Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/197353 |
Resumo: | Neste trabalho buscamos formular uma compreensão da dinâmica de organização e funcionamento de nossa realidade, para melhor analisar a relação educação/sociedade. A partir da Sociologia da Educação Crítica (Althusser, Bourdieu) refletimos sobre a função da escola na reprodução da sociedade de classe, e para isso realizamos um esforço em trabalhar conceitos fundamentais no interior do pensamento crítico e da teoria marxista, respectivamente. Assim sendo, nossa pretensão é contribuir em se pensar a educação, com o objetivo de contribuir para um entendimento da escola que temos e assim podermos melhor projetar a escola que queremos. Nesse sentido é que a partir da importância do desenvolvimento de uma capacidade de leitura e compreensão da nossa realidade social, destacamos a contribuição do pensamento crítico das ciências humanas, e em especial da Sociologia, cuja presença obrigatória na educação básica do nosso país retornou recentemente. Diante disso, procuramos demonstrar elementos do problemático debate educacional que vem ocorrendo mais recentemente no Brasil. Contextualizando nossa conjuntura recente e pensando desdobramentos do que convencionamos chamar de ofensiva reacionária na educação, sintetizada em grande parte no Movimento Escola sem partido (MESP), o qual trabalhamos também nesta pesquisa. Como parte da conclusão, desenvolvemos uma conexão entre o potencial de formação crítica existente no ensino de sociologia, e o pensamento de Paulo Freire com sua concepção de uma educação popular. Partindo da perspectiva da prática educativa como um aprendizado para a leitura do mundo, que nos auxilia muito na compreensão crítica do fenômeno educacional, como também pode nos auxiliar no desenvolvimento de atitudes mais propositivas na construção de uma educação voltada à transformação social. |
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Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulistaThe limits and possibilities of sociology teaching in the São Paulo school realityO ensino de sociologiaEscola sem PartidoIdeologiaThe sociology teachingSchool without political partyIdeologyNeste trabalho buscamos formular uma compreensão da dinâmica de organização e funcionamento de nossa realidade, para melhor analisar a relação educação/sociedade. A partir da Sociologia da Educação Crítica (Althusser, Bourdieu) refletimos sobre a função da escola na reprodução da sociedade de classe, e para isso realizamos um esforço em trabalhar conceitos fundamentais no interior do pensamento crítico e da teoria marxista, respectivamente. Assim sendo, nossa pretensão é contribuir em se pensar a educação, com o objetivo de contribuir para um entendimento da escola que temos e assim podermos melhor projetar a escola que queremos. Nesse sentido é que a partir da importância do desenvolvimento de uma capacidade de leitura e compreensão da nossa realidade social, destacamos a contribuição do pensamento crítico das ciências humanas, e em especial da Sociologia, cuja presença obrigatória na educação básica do nosso país retornou recentemente. Diante disso, procuramos demonstrar elementos do problemático debate educacional que vem ocorrendo mais recentemente no Brasil. Contextualizando nossa conjuntura recente e pensando desdobramentos do que convencionamos chamar de ofensiva reacionária na educação, sintetizada em grande parte no Movimento Escola sem partido (MESP), o qual trabalhamos também nesta pesquisa. Como parte da conclusão, desenvolvemos uma conexão entre o potencial de formação crítica existente no ensino de sociologia, e o pensamento de Paulo Freire com sua concepção de uma educação popular. Partindo da perspectiva da prática educativa como um aprendizado para a leitura do mundo, que nos auxilia muito na compreensão crítica do fenômeno educacional, como também pode nos auxiliar no desenvolvimento de atitudes mais propositivas na construção de uma educação voltada à transformação social.In this academic work we search to formulate an understanding of the dynamics of organization and functioning of our reality, to better analyze the relationship between education and society. Based on the Sociology of Critical Education (Althusser, Bourdieu), we thought about the school's role in the reproduction of class society, and for that we made an effort to work on fundamental concepts within critical thinking and Marxist theory, respectively. Our intention is to contribute to thinking about education, aiming to contribute to an understanding of the school we have and then, better map the school we want. In this sense, based on the importance of developing a capacity for reading and understanding our social reality, we highlight the contribution of critical thinking in the humanities, and especially in Sociology, whose mandatory presence in basic education in our country has recently returned. In view of this, we seek to demonstrate elements of the problematic educational debate that has been occurring more recently in Brazil. Contextualizing our recent conjuncture and thinking about developments of what we have agreed to call a reactionary offensive in education, synthesized in large part in the Movement School without Political Party (MESP), which we also work on in this research. As part of the conclusion, we developed a connection between the potential for critical training existing in the teaching of sociology, and Paulo Freire's thinking with his conception of popular education. Starting from the perspective of educational practice as a learning experience for reading the world, which helps us a lot in the critical understanding of the educational phenomenon, it can also help us in the development of more propositive attitudes in the construction of an education aimed at social transformation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 5715193Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinheiro, Jair [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Munhoz, Felipe Roberto Teruel Garcia [UNESP]2020-12-10T21:59:42Z2020-12-10T21:59:42Z2020-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19735325016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/197353Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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