A História e Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Castro, Rosane Michelli de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/108
http://hdl.handle.net/11449/114798
Resumo: This article integrates results from reflections on the importance of history and philosophy of science for science education and teacher training. Centrally, was based on results from reflections on the importance of this knowledge for teacher training and action planning of science teaching by the teacher, through a thematic approach. To address this latter topic, we attempted to do so by considering the action planning of science teaching in elementary schools. This option is due to the fact that in the discipline, be clearly stated the broad reach of its area, to integrate knowledge about nature, human beings and technology, among others, in a historical and philosophical perspective.
id UNSP_9ed9e8c6b5269b9760acc70b796b1b32
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114798
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A História e Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a formação de professoresThe history and philosophy of science: contributions to the science education and for teacher trainingHistóriaFilosofia da CiênciaEnsino de CiênciasFormação de professoresThis article integrates results from reflections on the importance of history and philosophy of science for science education and teacher training. Centrally, was based on results from reflections on the importance of this knowledge for teacher training and action planning of science teaching by the teacher, through a thematic approach. To address this latter topic, we attempted to do so by considering the action planning of science teaching in elementary schools. This option is due to the fact that in the discipline, be clearly stated the broad reach of its area, to integrate knowledge about nature, human beings and technology, among others, in a historical and philosophical perspective.Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências e para a formação de professores. Centralmente, pautou-se em resultados de reflexões acerca da importância desses saberes para a formação do professor e para a ação de planejamento de ensino de Ciências pelo professor, mediante abordagem temática. Para tratar deste último tópico, buscou-se fazê-lo considerando a ação de planejamento do ensino de Ciências na escola fundamental. Tal opção deve-se ao fato de, na referida disciplina, ficar claramente explicitada a grande abrangência da sua área, ao integrar, conhecimentos sobre a natureza, o ser humano e as tecnologias, entre outros, numa perspectiva histórica e filosófica.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higyno Muzzi Filho, 737, Mirante, CEP 17515-110, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higyno Muzzi Filho, 737, Mirante, CEP 17515-110, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]Castro, Rosane Michelli de [UNESP]2015-02-24T13:57:29Z2015-02-24T13:57:29Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article231-244application/pdfhttp://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/108Pesquiseduca, v. 2, p. 231-244, 2010.2177-1626http://hdl.handle.net/11449/114798ISSN21771626-2010-02-04-231-244.pdf89731775093762640428362057689068Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquiseducainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114798Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A História e Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a formação de professores
The history and philosophy of science: contributions to the science education and for teacher training
title A História e Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a formação de professores
spellingShingle A História e Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a formação de professores
Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]
História
Filosofia da Ciência
Ensino de Ciências
Formação de professores
title_short A História e Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a formação de professores
title_full A História e Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a formação de professores
title_fullStr A História e Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a formação de professores
title_full_unstemmed A História e Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a formação de professores
title_sort A História e Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a formação de professores
author Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]
author_facet Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]
Castro, Rosane Michelli de [UNESP]
author_role author
author2 Castro, Rosane Michelli de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]
Castro, Rosane Michelli de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História
Filosofia da Ciência
Ensino de Ciências
Formação de professores
topic História
Filosofia da Ciência
Ensino de Ciências
Formação de professores
description This article integrates results from reflections on the importance of history and philosophy of science for science education and teacher training. Centrally, was based on results from reflections on the importance of this knowledge for teacher training and action planning of science teaching by the teacher, through a thematic approach. To address this latter topic, we attempted to do so by considering the action planning of science teaching in elementary schools. This option is due to the fact that in the discipline, be clearly stated the broad reach of its area, to integrate knowledge about nature, human beings and technology, among others, in a historical and philosophical perspective.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:57:29Z
2015-02-24T13:57:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/108
Pesquiseduca, v. 2, p. 231-244, 2010.
2177-1626
http://hdl.handle.net/11449/114798
ISSN21771626-2010-02-04-231-244.pdf
8973177509376264
0428362057689068
url http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/108
http://hdl.handle.net/11449/114798
identifier_str_mv Pesquiseduca, v. 2, p. 231-244, 2010.
2177-1626
ISSN21771626-2010-02-04-231-244.pdf
8973177509376264
0428362057689068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pesquiseduca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 231-244
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128192367558656