Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141792 |
Resumo: | O presente artigo procurou abordar as implicações do Projeto de Intervenção e Pesquisa realizado pela equipe GEIPEE-thc (Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial) Teoria histórico- Cultural da UNESP-Presidente Prudente numa escola pública municipal de Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente/SP, que atende estudantes oriundos de diversos bairros considerados como áreas de exclusão social e pobreza, numa perspectiva de formação dos professores que avance a formação inicial de modo a contribuir com seu trabalho a apartir da realidade escolar vivenciadas por eles. No decorrer do projeto de intervenção foram realizadas importantes discussões entre os profissionais atuantes na escola para que o desenvolvimento dos indivíduos caminhasse em direção ao processo de humanização dos sujeitos escolares. As intervenções e pesquisa no interior da escola se deram por meio de aulas de Educação Física aplicadas pelo GEIPEE-thc que procurou analisar de forma realista e fidedigna, as condições histórico-sociais dos estudantes participantes do Projeto, suas atitudes e manifestações que vão contra valores humano-genéricos, assim como as situações educacionais vividas por esses sujeitos no interior da escola. Paralelamente foram realizados encontros com os professores das respectivas turmas nos momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), com o intuito de propor momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a superação de dificuldades, conflitos e situações de violência e/ou indisciplina encontradas no decorrer de suas ações na sala de aula e em outros espaços da escola, sendo que tal momento será objeto de análise nesse artigo. |
id |
UNSP_b44ebfcbe3939e0610b8fa547ce4036e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141792 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidadeProjeto de intervençãoTrabalho educativoFormação continuadaO presente artigo procurou abordar as implicações do Projeto de Intervenção e Pesquisa realizado pela equipe GEIPEE-thc (Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial) Teoria histórico- Cultural da UNESP-Presidente Prudente numa escola pública municipal de Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente/SP, que atende estudantes oriundos de diversos bairros considerados como áreas de exclusão social e pobreza, numa perspectiva de formação dos professores que avance a formação inicial de modo a contribuir com seu trabalho a apartir da realidade escolar vivenciadas por eles. No decorrer do projeto de intervenção foram realizadas importantes discussões entre os profissionais atuantes na escola para que o desenvolvimento dos indivíduos caminhasse em direção ao processo de humanização dos sujeitos escolares. As intervenções e pesquisa no interior da escola se deram por meio de aulas de Educação Física aplicadas pelo GEIPEE-thc que procurou analisar de forma realista e fidedigna, as condições histórico-sociais dos estudantes participantes do Projeto, suas atitudes e manifestações que vão contra valores humano-genéricos, assim como as situações educacionais vividas por esses sujeitos no interior da escola. Paralelamente foram realizados encontros com os professores das respectivas turmas nos momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), com o intuito de propor momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a superação de dificuldades, conflitos e situações de violência e/ou indisciplina encontradas no decorrer de suas ações na sala de aula e em outros espaços da escola, sendo que tal momento será objeto de análise nesse artigo.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP]Pelegrine, Anderson de Oliveira [UNESP]Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]Bezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP]Felix, Tatiane Pires [UNESP]Nascimento, Ariana do [UNESP]Fracon, Thais Lima [UNESP]2016-07-19T13:00:29Z2016-07-19T13:00:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3761-3773application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3761-37732357-7819http://hdl.handle.net/11449/141792ISSN2357-7819-2014-3761-3773.pdf11749650253799860000-0001-7138-3086porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T17:43:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141792Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:50:13.412502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade |
title |
Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade |
spellingShingle |
Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP] Projeto de intervenção Trabalho educativo Formação continuada |
title_short |
Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade |
title_full |
Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade |
title_fullStr |
Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade |
title_full_unstemmed |
Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade |
title_sort |
Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade |
author |
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP] |
author_facet |
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP] Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP] Pelegrine, Anderson de Oliveira [UNESP] Nunes, Rodrigo Lima [UNESP] Bezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP] Felix, Tatiane Pires [UNESP] Nascimento, Ariana do [UNESP] Fracon, Thais Lima [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP] Pelegrine, Anderson de Oliveira [UNESP] Nunes, Rodrigo Lima [UNESP] Bezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP] Felix, Tatiane Pires [UNESP] Nascimento, Ariana do [UNESP] Fracon, Thais Lima [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP] Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP] Pelegrine, Anderson de Oliveira [UNESP] Nunes, Rodrigo Lima [UNESP] Bezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP] Felix, Tatiane Pires [UNESP] Nascimento, Ariana do [UNESP] Fracon, Thais Lima [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de intervenção Trabalho educativo Formação continuada |
topic |
Projeto de intervenção Trabalho educativo Formação continuada |
description |
O presente artigo procurou abordar as implicações do Projeto de Intervenção e Pesquisa realizado pela equipe GEIPEE-thc (Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial) Teoria histórico- Cultural da UNESP-Presidente Prudente numa escola pública municipal de Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente/SP, que atende estudantes oriundos de diversos bairros considerados como áreas de exclusão social e pobreza, numa perspectiva de formação dos professores que avance a formação inicial de modo a contribuir com seu trabalho a apartir da realidade escolar vivenciadas por eles. No decorrer do projeto de intervenção foram realizadas importantes discussões entre os profissionais atuantes na escola para que o desenvolvimento dos indivíduos caminhasse em direção ao processo de humanização dos sujeitos escolares. As intervenções e pesquisa no interior da escola se deram por meio de aulas de Educação Física aplicadas pelo GEIPEE-thc que procurou analisar de forma realista e fidedigna, as condições histórico-sociais dos estudantes participantes do Projeto, suas atitudes e manifestações que vão contra valores humano-genéricos, assim como as situações educacionais vividas por esses sujeitos no interior da escola. Paralelamente foram realizados encontros com os professores das respectivas turmas nos momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), com o intuito de propor momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a superação de dificuldades, conflitos e situações de violência e/ou indisciplina encontradas no decorrer de suas ações na sala de aula e em outros espaços da escola, sendo que tal momento será objeto de análise nesse artigo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:29Z 2016-07-19T13:00:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3761-3773 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141792 ISSN2357-7819-2014-3761-3773.pdf 1174965025379986 0000-0001-7138-3086 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141792 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3761-3773 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-3761-3773.pdf 1174965025379986 0000-0001-7138-3086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3761-3773 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128280763564032 |