A matemática na formação do químico contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102150 |
Resumo: | Este trabalho analisa aspectos relativos à Matemática, como disciplina em serviço, na formação dos químicos contemporâneos, segundo o ponto de vista dos químicos docentes de várias Instituições de Ensino de Química do Brasil e de alguns profissionais químicos. Discute o problema das reformas curriculares e da organização curricular dos cursos de Química do Brasil e apresenta subsídios para uma possível proposta curricular de Matemática, através de reflexões e de algumas sugestões relacionadas com as questões Por que ensinar? O que Ensinar de Matemática?, Como Ensinar Matemática? e Quem Deve Ensinar Matemática para os químicos?. Com base nessas reflexões, aponta novos e possíveis caminhos para as discussões sobre a organização dos currículos de Matemática nos Cursos de Química do Brasil. |
id |
UNSP_c7d72a2b63ba819f64b2a02048f892c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102150 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A matemática na formação do químico contemporâneoMatemática - Estudo e ensinoQuimica - Estudo e ensinoInformáticaCurriculosMathematics - Study and teachingEste trabalho analisa aspectos relativos à Matemática, como disciplina em serviço, na formação dos químicos contemporâneos, segundo o ponto de vista dos químicos docentes de várias Instituições de Ensino de Química do Brasil e de alguns profissionais químicos. Discute o problema das reformas curriculares e da organização curricular dos cursos de Química do Brasil e apresenta subsídios para uma possível proposta curricular de Matemática, através de reflexões e de algumas sugestões relacionadas com as questões Por que ensinar? O que Ensinar de Matemática?, Como Ensinar Matemática? e Quem Deve Ensinar Matemática para os químicos?. Com base nessas reflexões, aponta novos e possíveis caminhos para as discussões sobre a organização dos currículos de Matemática nos Cursos de Química do Brasil.This work analyzes aspects related to Mathematics, as a discipline in service, in the formation of contemporary chemists, according to the point of view of the chemistry professors of several Institutions of Chemistry Education and some chemistry professionals in this country. It deals with the problem of curriculars reforms and organization of Chemistry courses in Brazil. It also presents subsidies for a possible curricular purpose of Mathematics, through reflections and of some suggestions related to the questions: Why to teach Mathematics, What to teach in Mathematics, How to teach Mathematics and Who must teach Mathematics for chemists. Based on these reflections this work points out new and possible ways for discussion on the curricular organization of the Mathematics in the Chemistry Courses in Brazil.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2003-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis209 f.application/pdfBIZELLI, Maria Helena Sebastiana Sahão. A matemática na formação do químico contemporâneo. 2003. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/102150000218136bizelli_mhss_dr_rcla.pdf33004137031P74055717099002218Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T06:58:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102150Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:05:58.419599Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática na formação do químico contemporâneo |
title |
A matemática na formação do químico contemporâneo |
spellingShingle |
A matemática na formação do químico contemporâneo Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Quimica - Estudo e ensino Informática Curriculos Mathematics - Study and teaching |
title_short |
A matemática na formação do químico contemporâneo |
title_full |
A matemática na formação do químico contemporâneo |
title_fullStr |
A matemática na formação do químico contemporâneo |
title_full_unstemmed |
A matemática na formação do químico contemporâneo |
title_sort |
A matemática na formação do químico contemporâneo |
author |
Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP] |
author_facet |
Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Quimica - Estudo e ensino Informática Curriculos Mathematics - Study and teaching |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Quimica - Estudo e ensino Informática Curriculos Mathematics - Study and teaching |
description |
Este trabalho analisa aspectos relativos à Matemática, como disciplina em serviço, na formação dos químicos contemporâneos, segundo o ponto de vista dos químicos docentes de várias Instituições de Ensino de Química do Brasil e de alguns profissionais químicos. Discute o problema das reformas curriculares e da organização curricular dos cursos de Química do Brasil e apresenta subsídios para uma possível proposta curricular de Matemática, através de reflexões e de algumas sugestões relacionadas com as questões Por que ensinar? O que Ensinar de Matemática?, Como Ensinar Matemática? e Quem Deve Ensinar Matemática para os químicos?. Com base nessas reflexões, aponta novos e possíveis caminhos para as discussões sobre a organização dos currículos de Matemática nos Cursos de Química do Brasil. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-12 2014-06-11T19:31:43Z 2014-06-11T19:31:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BIZELLI, Maria Helena Sebastiana Sahão. A matemática na formação do químico contemporâneo. 2003. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. http://hdl.handle.net/11449/102150 000218136 bizelli_mhss_dr_rcla.pdf 33004137031P7 4055717099002218 |
identifier_str_mv |
BIZELLI, Maria Helena Sebastiana Sahão. A matemática na formação do químico contemporâneo. 2003. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. 000218136 bizelli_mhss_dr_rcla.pdf 33004137031P7 4055717099002218 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
209 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129582614708224 |