Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140028 |
Resumo: | O presente projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa "Profissão Docente: Formação, Identidade e Representações Sociais" - GPDFIRS, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, bem como a linha de pesquisa: Infância e Educação do Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente. O problema do estudo relaciona-se ao fato de que a educação infantil deveria ser um espaço privilegiado de desenvolvimento das faculdades humanas superiores de pensar e criar. No entanto, de modo geral, mantêm-se voltada para a aprendizagem da técnica da escrita, num processo de desrespeito as características do desenvolvimento da criança pequena. De acordo com a Teoria Histórico Cultural, abordagem que ilumina e orienta a investigação, podemos pensar que tal perspectiva ao invés de favorecer, pode dificultar a aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois nessa fase, seu modo de aprendizagem é peculiar, ou seja, ampara-se numa perspectiva lúdica em que o brincar apresenta-se como a atividade principal desses sujeitos. Deste modo, para estudar o problema, propõe-se como objetivo investigar as implicações das propostas pedagógicas que fornecem obstáculos ao processo de desenvolvimento das faculdades humanos superiores de pensamento e produção do pré-escolar (3 a 5 anos). Este estudo se insere na abordagem qualitativa e se organiza como pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do tipo estudo de caso: questionário do tipo inquérito, entrevista com os professores de Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente e análise da rotina e dos cadernos de atividades dos pré-escolares. Como resultados parciais constatamos a secundarização do jogo e da brincadeira na rotina do pré-escolar. |
id |
UNSP_acb192525f4ce622cb054592f8ae6af4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/140028 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicasPré-escolaPrática PedagógicaTeoria histórico culturalO presente projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa "Profissão Docente: Formação, Identidade e Representações Sociais" - GPDFIRS, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, bem como a linha de pesquisa: Infância e Educação do Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente. O problema do estudo relaciona-se ao fato de que a educação infantil deveria ser um espaço privilegiado de desenvolvimento das faculdades humanas superiores de pensar e criar. No entanto, de modo geral, mantêm-se voltada para a aprendizagem da técnica da escrita, num processo de desrespeito as características do desenvolvimento da criança pequena. De acordo com a Teoria Histórico Cultural, abordagem que ilumina e orienta a investigação, podemos pensar que tal perspectiva ao invés de favorecer, pode dificultar a aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois nessa fase, seu modo de aprendizagem é peculiar, ou seja, ampara-se numa perspectiva lúdica em que o brincar apresenta-se como a atividade principal desses sujeitos. Deste modo, para estudar o problema, propõe-se como objetivo investigar as implicações das propostas pedagógicas que fornecem obstáculos ao processo de desenvolvimento das faculdades humanos superiores de pensamento e produção do pré-escolar (3 a 5 anos). Este estudo se insere na abordagem qualitativa e se organiza como pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do tipo estudo de caso: questionário do tipo inquérito, entrevista com os professores de Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente e análise da rotina e dos cadernos de atividades dos pré-escolares. Como resultados parciais constatamos a secundarização do jogo e da brincadeira na rotina do pré-escolar.Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Educação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCTUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Natálya Camargo de [UNESP]Guimarães, Célia Maria [UNESP]Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]2016-06-28T17:32:38Z2016-06-28T17:32:38Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject643-654application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 643-6549708-2011http://hdl.handle.net/11449/140028ISSN2236-9708-2011-643-654.pdf5013993328814888porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T17:43:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140028Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:50.493191Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas |
title |
Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas Souza, Natálya Camargo de [UNESP] Pré-escola Prática Pedagógica Teoria histórico cultural |
title_short |
Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas |
title_full |
Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas |
title_sort |
Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas |
author |
Souza, Natálya Camargo de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Natálya Camargo de [UNESP] Guimarães, Célia Maria [UNESP] Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Célia Maria [UNESP] Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Natálya Camargo de [UNESP] Guimarães, Célia Maria [UNESP] Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escola Prática Pedagógica Teoria histórico cultural |
topic |
Pré-escola Prática Pedagógica Teoria histórico cultural |
description |
O presente projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa "Profissão Docente: Formação, Identidade e Representações Sociais" - GPDFIRS, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, bem como a linha de pesquisa: Infância e Educação do Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente. O problema do estudo relaciona-se ao fato de que a educação infantil deveria ser um espaço privilegiado de desenvolvimento das faculdades humanas superiores de pensar e criar. No entanto, de modo geral, mantêm-se voltada para a aprendizagem da técnica da escrita, num processo de desrespeito as características do desenvolvimento da criança pequena. De acordo com a Teoria Histórico Cultural, abordagem que ilumina e orienta a investigação, podemos pensar que tal perspectiva ao invés de favorecer, pode dificultar a aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois nessa fase, seu modo de aprendizagem é peculiar, ou seja, ampara-se numa perspectiva lúdica em que o brincar apresenta-se como a atividade principal desses sujeitos. Deste modo, para estudar o problema, propõe-se como objetivo investigar as implicações das propostas pedagógicas que fornecem obstáculos ao processo de desenvolvimento das faculdades humanos superiores de pensamento e produção do pré-escolar (3 a 5 anos). Este estudo se insere na abordagem qualitativa e se organiza como pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do tipo estudo de caso: questionário do tipo inquérito, entrevista com os professores de Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente e análise da rotina e dos cadernos de atividades dos pré-escolares. Como resultados parciais constatamos a secundarização do jogo e da brincadeira na rotina do pré-escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:38Z 2016-06-28T17:32:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 643-654 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/140028 ISSN2236-9708-2011-643-654.pdf 5013993328814888 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140028 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 643-654 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-643-654.pdf 5013993328814888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
643-654 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128867748020224 |