As Relações Públicas na intermediação da comunicação interna de um Centro de Saúde Pública para reabilitação psicossocial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239323 |
Resumo: | Toda organização, ao integrar pessoas e viabilizar relacionamentos, apresenta processos de comunicação que, na relação com a área da saúde pública, ganham uma complexidade própria na tentativa de alinhar os desafios do estresse ocupacional e da responsabilidade profissional com o impacto que a comunicação humana e relacional possui na contribuição do exercício profissional. Partindo disso, a discussão toma por base um relato de experiência durante o levantamento quanti-qualitativo da comunicação interna de um Centro de Saúde Pública direcionada à reabilitação psicossocial, num olhar de Relações Públicas. A Técnica de Incidentes Críticos aplicada aos diretores dos setores e a participação dos servidores públicos por meio de questionários buscaram depreender os desafios específicos de um ambiente de saúde pública e seu público interno. De modo geral, a pesquisa constata que os conflitos de relacionamentos interpessoais, a falta de integração entre setores, os ruídos comunicacionais e até mesmo o estresse identificado como burnout são determinantes para a qualidade dos serviços oferecidos e do ambiente de trabalho desse segmento. Por fim, é necessário que exista o fortalecimento da identidade organizacional e a formação de uma consciência comunicativa com base na cultura organizacional, que considera os relacionamentos, para além da perspectiva instrumental. |
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As Relações Públicas na intermediação da comunicação interna de um Centro de Saúde Pública para reabilitação psicossocialPublic Relations in the intermediation of internal communication of a Public Health Care Center for psychosocial rehabilitationRelações PúblicasComunicação internaComunicação e saúdeOrganização públicaTécnica de incidentes críticosInternal communicationCommunication and healthPublic organizationCritical incident techniquePublic RelationsToda organização, ao integrar pessoas e viabilizar relacionamentos, apresenta processos de comunicação que, na relação com a área da saúde pública, ganham uma complexidade própria na tentativa de alinhar os desafios do estresse ocupacional e da responsabilidade profissional com o impacto que a comunicação humana e relacional possui na contribuição do exercício profissional. Partindo disso, a discussão toma por base um relato de experiência durante o levantamento quanti-qualitativo da comunicação interna de um Centro de Saúde Pública direcionada à reabilitação psicossocial, num olhar de Relações Públicas. A Técnica de Incidentes Críticos aplicada aos diretores dos setores e a participação dos servidores públicos por meio de questionários buscaram depreender os desafios específicos de um ambiente de saúde pública e seu público interno. De modo geral, a pesquisa constata que os conflitos de relacionamentos interpessoais, a falta de integração entre setores, os ruídos comunicacionais e até mesmo o estresse identificado como burnout são determinantes para a qualidade dos serviços oferecidos e do ambiente de trabalho desse segmento. Por fim, é necessário que exista o fortalecimento da identidade organizacional e a formação de uma consciência comunicativa com base na cultura organizacional, que considera os relacionamentos, para além da perspectiva instrumental.Every organization, while integrating people and viabilizing relationships, shows communication’s procedures which, in relation to the public health area, gains its own complexity when trying to align the occupational stress and professional responsibility with the impact of human communication and how it contributes to the professional practice. Therefore, from a public relation’s perspective, this study refers to an experience report during a quantitative-qualitative survey about the internal communication of a psychosocial focused Health Care Center. The Critical Incident Technique applied to directors from each sector and the participation of public servants through questionnaires sought to infer specific challenges from a public health environment and its internal audience. In general, interpersonal conflicts, the lack of integration between sectors, communication problems and even stress caused by burnout are acknowledged as direct factors in the quality of the provided services and workplace relationships in this type of segment. Lastly, the existence of an organization identity fortification and the formation of a communication consciousness by the organizational culture that considers the relationships is necessary, beyond its instrumental perspective.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)52035Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Célia Maria Retz Godoy dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Larissa Santos2023-02-06T11:52:27Z2023-02-06T11:52:27Z2022-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239323porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:17:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239323Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:47:16.084307Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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