A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Raissa Samara [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/139212
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865136.pdf
Resumo: This research presents an investigation about the relevance of visualization in teaching geometry. Our interest turns to analyzing the use of technology in teaching geometry, seeking to highlight their contribution to learning. The students of today - second decade of the 21st century - require that, each time more, the school move towards the integration of technologies for teaching since tablets, smartphone, netbook, notebook are items present on daily life of most students. Thereby, we investigate, taking the phenomenological orientation, the potential of educational software, especially the Geogebra 3D, directed at teaching math and favoring the work with the geometry viewing. At work we bring some theoretical considerations about the importance of viewing for the geometric learning and the use of technologies. We build an intervention proposal for the classroom of the 7th year of elementary school with tasks aimed at visual exploration and allow the teacher to work the concept of volume of geometric solids
id UNSP_96439c476411cb3dc5dcad655d347ce1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139212
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3DMatemática - Estudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorTecnologias de informação e comunicaçãoFenomenologiaMathematics Study and teachingThis research presents an investigation about the relevance of visualization in teaching geometry. Our interest turns to analyzing the use of technology in teaching geometry, seeking to highlight their contribution to learning. The students of today - second decade of the 21st century - require that, each time more, the school move towards the integration of technologies for teaching since tablets, smartphone, netbook, notebook are items present on daily life of most students. Thereby, we investigate, taking the phenomenological orientation, the potential of educational software, especially the Geogebra 3D, directed at teaching math and favoring the work with the geometry viewing. At work we bring some theoretical considerations about the importance of viewing for the geometric learning and the use of technologies. We build an intervention proposal for the classroom of the 7th year of elementary school with tasks aimed at visual exploration and allow the teacher to work the concept of volume of geometric solidsEsta pesquisa apresenta uma investigação acerca da relevância da visualização no ensino de Geometria. Nosso interesse volta-se à análise do uso de tecnologia no ensino de Geometria, buscando destacar sua contribuição para a aprendizagem. Os alunos de hoje - segunda década do século XXI - exigem que, cada vez mais, a escola avance no sentido de inserir as tecnologias no ensino uma vez que tablets, smartphone, netbook, notebook estão presentes no dia a dia da maioria dos alunos. Desse modo, investigamos, assumindo a orientação fenomenológica, as potencialidades dos software educacionais, especialmente o Geogebra 3D, voltados ao ensino da matemática e que favorecem o trabalho com a visualização em Geometria. No trabalho trazemos algumas considerações teóricas acerca da importância da visualização para a aprendizagem geométrica e do uso das tecnologias. Construímos uma proposta de intervenção para a sala de aula do 7º ano do ensino fundamental com tarefas que visam à exploração visual e permitem ao professor trabalhar o conceito de volume de sólidos geométricosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sampaio, Raissa Samara [UNESP]2016-06-07T17:11:08Z2016-06-07T17:11:08Z2015-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfSAMPAIO, Raissa Samara. A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.http://hdl.handle.net/11449/139212000865136http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865136.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T19:08:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139212Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:26:34.490442Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D
title A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D
spellingShingle A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D
Sampaio, Raissa Samara [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Tecnologias de informação e comunicação
Fenomenologia
Mathematics Study and teaching
title_short A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D
title_full A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D
title_fullStr A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D
title_full_unstemmed A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D
title_sort A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D
author Sampaio, Raissa Samara [UNESP]
author_facet Sampaio, Raissa Samara [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Raissa Samara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Tecnologias de informação e comunicação
Fenomenologia
Mathematics Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Tecnologias de informação e comunicação
Fenomenologia
Mathematics Study and teaching
description This research presents an investigation about the relevance of visualization in teaching geometry. Our interest turns to analyzing the use of technology in teaching geometry, seeking to highlight their contribution to learning. The students of today - second decade of the 21st century - require that, each time more, the school move towards the integration of technologies for teaching since tablets, smartphone, netbook, notebook are items present on daily life of most students. Thereby, we investigate, taking the phenomenological orientation, the potential of educational software, especially the Geogebra 3D, directed at teaching math and favoring the work with the geometry viewing. At work we bring some theoretical considerations about the importance of viewing for the geometric learning and the use of technologies. We build an intervention proposal for the classroom of the 7th year of elementary school with tasks aimed at visual exploration and allow the teacher to work the concept of volume of geometric solids
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
2016-06-07T17:11:08Z
2016-06-07T17:11:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Raissa Samara. A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/139212
000865136
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865136.pdf
identifier_str_mv SAMPAIO, Raissa Samara. A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
000865136
url http://hdl.handle.net/11449/139212
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865136.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129321078882304