Fundamentos e práticas educativas sobre gênero e sexualidade na formação inicial do pedagogo para atuação na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204158 |
Resumo: | Apresenta-se por esse trabalho as questões direcionadas pelos entrelaçamentos construídos a partir da tematização da sexualidade e do gênero quando em um contexto formativo no campo das discussões para a Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa analisou as concepções sobre a Educação Sexual e algumas possibilidades de ações formativas nas temáticas de Sexualidade e Gênero considerando o contexto da formação inicial em Pedagogia, tendo em vista a atuação do/a pedagogo/a na Educação Infantil. Tendo por base a fundamentação teórico-metodológica das pesquisas qualitativas em educação, estruturou-se um curso em que o acompanhamento, a coleta e as análises de produções dos materiais, bem como a caracterização peculiar do pesquisador pela presença contínua e intencional durante o processo educativo norteia as atividades por técnica da pesquisa-ação. Participaram de início 19 acadêmicos/as de várias turmas inseridas em um contexto social de instituição de ensino superior particular no interior paulista, sendo que os/as convidados/as pelo instrumento inicial de questionário em papel, consentiram por participar do Projeto, intitulado “Arco-Íris”, no qual durante 09 encontros temáticos se constituiu por abordagens múltiplas quanto aos objetivos, temas, atividades e construção de materiais para posteriores intervenções, pela utilização de competências e habilidades em que as projeções ao retorno às Infâncias, à condicionalidade ao ser um/a futuro/a professor/a da Educação Infantil se fizeram como pontos marcantes. As análises evidenciam a falta de acesso às informações que se articulam desde as Infâncias com os assuntos relacionados à Educação Sexual nos âmbitos escolar e familiar, assim como pôde-se compreender que esse universo é permitido no tocante ao reconhecimento dos corpos apenas nas fases “adequadas” da Educação Básica, pela sistematização das aulas de Ciências, Biologia, Educação Física, e/ou por questões e fatos pontuais como palestras direcionadas à prevenção de ISTs e gravidez indesejada. Mediante planejamento, adequações e execução das atividades propostas, há evidências que esclarecem necessidades a se discutir, ensinar e permitir que a Educação Sexual esteja presente e seja uma constante durante e a partir das fases escolares da Educação Infantil. Tal proposta se aglutina à essência de que na Educação em Pedagogia deve-se haver sistematizadas (in)formações que resultem em conhecimentos que permitam as escutas, as falas, as vivências a lidarem com questões da prática profissional de/para pedagogos/as atuantes na Educação Infantil. |
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Fundamentos e práticas educativas sobre gênero e sexualidade na formação inicial do pedagogo para atuação na educação infantilFundamentals and educational practices on gender and sexuality in the initial formation of the pedagogo for action in early childhood educationFormação inicialPedagogiaGêneroSexualidadeEducação infantilApresenta-se por esse trabalho as questões direcionadas pelos entrelaçamentos construídos a partir da tematização da sexualidade e do gênero quando em um contexto formativo no campo das discussões para a Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa analisou as concepções sobre a Educação Sexual e algumas possibilidades de ações formativas nas temáticas de Sexualidade e Gênero considerando o contexto da formação inicial em Pedagogia, tendo em vista a atuação do/a pedagogo/a na Educação Infantil. Tendo por base a fundamentação teórico-metodológica das pesquisas qualitativas em educação, estruturou-se um curso em que o acompanhamento, a coleta e as análises de produções dos materiais, bem como a caracterização peculiar do pesquisador pela presença contínua e intencional durante o processo educativo norteia as atividades por técnica da pesquisa-ação. Participaram de início 19 acadêmicos/as de várias turmas inseridas em um contexto social de instituição de ensino superior particular no interior paulista, sendo que os/as convidados/as pelo instrumento inicial de questionário em papel, consentiram por participar do Projeto, intitulado “Arco-Íris”, no qual durante 09 encontros temáticos se constituiu por abordagens múltiplas quanto aos objetivos, temas, atividades e construção de materiais para posteriores intervenções, pela utilização de competências e habilidades em que as projeções ao retorno às Infâncias, à condicionalidade ao ser um/a futuro/a professor/a da Educação Infantil se fizeram como pontos marcantes. As análises evidenciam a falta de acesso às informações que se articulam desde as Infâncias com os assuntos relacionados à Educação Sexual nos âmbitos escolar e familiar, assim como pôde-se compreender que esse universo é permitido no tocante ao reconhecimento dos corpos apenas nas fases “adequadas” da Educação Básica, pela sistematização das aulas de Ciências, Biologia, Educação Física, e/ou por questões e fatos pontuais como palestras direcionadas à prevenção de ISTs e gravidez indesejada. Mediante planejamento, adequações e execução das atividades propostas, há evidências que esclarecem necessidades a se discutir, ensinar e permitir que a Educação Sexual esteja presente e seja uma constante durante e a partir das fases escolares da Educação Infantil. Tal proposta se aglutina à essência de que na Educação em Pedagogia deve-se haver sistematizadas (in)formações que resultem em conhecimentos que permitam as escutas, as falas, as vivências a lidarem com questões da prática profissional de/para pedagogos/as atuantes na Educação Infantil.This work presents the issues directed by the intertwinings constructed from the themeization of sexuality and gender when in a formative contextin the field of discussions for Early Childhood Education. The general objective of the research analyzed the conceptions about Sexual Education and some possibilities of formative actions in the themes of Sexuality and Gender considering the context of initial training in Pedagogy, in view of the performance of the professional in Early Childhood Education. Based on the theoretical-methodological foundation of qualitative research in education, a course was structured in which the monitoring, collection and analysis of material productions, as well as the peculiar characterization of the researcher by the continuous and intentional presence during the educational process, guide the activities by the action research technique. The participants were 19 academics from various classes inserted in a social context of a private higher education institution in the São Paulo, Brazil, and the guests by the initial paper questionnaire instrument consented to participate in the Project, entitled “Rainbow”, in which during 09 thematic meetings was constituted by multiple approaches regarding the objectives, themes, activities and construction of materials for subsequent intervention, by the use of skills in which the projections to return to childhood, conditionality to be a future teacher of Early Childhood Education were made as point of mark. The analyses shows the lack os access to information that has been articulated since childhood with issues related to Sexual Education in the school and family spheres, as well as it was possible to understand that this universe is allowed with regard to the recognition of bodies only in the “appropriate” phases of Basic Education, by the systematization of science, biology, physical education classes, and/or by specific issues and facts such as lectures aimed at the prevention of STIs and unwanted pregnancy. Through planning, adaptations and execution of the proposed activities, there is evidence that clarifies needs to be discussed, taught and allow sexual education to be present and to be a constant during and from the school phases of Early Childhood Education. This proposal is agglutinated to the essence that in Pedagogy Education one must have systematized (in)formations that result in Knowledge that allows listening, speech, experiences dealing with issues of professional practice to/from teachers active in Early Childhood Education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Guilherme de Souza Vieira [UNESP]2021-03-23T14:10:05Z2021-03-23T14:10:05Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20415833004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204158Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:05:16.695830Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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