A matemática na formação do químico contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102150
Resumo: Este trabalho analisa aspectos relativos à Matemática, como disciplina em serviço, na formação dos químicos contemporâneos, segundo o ponto de vista dos químicos docentes de várias Instituições de Ensino de Química do Brasil e de alguns profissionais químicos. Discute o problema das reformas curriculares e da organização curricular dos cursos de Química do Brasil e apresenta subsídios para uma possível proposta curricular de Matemática, através de reflexões e de algumas sugestões relacionadas com as questões Por que ensinar? O que Ensinar de Matemática?, Como Ensinar Matemática? e Quem Deve Ensinar Matemática para os químicos?. Com base nessas reflexões, aponta novos e possíveis caminhos para as discussões sobre a organização dos currículos de Matemática nos Cursos de Química do Brasil.
id UNSP_c7d72a2b63ba819f64b2a02048f892c1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102150
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A matemática na formação do químico contemporâneoMatemática - Estudo e ensinoQuimica - Estudo e ensinoInformáticaCurriculosMathematics - Study and teachingEste trabalho analisa aspectos relativos à Matemática, como disciplina em serviço, na formação dos químicos contemporâneos, segundo o ponto de vista dos químicos docentes de várias Instituições de Ensino de Química do Brasil e de alguns profissionais químicos. Discute o problema das reformas curriculares e da organização curricular dos cursos de Química do Brasil e apresenta subsídios para uma possível proposta curricular de Matemática, através de reflexões e de algumas sugestões relacionadas com as questões Por que ensinar? O que Ensinar de Matemática?, Como Ensinar Matemática? e Quem Deve Ensinar Matemática para os químicos?. Com base nessas reflexões, aponta novos e possíveis caminhos para as discussões sobre a organização dos currículos de Matemática nos Cursos de Química do Brasil.This work analyzes aspects related to Mathematics, as a discipline in service, in the formation of contemporary chemists, according to the point of view of the chemistry professors of several Institutions of Chemistry Education and some chemistry professionals in this country. It deals with the problem of curriculars reforms and organization of Chemistry courses in Brazil. It also presents subsidies for a possible curricular purpose of Mathematics, through reflections and of some suggestions related to the questions: Why to teach Mathematics, What to teach in Mathematics, How to teach Mathematics and Who must teach Mathematics for chemists. Based on these reflections this work points out new and possible ways for discussion on the curricular organization of the Mathematics in the Chemistry Courses in Brazil.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2003-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis209 f.application/pdfBIZELLI, Maria Helena Sebastiana Sahão. A matemática na formação do químico contemporâneo. 2003. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/102150000218136bizelli_mhss_dr_rcla.pdf33004137031P74055717099002218Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T06:58:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102150Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:05:58.419599Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática na formação do químico contemporâneo
title A matemática na formação do químico contemporâneo
spellingShingle A matemática na formação do químico contemporâneo
Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Quimica - Estudo e ensino
Informática
Curriculos
Mathematics - Study and teaching
title_short A matemática na formação do químico contemporâneo
title_full A matemática na formação do químico contemporâneo
title_fullStr A matemática na formação do químico contemporâneo
title_full_unstemmed A matemática na formação do químico contemporâneo
title_sort A matemática na formação do químico contemporâneo
author Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP]
author_facet Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Quimica - Estudo e ensino
Informática
Curriculos
Mathematics - Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Quimica - Estudo e ensino
Informática
Curriculos
Mathematics - Study and teaching
description Este trabalho analisa aspectos relativos à Matemática, como disciplina em serviço, na formação dos químicos contemporâneos, segundo o ponto de vista dos químicos docentes de várias Instituições de Ensino de Química do Brasil e de alguns profissionais químicos. Discute o problema das reformas curriculares e da organização curricular dos cursos de Química do Brasil e apresenta subsídios para uma possível proposta curricular de Matemática, através de reflexões e de algumas sugestões relacionadas com as questões Por que ensinar? O que Ensinar de Matemática?, Como Ensinar Matemática? e Quem Deve Ensinar Matemática para os químicos?. Com base nessas reflexões, aponta novos e possíveis caminhos para as discussões sobre a organização dos currículos de Matemática nos Cursos de Química do Brasil.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-12
2014-06-11T19:31:43Z
2014-06-11T19:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIZELLI, Maria Helena Sebastiana Sahão. A matemática na formação do químico contemporâneo. 2003. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/102150
000218136
bizelli_mhss_dr_rcla.pdf
33004137031P7
4055717099002218
identifier_str_mv BIZELLI, Maria Helena Sebastiana Sahão. A matemática na formação do químico contemporâneo. 2003. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
000218136
bizelli_mhss_dr_rcla.pdf
33004137031P7
4055717099002218
url http://hdl.handle.net/11449/102150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129582614708224