujeitos no processo de autoformação, as gestoras participantes da pesquisa elevaram sua condição profissional à compreensão dos processos educativos numa perspectiva de totalidade, como requer ser gestor (a) de unidades escolares de educação infantil, uma prática social complexa.This research aims to propose the continued training of school managers - directors and pedagogical coordinators, identifying them as pedagogical leaders and coordinators of continuated training processes in school units. This theme is approached due to the necessity of seeing changes in the anticipatory and artificials pedagogical practices performed in Early Childhood Education in disagreement with current scientific productions for childhood education and children's rights. In order to do so, the course of self-training is followed in a study group composed of school managers who work in Early Childhood Education public schools located in two cities in metropolitan region of São Paulo. In this sense, it intends to analyze the expressions of the ones involved in this group about the challenges they face in schools management and about the organization of training processes, such as the consequences of alienated work and the confrontation with not-known and with the common sense in the pedagogical activity. The appreciation of the records produced in the Group (meetings records, written documents, evaluations of teachers conferences and publications events) are choosen in dialogue with the studies of the Historical-Cultural Theory and the Sociology Daily Life to understand the fundamentals of the principle to a self-formation of adult individuals. The hypothesis stands that the professional development of the management team contributes to the professional development of the teachers when managers take on the role of coordinators of the social work environment and continuing education within the school. Thus, the school manager's conception of work is changed. From the research’s object “training of school managers in Early Childhood Education”, becomes a problem : the common sense way of acting and thinking that hinders developmental education and the need for school managers training oriented to overcome. Thus, the research has as general objective to understand, based on the Historical-Cultural Theory and on the Sociology of Daily Life, the principles for a continued formation of school managers of Early Childhood Education with the purpose to overcome the common sense of the school routine that comes from an alienated work. In order to understand the fundamentals of this training, the following specific objectives are guided: to analyze school management in Early Childhood Education as an activity permeated by multiple determinations, including alienated work; to understand how feeling, thinking and acting, typical of common sense, are presented - obstacles to a developmental education; to understand principles of a developmental education and, finally, to elaborate a historical-cultural perspective of continued training of Early Childhood Education managers from the theoretical-conceptual discussions carried out in the development of the research. The reaserch demonstrated that the coletive activity of self-formation , in wich there are the mediations of humanity cultural heritage, or even, the objetivations of the non-daily sphere - the Arts, the Science and the Philosophy – foment transformations on the subjects who participate on these processes. As subjects on the self-formation process, the school managers who partcipated on the research raised their professional condition to the comprehension of the educational processes in a perspective of totality, as it is requested to be a school manager in Early Childhood Education school unities, a complex social practice.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Suely Amaral [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Ana Lúcia2022-05-03T13:15:45Z2022-05-03T13:15:45Z2022-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBorges, Ana Lúcia. Formação continuada de gestores na educação infantil na perspectiva da educação desenvolvente. 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