Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/326 http://hdl.handle.net/11449/142320 |
Resumo: | This paper discusses the first stage of the project "Different languages, teaching materials and school culture: as a resource to bring up the school work" where we tried to characterize the group of teachers formed, define the languages most used by these participants school everyday and define what are multiple languages. We used a literature in the university's own database, and application of a questionnaire and tabulation of the data. As initial results it was noticed that teachers are unaware of some languages and prioritize the use of other and that there are few studies in this area. Also, there is greater interest of early childhood professionals to work with multiple languages and pedagogical documentation. |
id |
UNSP_959b5c2a5a0ac8e1da95c76564553663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142320 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escolaDifferent languagesPedagogical documentationEarly childhood education professionalsDiferentes linguagensDocumentação pedagógicaProfissionais da educação infantilThis paper discusses the first stage of the project "Different languages, teaching materials and school culture: as a resource to bring up the school work" where we tried to characterize the group of teachers formed, define the languages most used by these participants school everyday and define what are multiple languages. We used a literature in the university's own database, and application of a questionnaire and tabulation of the data. As initial results it was noticed that teachers are unaware of some languages and prioritize the use of other and that there are few studies in this area. Also, there is greater interest of early childhood professionals to work with multiple languages and pedagogical documentation.O presente trabalho aborda a primeira etapa do projeto "Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recurso para tornar visível o trabalho da escola" em que procurou-se caracterizar o grupo de docentes formado, definir quais as linguagens mais utilizadas por esses participantes no cotidiano da escola e definir o que são múltiplas linguagens. Utilizou-se de um levantamento bibliográfico no banco de dados da própria universidade, e da aplicação de um questionário e da tabulação dos dados obtidos. Como resultados iniciais percebeuse que os professores desconhecem algumas linguagens e priorizam a utilização de outras e que há poucos trabalhos nessa área. Também, há um interesse maior dos profissionais da educação infantil em trabalhar com as múltiplas linguagens e documentação pedagógica.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP]Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]2016-08-04T13:35:04Z2016-08-04T13:35:04Z2015-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-6application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/3268º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142320ISSN2176-9761-2015-01-06-bortolotto.pdf94154767695238200000-0001-5677-488XPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:44:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142320Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:19:21.471016Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola |
title |
Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola |
spellingShingle |
Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP] Different languages Pedagogical documentation Early childhood education professionals Diferentes linguagens Documentação pedagógica Profissionais da educação infantil |
title_short |
Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola |
title_full |
Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola |
title_fullStr |
Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola |
title_full_unstemmed |
Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola |
title_sort |
Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola |
author |
Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP] |
author_facet |
Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP] Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP] Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Different languages Pedagogical documentation Early childhood education professionals Diferentes linguagens Documentação pedagógica Profissionais da educação infantil |
topic |
Different languages Pedagogical documentation Early childhood education professionals Diferentes linguagens Documentação pedagógica Profissionais da educação infantil |
description |
This paper discusses the first stage of the project "Different languages, teaching materials and school culture: as a resource to bring up the school work" where we tried to characterize the group of teachers formed, define the languages most used by these participants school everyday and define what are multiple languages. We used a literature in the university's own database, and application of a questionnaire and tabulation of the data. As initial results it was noticed that teachers are unaware of some languages and prioritize the use of other and that there are few studies in this area. Also, there is greater interest of early childhood professionals to work with multiple languages and pedagogical documentation. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-16 2016-08-04T13:35:04Z 2016-08-04T13:35:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/326 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142320 ISSN2176-9761-2015-01-06-bortolotto.pdf 9415476769523820 0000-0001-5677-488X |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/326 http://hdl.handle.net/11449/142320 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-06-bortolotto.pdf 9415476769523820 0000-0001-5677-488X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-6 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128919356833792 |