Análise de dispositivos passivos tipo Boat Tail em corpos de Ahmed utilizando código CFD open source

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Pedro Luís Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244391
Resumo: A complexidade de alguns fenômenos aerodinâmicos, faz com que seja necessária a utilização de métodos computacionais para solução, sendo, portanto, uma ferramenta de extrema importância nas áreas acadêmicas e principalmente na cadeia produtiva. Na década de 1980, foi desenvolvido o corpo de Ahmed, um modelo automobilístico simplificado com a finalidade de permitir estudos e uma melhor compreensão dos fenômenos aerodinâmicos, sendo este, bastante difundido e utilizado globalmente. Com avanços tecnológicos, o desenvolvimento de dispositivos passivos foi fundamental para a obtenção de veículos mais econômicos e com melhor desempenho. Dessa forma, a proposta desse trabalho é estabelecer uma metodologia computacional, com a aplicação do software OpenFoam de CFD (Computational Fluid Dynamics) para a visualização do escoamento, em torno de um corpo de Ahmed com diferentes dispositivos passivos de geometria Boat Tail, inseridos a fim de reduzir o arrasto sobre o corpo, avaliando tanto o arrasto aerodinâmico, quanto as esteiras turbulentas e suas consequências devido ao uso de diferentes configurações, considerando os efeitos da geometria e posição do mesmo. Foi possível obter reduções no coeficiente de arrasto dos corpos de Ahmed na ordem de 1,51% até 11,46% se utilizando dos dispositivos passivos tipo Boat Tail. Também foi possível observar as diferenças visuais entre as esteiras de arrasto formadas durante os escoamentos.
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