Elaboração e análise da significância clínica de intervenção fonológica associada à leitura e à escrita para sujeitos com dislexia do desenvolvimento do subtipo misto
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194119 |
Resumo: | Objetivos: Este estudo teve por objetivos elaborar um programa de intervenção fonológica associada a leitura e a escrita para sujeitos com dislexia do subtipo misto; analisar a significância clínica do desempenho dos sujeitos entre pré e pós-testagem quando comparado à um programa de remediação fonológica já descrito na literatura. Método: O estudo foi desenvolvido em 2 fases, sendo a Fase 1 a elaboração de um programa de intervenção fonológica associada à leitura e a escrita para sujeitos com dislexia do subtipo misto com base nos estudos descritos na literatura e a Fase 2 a análise da significância clínica do programa de intervenção fonológica associado a leitura e a escrita elaborado quando comparado à um programa de remediação fonológica já descrito na literatura. Na fase 1 foi realizado levantamento bibliográfico e elaborado o programa de intervenção fonológica associada à leitura e a escrita a partir das habilidades de conhecimento do alfabeto e identificação do som das letras em sequência, nomeação automática rápida, nomeação automática rápida e escrita (acesso lexical), leitura de palavras e pseudopalavras, ditado, rima, decisão lexical, distinguir palavras igual ou diferente. A fase 2 foi dividida em dois estudos pilotos, sendo que no Estudo Piloto I participaram 3 sujeitos do 4º ao 5º ano do ensino fundamental, com idade de 9 a 10 anos e 11 meses, de ambos os sexos, com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do subtipo misto para verificar a adequação do programa elaborado na fase 1 deste estudo. No Estudo Piloto II participaram 09 sujeitos do 4º ao 5º ano do ensino fundamental, com idade de 9 a 10 anos e 11 meses de ambos os sexos, com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do subtipo misto, divididos em 3 grupos. Grupo I: (GI): composto por três sujeitos com dislexia do subtipo misto submetidos ao programa de intervenção fonológica associado a leitura e a escrita; Grupo II (GII):composto por três sujeitos com dislexia do subtipo misto que não foram submetidos a aplicação do programa de intervenção fonológica associada a leitura e a escrita; e Grupo III (Grupo III): composto por três sujeitos com dislexia do subtipo misto que foram submetidos ao programa de remediação fonológica já descrito na literatura nacional. Todos os sujeitos foram submetidos à aplicação do Protocolo de Provas de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura e do Protocolo de Avaliação da Ortografia em situação de pré e pós-testagem. O desempenho dos sujeitos foi analisado por meio do Método JT para verificar se houve mudança positiva ou negativa e significância clínica evidenciando assim a eficácia terapêutica do programa elaborado na Fase 1 e para comparar a significância clínica do programa elaborado ao programa de remediação fonológica. Resultados: A partir dos resultados e da aplicação do Programa de Intervenção Fonológica associado a leitura e a escrita no Estudo Piloto I, fez-se necessário a mudança de estímulos de linguísticos e número de sessões nas provas de rima, leitura de palavras e pseudopalavras, nomeação de escrita lembradas. Os resultados do mostraram que os sujeitos do GI obtiveram melhor desempenho na pós-testagem em comparação a pré-testagem e significância clínica nas provas de habilidades metalinguísticas em identificação de sílaba inicial, identificação de sílaba final, leitura de pseudopalavras e quanto aos erros de leitura do tipo D2.2; e nas provas de ortografia em ditado de palavras, quanto os erros do tipo OAS, AOS, OA e CF/GIR, no ditado de pseudopalavras quanto aos erros CF/G, ditado de frases nos erros do tipo CF/GDC, CF/GIR, OAS, AOS e AP, ditado de figuras nos erros do tipo CF/G, OAS, CF/GDC, na escrita temática induzida por figuras quanto aos erros do tipo CF/G, OAS,CF/GIR quando comparado aos GII e GIII. Conclusão: O programa elaborado mostrou-se eficaz e com aplicabilidade, podendo ser utilizado por fonoaudiológos como instrumento de intervenção baseado em evidência cientifica que auxilia a melhora do desempenho em leitura e a escrita de escolares com dislexia do subtipo misto, visto que os escolares apresentaram ganhos com a intervenção nas habilidades metafonólogicas e de acesso ao léxico mental. |
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Elaboração e análise da significância clínica de intervenção fonológica associada à leitura e à escrita para sujeitos com dislexia do desenvolvimento do subtipo mistoElaboration and analysis of the clinical significance of phonological intervention associated with reading and writing for subjects with developmental dyslexia of the mixed subtypeLeituraEscritaDislexiaSignificância clinicaEstudos de intervençãoReadingWritingDyslexiaClinical significanceIntervention studiesObjetivos: Este estudo teve por objetivos elaborar um programa de intervenção fonológica associada a leitura e a escrita para sujeitos com dislexia do subtipo misto; analisar a significância clínica do desempenho dos sujeitos entre pré e pós-testagem quando comparado à um programa de remediação fonológica já descrito na literatura. Método: O estudo foi desenvolvido em 2 fases, sendo a Fase 1 a elaboração de um programa de intervenção fonológica associada à leitura e a escrita para sujeitos com dislexia do subtipo misto com base nos estudos descritos na literatura e a Fase 2 a análise da significância clínica do programa de intervenção fonológica associado a leitura e a escrita elaborado quando comparado à um programa de remediação fonológica já descrito na literatura. Na fase 1 foi realizado levantamento bibliográfico e elaborado o programa de intervenção fonológica associada à leitura e a escrita a partir das habilidades de conhecimento do alfabeto e identificação do som das letras em sequência, nomeação automática rápida, nomeação automática rápida e escrita (acesso lexical), leitura de palavras e pseudopalavras, ditado, rima, decisão lexical, distinguir palavras igual ou diferente. A fase 2 foi dividida em dois estudos pilotos, sendo que no Estudo Piloto I participaram 3 sujeitos do 4º ao 5º ano do ensino fundamental, com idade de 9 a 10 anos e 11 meses, de ambos os sexos, com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do subtipo misto para verificar a adequação do programa elaborado na fase 1 deste estudo. No Estudo Piloto II participaram 09 sujeitos do 4º ao 5º ano do ensino fundamental, com idade de 9 a 10 anos e 11 meses de ambos os sexos, com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do subtipo misto, divididos em 3 grupos. Grupo I: (GI): composto por três sujeitos com dislexia do subtipo misto submetidos ao programa de intervenção fonológica associado a leitura e a escrita; Grupo II (GII):composto por três sujeitos com dislexia do subtipo misto que não foram submetidos a aplicação do programa de intervenção fonológica associada a leitura e a escrita; e Grupo III (Grupo III): composto por três sujeitos com dislexia do subtipo misto que foram submetidos ao programa de remediação fonológica já descrito na literatura nacional. Todos os sujeitos foram submetidos à aplicação do Protocolo de Provas de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura e do Protocolo de Avaliação da Ortografia em situação de pré e pós-testagem. O desempenho dos sujeitos foi analisado por meio do Método JT para verificar se houve mudança positiva ou negativa e significância clínica evidenciando assim a eficácia terapêutica do programa elaborado na Fase 1 e para comparar a significância clínica do programa elaborado ao programa de remediação fonológica. Resultados: A partir dos resultados e da aplicação do Programa de Intervenção Fonológica associado a leitura e a escrita no Estudo Piloto I, fez-se necessário a mudança de estímulos de linguísticos e número de sessões nas provas de rima, leitura de palavras e pseudopalavras, nomeação de escrita lembradas. Os resultados do mostraram que os sujeitos do GI obtiveram melhor desempenho na pós-testagem em comparação a pré-testagem e significância clínica nas provas de habilidades metalinguísticas em identificação de sílaba inicial, identificação de sílaba final, leitura de pseudopalavras e quanto aos erros de leitura do tipo D2.2; e nas provas de ortografia em ditado de palavras, quanto os erros do tipo OAS, AOS, OA e CF/GIR, no ditado de pseudopalavras quanto aos erros CF/G, ditado de frases nos erros do tipo CF/GDC, CF/GIR, OAS, AOS e AP, ditado de figuras nos erros do tipo CF/G, OAS, CF/GDC, na escrita temática induzida por figuras quanto aos erros do tipo CF/G, OAS,CF/GIR quando comparado aos GII e GIII. Conclusão: O programa elaborado mostrou-se eficaz e com aplicabilidade, podendo ser utilizado por fonoaudiológos como instrumento de intervenção baseado em evidência cientifica que auxilia a melhora do desempenho em leitura e a escrita de escolares com dislexia do subtipo misto, visto que os escolares apresentaram ganhos com a intervenção nas habilidades metafonólogicas e de acesso ao léxico mental.Objectives: This study aimed to develop a phonological intervention program associated with reading and writing for subjects with mixed dyslexia subtype; to analyze the clinical significance of the subjects' performance between pre- and posttesting when compared to a phonological remediation program already described in the literature. Method: The study was developed in two phases: Phase 1 elaboration of a phonological intervention program associated with reading and writing for subjects with mixed dyslexia subtype, based on the studies described in the literature; and Phase 2 analysis of clinical significance comparing the phonological intervention program associated with reading and writing that was elaborated against a phonological remediation program previously described in the literature. In Phase 1, a bibliographic survey was carried out and the phonological intervention program associated with reading and writing was elaborated based on alphabet knowledge skills and identification of the sound of letters in sequence, rapid automatic naming, rapid automatic naming and writing (lexical access), reading words and pseudowords, dictation, rhyme, lexical decision, and distinguishing words as the same or different. Phase 2 was divided into two pilot studies, with Pilot Study I based on the participation of 3 subjects from the 4th and 5th year of primary school, aged 9 to 10 years and 11 months, of both sexes, with an interdisciplinary diagnosis of mixed dyslexia to verify the adequacy of the program developed in phase 1 of this study. In Pilot Study II, 9 subjects from the 4th and 5th year of primary school participated, aged 9 to 10 years and 11 months of both sexes, with an interdisciplinary diagnosis of mixed dyslexia. These were divided into three groups: Group I (GI) composed of three subjects with mixed dyslexia submitted to the phonological intervention program associated with reading and writing; Group II (GII) composed of three subjects with mixed dyslexia who were not submitted to the phonological intervention program associated with reading and writing; and Group III (GIII) composed of three subjects with mixed dyslexia who were submitted to the phonological remediation program already described in the national literature. All subjects were submitted to the Protocol for Tests of Metalinguistic Skills and Reading and to the Protocol for Evaluation of Spelling in preand post-testing situations. The subjects' performance was analyzed using the JT Method to verify whether there was a positive or negative change and clinical significance, thus demonstrating the therapeutic efficacy of the program developed in Phase 1 and to compare the clinical significance of the program elaborated with the phonological remediation program. Results: Based on the results and application of the Phonological Intervention Program associated with reading and writing in Pilot Study I, it was necessary to change linguistic stimuli and the number of sessions in the rhyme tests, reading of words and pseudowords, writing appointment remembered. The results showed that the subjects of GI obtained better performance in the posttest compared 00to the pre-test and clinical significance in the tests of metalinguistic skills in identification of initial syllable, identification of final syllable, reading of pseudowords and in terms of type D2.2 reading errors; and in the spelling tests with word dictation, regarding OAS, AOS, OA and CF / GIR errors, in the pseudoword dictation regarding CF / G errors, sentence dictation in CF / GDC, CF / GIR errors, OAS, AOS and AP, figure dictation in CF / G, OAS, CF / GDC errors, in thematic writing induced by figures regarding CF / G, OAS, CF / GIR errors when compared to GII and GIII. Conclusion: The program developed proved to be effective and applicable, and can be used by speech therapists as an intervention instrument based on scientific evidence that helps improve reading and writing performance of students with mixed dyslexia, since the students presented improvements from the intervention in metaphonological skills and access to mental lexicon.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2018/088000Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Liporaci, Gabriela Franco dos Santos [UNESP]2020-10-19T14:43:35Z2020-10-19T14:43:35Z2020-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19411933004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:07:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194119Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:07:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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