A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf http://hdl.handle.net/11449/115400 |
Resumo: | Esse texto é resultado das análises preliminares do projeto de pesquisa intitulado: Literatura infantil e a presença da criança negra: uma análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) de 2010, que tem como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, com o objetivo de compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I veem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I tem a intenção de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das crianças maiores. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, serão realizadas observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola, entrevista semiestruturada para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil, revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmente. |
id |
UNSP_9bc5725bfbb8a90d8dd2755ea0a505a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115400 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)literatura infantilEsse texto é resultado das análises preliminares do projeto de pesquisa intitulado: Literatura infantil e a presença da criança negra: uma análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) de 2010, que tem como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, com o objetivo de compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I veem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I tem a intenção de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das crianças maiores. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, serão realizadas observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola, entrevista semiestruturada para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil, revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmente.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Naiane Rufino [UNESP]Arena, Dagoberto Buim [UNESP]2015-02-24T13:58:03Z2015-02-24T13:58:03Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article510-513application/pdfhttps://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdfLinha Mestra, n. 21, p. 510-513, 2012.1980-9026http://hdl.handle.net/11449/115400ISSN19809026-2012-01-21-510-513.pdf90191857511644380620372888088479Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporLinha Mestrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) |
title |
A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) |
spellingShingle |
A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) Lopes, Naiane Rufino [UNESP] literatura infantil |
title_short |
A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) |
title_full |
A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) |
title_fullStr |
A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) |
title_full_unstemmed |
A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) |
title_sort |
A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) |
author |
Lopes, Naiane Rufino [UNESP] |
author_facet |
Lopes, Naiane Rufino [UNESP] Arena, Dagoberto Buim [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Arena, Dagoberto Buim [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Naiane Rufino [UNESP] Arena, Dagoberto Buim [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura infantil |
topic |
literatura infantil |
description |
Esse texto é resultado das análises preliminares do projeto de pesquisa intitulado: Literatura infantil e a presença da criança negra: uma análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) de 2010, que tem como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, com o objetivo de compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I veem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I tem a intenção de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das crianças maiores. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, serão realizadas observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola, entrevista semiestruturada para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil, revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-02-24T13:58:03Z 2015-02-24T13:58:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf Linha Mestra, n. 21, p. 510-513, 2012. 1980-9026 http://hdl.handle.net/11449/115400 ISSN19809026-2012-01-21-510-513.pdf 9019185751164438 0620372888088479 |
url |
https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf http://hdl.handle.net/11449/115400 |
identifier_str_mv |
Linha Mestra, n. 21, p. 510-513, 2012. 1980-9026 ISSN19809026-2012-01-21-510-513.pdf 9019185751164438 0620372888088479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Linha Mestra |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
510-513 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128156228386816 |