As Relações Públicas na intermediação da comunicação interna de um Centro de Saúde Pública para reabilitação psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239323
Resumo: Toda organização, ao integrar pessoas e viabilizar relacionamentos, apresenta processos de comunicação que, na relação com a área da saúde pública, ganham uma complexidade própria na tentativa de alinhar os desafios do estresse ocupacional e da responsabilidade profissional com o impacto que a comunicação humana e relacional possui na contribuição do exercício profissional. Partindo disso, a discussão toma por base um relato de experiência durante o levantamento quanti-qualitativo da comunicação interna de um Centro de Saúde Pública direcionada à reabilitação psicossocial, num olhar de Relações Públicas. A Técnica de Incidentes Críticos aplicada aos diretores dos setores e a participação dos servidores públicos por meio de questionários buscaram depreender os desafios específicos de um ambiente de saúde pública e seu público interno. De modo geral, a pesquisa constata que os conflitos de relacionamentos interpessoais, a falta de integração entre setores, os ruídos comunicacionais e até mesmo o estresse identificado como burnout são determinantes para a qualidade dos serviços oferecidos e do ambiente de trabalho desse segmento. Por fim, é necessário que exista o fortalecimento da identidade organizacional e a formação de uma consciência comunicativa com base na cultura organizacional, que considera os relacionamentos, para além da perspectiva instrumental.
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