Os fundamentos liberais conservadores da ideologia de gênero e do programa “Escola sem Partido”: a práxis educativa como alternativa no ensino de sociologia crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Juliana Guidi [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192450
Resumo: A pesquisa em comento possui o objetivo principal de analisar os desafios relativos à prática docente no tocante ao ensino da Sociologia no Ensino Médio, considerando o atual contexto político, social e econômico de insofismável ofensiva liberal conservadora no Brasil. Visou-se, igualmente, com o trabalho, analisar os fundamentos conceituais de gênero, identificar e demarcar as violações de preceitos legais constituintes do Estado Democrático de Direito por meio da análise dos projetos de lei, que pretendem instituir o Programa Escola sem Partido e retirar qualquer discussão à respeito de gênero nas escolas, sob a alegação de fomentar a ‘ideologia de gênero’. Neste sentido, finalmente, a pesquisa propôs uma reflexão sobre a aula como práxis educativa, como ferramenta política e educacional de enfrentamento do supradito discurso e de defesa do caráter científico da sociologia. A proposição teórico-metodológica alternativa para efetivar esta reflexão se pautou na “Metodologia de Mediação Dialética – M.M.D”, desenvolvida pela professora e pesquisadora Maria Eliza Brefere Arnoni. Para tanto, selecionou-se o conteúdo disposto no segundo bimestre do terceiro ano do ensino médio, do Currículo do Estado de São Paulo, qual seja: os movimentos sociais, estabelecendo um recorte das aulas que propõem sobre a importância do movimento feminista na construção de uma sociedade humanamente emancipada.
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Visou-se, igualmente, com o trabalho, analisar os fundamentos conceituais de gênero, identificar e demarcar as violações de preceitos legais constituintes do Estado Democrático de Direito por meio da análise dos projetos de lei, que pretendem instituir o Programa Escola sem Partido e retirar qualquer discussão à respeito de gênero nas escolas, sob a alegação de fomentar a ‘ideologia de gênero’. Neste sentido, finalmente, a pesquisa propôs uma reflexão sobre a aula como práxis educativa, como ferramenta política e educacional de enfrentamento do supradito discurso e de defesa do caráter científico da sociologia. A proposição teórico-metodológica alternativa para efetivar esta reflexão se pautou na “Metodologia de Mediação Dialética – M.M.D”, desenvolvida pela professora e pesquisadora Maria Eliza Brefere Arnoni. Para tanto, selecionou-se o conteúdo disposto no segundo bimestre do terceiro ano do ensino médio, do Currículo do Estado de São Paulo, qual seja: os movimentos sociais, estabelecendo um recorte das aulas que propõem sobre a importância do movimento feminista na construção de uma sociedade humanamente emancipada.The research object of this commentary has as main objective to analyze the challenges concerning the teaching practice regarding the teaching of Sociology in the High School, considering the current political, social and economic context of unquestionable conservative liberal offensive in Brazil. It is also intended, with the work, to identify and demarcate violations of constitutional legal precepts of the Democratic State of Law through the bills, which seek to institute the School without Party Program and eliminate any discussion of gender in schools, under the claim to promote "gender ideology." In this sense, finally, the research proposes a reflection on the class as educational praxis, as a political and educational instrument to confront the above-mentioned discourse and defense of the scientific character of sociology. The theoretical-methodological proposal to carry out this reflection will be based on the "Dialectic Mediation Methodology - M.M.D", developed by Professor and researcher María Eliza Brefere Arnoni. For that, the content provided in the second two-month period of the third year of the secondary school was chosen, from the State Curriculum of São Paulo, namely: the social movements, establishing a selection of the classes they propose on the importance of the feminist movement in the construction of a humanly emancipated society.La pesquisa objeto de este comentario posee como objetivo principal analizar los desafíos concernientes a la práctica docente en lo tocante a la enseñanza de Sociología en la Escuela Secundaria, considerando el actual contexto político, social y económico de incuestionable ofensiva liberal conservadora en Brasil. Se pretende, igualmente, con el trabajo, identificar y demarcar las violaciones de preceptos legales constituyentes del Estado Democrático de Derecho por medio de los proyectos de ley, que buscan instituir el Programa Escuela sin Partido y eliminar cualquier discusión sobre género en las escuelas, bajo la alegación de promover la “ideología de género”. En este sentido, finalmente, la pesquisa propone una reflexión sobre la clase como praxis educativa, como instrumento político y educacional de enfrentamiento del sobredicho discurso y defensa del carácter científico de la sociología. La propuesta teórico-metodológica para efectuar esta reflexión se basará en la “Metodología de Mediación Dialéctica – M.M.D”, desarrollada por la profesora e investigadora María Eliza Brefere Arnoni. Para eso, se eligió el contenido proporcionado en el segundo bimestre del tercer año de la escuela secundaria, del Currículum del Estado de São Paulo, a saber: los movimientos sociales, estableciendo una selección de las clases que proponen sobre la importancia del movimiento feminista en la construcción de una sociedad humanamente emancipada.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Jefferson Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magalhães, Juliana Guidi [UNESP]2020-05-04T19:13:49Z2020-05-04T19:13:49Z2020-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19245000093035525016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192450Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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