O que são e-Sports?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lucas Pinto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236302
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo introduzir e abordar a temática dos esportes eletrônicos, ou e-Sports. Através dela, pretende-se mostrar ao leitor o quanto o campo dos jogos eletrônicos praticados de forma profissional é um tópico relevante que merece atenção da comunidade científica, apesar de uma pouco extensa bibliografia no assunto em língua portuguesa. Justamente por isso, um dos objetivos do trabalho é suscitar o interesse do leitor para que ele se aprofunde nas questões aqui apresentadas e possa dar início a novas linhas de pesquisa com foco nos e-Sports, nos efeitos que os esportes eletrônicos causam na sociedade e na Comunicação, entre outros assuntos. Serão abordados o histórico dos videogames até chegarem nos dias de hoje e as competições atuais mais expressivas em dados numéricos de audiência e premiação. Compreende-se que os e-Sports seguem um curso de profissionalização das competições antes casuais dos jogos eletrônicos. O livro “Cibercultura” de Pierre Lévy (1999), assim como seus conceitos de cibercultura, ciberespaço, universalidade sem totalização e comunidades virtuais, são a chave para entender os esportes eletrônicos como um fenômeno social surgido a partir do avanço das tecnologias de informação e comunicação.
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