Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Natálya Camargo de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Guimarães, Célia Maria [UNESP], Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140028
Resumo: O presente projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa "Profissão Docente: Formação, Identidade e Representações Sociais" - GPDFIRS, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, bem como a linha de pesquisa: Infância e Educação do Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente. O problema do estudo relaciona-se ao fato de que a educação infantil deveria ser um espaço privilegiado de desenvolvimento das faculdades humanas superiores de pensar e criar. No entanto, de modo geral, mantêm-se voltada para a aprendizagem da técnica da escrita, num processo de desrespeito as características do desenvolvimento da criança pequena. De acordo com a Teoria Histórico Cultural, abordagem que ilumina e orienta a investigação, podemos pensar que tal perspectiva ao invés de favorecer, pode dificultar a aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois nessa fase, seu modo de aprendizagem é peculiar, ou seja, ampara-se numa perspectiva lúdica em que o brincar apresenta-se como a atividade principal desses sujeitos. Deste modo, para estudar o problema, propõe-se como objetivo investigar as implicações das propostas pedagógicas que fornecem obstáculos ao processo de desenvolvimento das faculdades humanos superiores de pensamento e produção do pré-escolar (3 a 5 anos). Este estudo se insere na abordagem qualitativa e se organiza como pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do tipo estudo de caso: questionário do tipo inquérito, entrevista com os professores de Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente e análise da rotina e dos cadernos de atividades dos pré-escolares. Como resultados parciais constatamos a secundarização do jogo e da brincadeira na rotina do pré-escolar.
id UNSP_acb192525f4ce622cb054592f8ae6af4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140028
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicasPré-escolaPrática PedagógicaTeoria histórico culturalO presente projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa "Profissão Docente: Formação, Identidade e Representações Sociais" - GPDFIRS, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, bem como a linha de pesquisa: Infância e Educação do Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente. O problema do estudo relaciona-se ao fato de que a educação infantil deveria ser um espaço privilegiado de desenvolvimento das faculdades humanas superiores de pensar e criar. No entanto, de modo geral, mantêm-se voltada para a aprendizagem da técnica da escrita, num processo de desrespeito as características do desenvolvimento da criança pequena. De acordo com a Teoria Histórico Cultural, abordagem que ilumina e orienta a investigação, podemos pensar que tal perspectiva ao invés de favorecer, pode dificultar a aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois nessa fase, seu modo de aprendizagem é peculiar, ou seja, ampara-se numa perspectiva lúdica em que o brincar apresenta-se como a atividade principal desses sujeitos. Deste modo, para estudar o problema, propõe-se como objetivo investigar as implicações das propostas pedagógicas que fornecem obstáculos ao processo de desenvolvimento das faculdades humanos superiores de pensamento e produção do pré-escolar (3 a 5 anos). Este estudo se insere na abordagem qualitativa e se organiza como pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do tipo estudo de caso: questionário do tipo inquérito, entrevista com os professores de Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente e análise da rotina e dos cadernos de atividades dos pré-escolares. Como resultados parciais constatamos a secundarização do jogo e da brincadeira na rotina do pré-escolar.Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Educação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCTUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Natálya Camargo de [UNESP]Guimarães, Célia Maria [UNESP]Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]2016-06-28T17:32:38Z2016-06-28T17:32:38Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject643-654application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 643-6549708-2011http://hdl.handle.net/11449/140028ISSN2236-9708-2011-643-654.pdf5013993328814888porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T17:43:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140028Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:50.493191Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas
title Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas
spellingShingle Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas
Souza, Natálya Camargo de [UNESP]
Pré-escola
Prática Pedagógica
Teoria histórico cultural
title_short Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas
title_full Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas
title_fullStr Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas
title_sort Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas
author Souza, Natálya Camargo de [UNESP]
author_facet Souza, Natálya Camargo de [UNESP]
Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
author_role author
author2 Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Natálya Camargo de [UNESP]
Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escola
Prática Pedagógica
Teoria histórico cultural
topic Pré-escola
Prática Pedagógica
Teoria histórico cultural
description O presente projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa "Profissão Docente: Formação, Identidade e Representações Sociais" - GPDFIRS, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, bem como a linha de pesquisa: Infância e Educação do Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente. O problema do estudo relaciona-se ao fato de que a educação infantil deveria ser um espaço privilegiado de desenvolvimento das faculdades humanas superiores de pensar e criar. No entanto, de modo geral, mantêm-se voltada para a aprendizagem da técnica da escrita, num processo de desrespeito as características do desenvolvimento da criança pequena. De acordo com a Teoria Histórico Cultural, abordagem que ilumina e orienta a investigação, podemos pensar que tal perspectiva ao invés de favorecer, pode dificultar a aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois nessa fase, seu modo de aprendizagem é peculiar, ou seja, ampara-se numa perspectiva lúdica em que o brincar apresenta-se como a atividade principal desses sujeitos. Deste modo, para estudar o problema, propõe-se como objetivo investigar as implicações das propostas pedagógicas que fornecem obstáculos ao processo de desenvolvimento das faculdades humanos superiores de pensamento e produção do pré-escolar (3 a 5 anos). Este estudo se insere na abordagem qualitativa e se organiza como pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do tipo estudo de caso: questionário do tipo inquérito, entrevista com os professores de Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente e análise da rotina e dos cadernos de atividades dos pré-escolares. Como resultados parciais constatamos a secundarização do jogo e da brincadeira na rotina do pré-escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:38Z
2016-06-28T17:32:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 643-654
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/140028
ISSN2236-9708-2011-643-654.pdf
5013993328814888
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140028
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 643-654
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-643-654.pdf
5013993328814888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 643-654
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128867748020224