Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Felipe Roberto Teruel Garcia [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/197353
Resumo: Neste trabalho buscamos formular uma compreensão da dinâmica de organização e funcionamento de nossa realidade, para melhor analisar a relação educação/sociedade. A partir da Sociologia da Educação Crítica (Althusser, Bourdieu) refletimos sobre a função da escola na reprodução da sociedade de classe, e para isso realizamos um esforço em trabalhar conceitos fundamentais no interior do pensamento crítico e da teoria marxista, respectivamente. Assim sendo, nossa pretensão é contribuir em se pensar a educação, com o objetivo de contribuir para um entendimento da escola que temos e assim podermos melhor projetar a escola que queremos. Nesse sentido é que a partir da importância do desenvolvimento de uma capacidade de leitura e compreensão da nossa realidade social, destacamos a contribuição do pensamento crítico das ciências humanas, e em especial da Sociologia, cuja presença obrigatória na educação básica do nosso país retornou recentemente. Diante disso, procuramos demonstrar elementos do problemático debate educacional que vem ocorrendo mais recentemente no Brasil. Contextualizando nossa conjuntura recente e pensando desdobramentos do que convencionamos chamar de ofensiva reacionária na educação, sintetizada em grande parte no Movimento Escola sem partido (MESP), o qual trabalhamos também nesta pesquisa. Como parte da conclusão, desenvolvemos uma conexão entre o potencial de formação crítica existente no ensino de sociologia, e o pensamento de Paulo Freire com sua concepção de uma educação popular. Partindo da perspectiva da prática educativa como um aprendizado para a leitura do mundo, que nos auxilia muito na compreensão crítica do fenômeno educacional, como também pode nos auxiliar no desenvolvimento de atitudes mais propositivas na construção de uma educação voltada à transformação social.
id UNSP_9146c0f9029678bd085e17f673e918be
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/197353
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulistaThe limits and possibilities of sociology teaching in the São Paulo school realityO ensino de sociologiaEscola sem PartidoIdeologiaThe sociology teachingSchool without political partyIdeologyNeste trabalho buscamos formular uma compreensão da dinâmica de organização e funcionamento de nossa realidade, para melhor analisar a relação educação/sociedade. A partir da Sociologia da Educação Crítica (Althusser, Bourdieu) refletimos sobre a função da escola na reprodução da sociedade de classe, e para isso realizamos um esforço em trabalhar conceitos fundamentais no interior do pensamento crítico e da teoria marxista, respectivamente. Assim sendo, nossa pretensão é contribuir em se pensar a educação, com o objetivo de contribuir para um entendimento da escola que temos e assim podermos melhor projetar a escola que queremos. Nesse sentido é que a partir da importância do desenvolvimento de uma capacidade de leitura e compreensão da nossa realidade social, destacamos a contribuição do pensamento crítico das ciências humanas, e em especial da Sociologia, cuja presença obrigatória na educação básica do nosso país retornou recentemente. Diante disso, procuramos demonstrar elementos do problemático debate educacional que vem ocorrendo mais recentemente no Brasil. Contextualizando nossa conjuntura recente e pensando desdobramentos do que convencionamos chamar de ofensiva reacionária na educação, sintetizada em grande parte no Movimento Escola sem partido (MESP), o qual trabalhamos também nesta pesquisa. Como parte da conclusão, desenvolvemos uma conexão entre o potencial de formação crítica existente no ensino de sociologia, e o pensamento de Paulo Freire com sua concepção de uma educação popular. Partindo da perspectiva da prática educativa como um aprendizado para a leitura do mundo, que nos auxilia muito na compreensão crítica do fenômeno educacional, como também pode nos auxiliar no desenvolvimento de atitudes mais propositivas na construção de uma educação voltada à transformação social.In this academic work we search to formulate an understanding of the dynamics of organization and functioning of our reality, to better analyze the relationship between education and society. Based on the Sociology of Critical Education (Althusser, Bourdieu), we thought about the school's role in the reproduction of class society, and for that we made an effort to work on fundamental concepts within critical thinking and Marxist theory, respectively. Our intention is to contribute to thinking about education, aiming to contribute to an understanding of the school we have and then, better map the school we want. In this sense, based on the importance of developing a capacity for reading and understanding our social reality, we highlight the contribution of critical thinking in the humanities, and especially in Sociology, whose mandatory presence in basic education in our country has recently returned. In view of this, we seek to demonstrate elements of the problematic educational debate that has been occurring more recently in Brazil. Contextualizing our recent conjuncture and thinking about developments of what we have agreed to call a reactionary offensive in education, synthesized in large part in the Movement School without Political Party (MESP), which we also work on in this research. As part of the conclusion, we developed a connection between the potential for critical training existing in the teaching of sociology, and Paulo Freire's thinking with his conception of popular education. Starting from the perspective of educational practice as a learning experience for reading the world, which helps us a lot in the critical understanding of the educational phenomenon, it can also help us in the development of more propositive attitudes in the construction of an education aimed at social transformation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 5715193Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinheiro, Jair [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Munhoz, Felipe Roberto Teruel Garcia [UNESP]2020-12-10T21:59:42Z2020-12-10T21:59:42Z2020-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19735325016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:09:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/197353Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:09:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista
The limits and possibilities of sociology teaching in the São Paulo school reality
title Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista
spellingShingle Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista
Munhoz, Felipe Roberto Teruel Garcia [UNESP]
O ensino de sociologia
Escola sem Partido
Ideologia
The sociology teaching
School without political party
Ideology
title_short Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista
title_full Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista
title_fullStr Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista
title_full_unstemmed Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista
title_sort Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista
author Munhoz, Felipe Roberto Teruel Garcia [UNESP]
author_facet Munhoz, Felipe Roberto Teruel Garcia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Jair [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Felipe Roberto Teruel Garcia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv O ensino de sociologia
Escola sem Partido
Ideologia
The sociology teaching
School without political party
Ideology
topic O ensino de sociologia
Escola sem Partido
Ideologia
The sociology teaching
School without political party
Ideology
description Neste trabalho buscamos formular uma compreensão da dinâmica de organização e funcionamento de nossa realidade, para melhor analisar a relação educação/sociedade. A partir da Sociologia da Educação Crítica (Althusser, Bourdieu) refletimos sobre a função da escola na reprodução da sociedade de classe, e para isso realizamos um esforço em trabalhar conceitos fundamentais no interior do pensamento crítico e da teoria marxista, respectivamente. Assim sendo, nossa pretensão é contribuir em se pensar a educação, com o objetivo de contribuir para um entendimento da escola que temos e assim podermos melhor projetar a escola que queremos. Nesse sentido é que a partir da importância do desenvolvimento de uma capacidade de leitura e compreensão da nossa realidade social, destacamos a contribuição do pensamento crítico das ciências humanas, e em especial da Sociologia, cuja presença obrigatória na educação básica do nosso país retornou recentemente. Diante disso, procuramos demonstrar elementos do problemático debate educacional que vem ocorrendo mais recentemente no Brasil. Contextualizando nossa conjuntura recente e pensando desdobramentos do que convencionamos chamar de ofensiva reacionária na educação, sintetizada em grande parte no Movimento Escola sem partido (MESP), o qual trabalhamos também nesta pesquisa. Como parte da conclusão, desenvolvemos uma conexão entre o potencial de formação crítica existente no ensino de sociologia, e o pensamento de Paulo Freire com sua concepção de uma educação popular. Partindo da perspectiva da prática educativa como um aprendizado para a leitura do mundo, que nos auxilia muito na compreensão crítica do fenômeno educacional, como também pode nos auxiliar no desenvolvimento de atitudes mais propositivas na construção de uma educação voltada à transformação social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10T21:59:42Z
2020-12-10T21:59:42Z
2020-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/197353
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/197353
identifier_str_mv 25016016039P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649463079665664