O que são e-Sports?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lucas Pinto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236302
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo introduzir e abordar a temática dos esportes eletrônicos, ou e-Sports. Através dela, pretende-se mostrar ao leitor o quanto o campo dos jogos eletrônicos praticados de forma profissional é um tópico relevante que merece atenção da comunidade científica, apesar de uma pouco extensa bibliografia no assunto em língua portuguesa. Justamente por isso, um dos objetivos do trabalho é suscitar o interesse do leitor para que ele se aprofunde nas questões aqui apresentadas e possa dar início a novas linhas de pesquisa com foco nos e-Sports, nos efeitos que os esportes eletrônicos causam na sociedade e na Comunicação, entre outros assuntos. Serão abordados o histórico dos videogames até chegarem nos dias de hoje e as competições atuais mais expressivas em dados numéricos de audiência e premiação. Compreende-se que os e-Sports seguem um curso de profissionalização das competições antes casuais dos jogos eletrônicos. O livro “Cibercultura” de Pierre Lévy (1999), assim como seus conceitos de cibercultura, ciberespaço, universalidade sem totalização e comunidades virtuais, são a chave para entender os esportes eletrônicos como um fenômeno social surgido a partir do avanço das tecnologias de informação e comunicação.
id UNSP_91d1370507330bd0830267a1f0308c0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236302
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O que são e-Sports?What are e-Sports?Esportes eletrônicosJogos eletrônicosCiberculturaCiberespaçoEssa pesquisa tem como objetivo introduzir e abordar a temática dos esportes eletrônicos, ou e-Sports. Através dela, pretende-se mostrar ao leitor o quanto o campo dos jogos eletrônicos praticados de forma profissional é um tópico relevante que merece atenção da comunidade científica, apesar de uma pouco extensa bibliografia no assunto em língua portuguesa. Justamente por isso, um dos objetivos do trabalho é suscitar o interesse do leitor para que ele se aprofunde nas questões aqui apresentadas e possa dar início a novas linhas de pesquisa com foco nos e-Sports, nos efeitos que os esportes eletrônicos causam na sociedade e na Comunicação, entre outros assuntos. Serão abordados o histórico dos videogames até chegarem nos dias de hoje e as competições atuais mais expressivas em dados numéricos de audiência e premiação. Compreende-se que os e-Sports seguem um curso de profissionalização das competições antes casuais dos jogos eletrônicos. O livro “Cibercultura” de Pierre Lévy (1999), assim como seus conceitos de cibercultura, ciberespaço, universalidade sem totalização e comunidades virtuais, são a chave para entender os esportes eletrônicos como um fenômeno social surgido a partir do avanço das tecnologias de informação e comunicação.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Lucas Pinto2022-08-25T14:16:25Z2022-08-25T14:16:25Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:24:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236302Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-21T06:24:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que são e-Sports?
What are e-Sports?
title O que são e-Sports?
spellingShingle O que são e-Sports?
Ferreira, Lucas Pinto
Esportes eletrônicos
Jogos eletrônicos
Cibercultura
Ciberespaço
title_short O que são e-Sports?
title_full O que são e-Sports?
title_fullStr O que são e-Sports?
title_full_unstemmed O que são e-Sports?
title_sort O que são e-Sports?
author Ferreira, Lucas Pinto
author_facet Ferreira, Lucas Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lucas Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes eletrônicos
Jogos eletrônicos
Cibercultura
Ciberespaço
topic Esportes eletrônicos
Jogos eletrônicos
Cibercultura
Ciberespaço
description Essa pesquisa tem como objetivo introduzir e abordar a temática dos esportes eletrônicos, ou e-Sports. Através dela, pretende-se mostrar ao leitor o quanto o campo dos jogos eletrônicos praticados de forma profissional é um tópico relevante que merece atenção da comunidade científica, apesar de uma pouco extensa bibliografia no assunto em língua portuguesa. Justamente por isso, um dos objetivos do trabalho é suscitar o interesse do leitor para que ele se aprofunde nas questões aqui apresentadas e possa dar início a novas linhas de pesquisa com foco nos e-Sports, nos efeitos que os esportes eletrônicos causam na sociedade e na Comunicação, entre outros assuntos. Serão abordados o histórico dos videogames até chegarem nos dias de hoje e as competições atuais mais expressivas em dados numéricos de audiência e premiação. Compreende-se que os e-Sports seguem um curso de profissionalização das competições antes casuais dos jogos eletrônicos. O livro “Cibercultura” de Pierre Lévy (1999), assim como seus conceitos de cibercultura, ciberespaço, universalidade sem totalização e comunidades virtuais, são a chave para entender os esportes eletrônicos como um fenômeno social surgido a partir do avanço das tecnologias de informação e comunicação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
2022-08-25T14:16:25Z
2022-08-25T14:16:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236302
url http://hdl.handle.net/11449/236302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790357678718976