A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Naiane Rufino [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115400
Resumo: Esse texto é resultado das análises preliminares do projeto de pesquisa intitulado: Literatura infantil e a presença da criança negra: uma análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) de 2010, que tem como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, com o objetivo de compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I veem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I tem a intenção de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das crianças maiores. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, serão realizadas observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola, entrevista semiestruturada para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil, revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmente.
id UNSP_9bc5725bfbb8a90d8dd2755ea0a505a0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115400
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)literatura infantilEsse texto é resultado das análises preliminares do projeto de pesquisa intitulado: Literatura infantil e a presença da criança negra: uma análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) de 2010, que tem como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, com o objetivo de compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I veem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I tem a intenção de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das crianças maiores. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, serão realizadas observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola, entrevista semiestruturada para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil, revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmente.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Naiane Rufino [UNESP]Arena, Dagoberto Buim [UNESP]2015-02-24T13:58:03Z2015-02-24T13:58:03Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article510-513application/pdfhttps://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdfLinha Mestra, n. 21, p. 510-513, 2012.1980-9026http://hdl.handle.net/11449/115400ISSN19809026-2012-01-21-510-513.pdf90191857511644380620372888088479Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporLinha Mestrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
title A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
spellingShingle A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
Lopes, Naiane Rufino [UNESP]
literatura infantil
title_short A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
title_full A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
title_fullStr A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
title_full_unstemmed A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
title_sort A presença de personagens negros como protagonistas nas obras destinadas ao Ensino Fundamental I em 2010 pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
author Lopes, Naiane Rufino [UNESP]
author_facet Lopes, Naiane Rufino [UNESP]
Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
author_role author
author2 Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Naiane Rufino [UNESP]
Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv literatura infantil
topic literatura infantil
description Esse texto é resultado das análises preliminares do projeto de pesquisa intitulado: Literatura infantil e a presença da criança negra: uma análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) de 2010, que tem como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, com o objetivo de compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I veem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I tem a intenção de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das crianças maiores. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, serão realizadas observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola, entrevista semiestruturada para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil, revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:58:03Z
2015-02-24T13:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf
Linha Mestra, n. 21, p. 510-513, 2012.
1980-9026
http://hdl.handle.net/11449/115400
ISSN19809026-2012-01-21-510-513.pdf
9019185751164438
0620372888088479
url https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115400
identifier_str_mv Linha Mestra, n. 21, p. 510-513, 2012.
1980-9026
ISSN19809026-2012-01-21-510-513.pdf
9019185751164438
0620372888088479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Linha Mestra
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 510-513
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128156228386816