Formação contínua na escola: a voz dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92336 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores que, mais que aprofundar teses, preocupou-se em entender melhor - através da perspectiva dos próprios professores da rede pública estadual - como será a transição de um processo de formação contínua pontual (principalmente através da formação externa à escola) para um processo de formação contínua no local de trabalho docente. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os principais instrumentos para a coleta dos dados foram entrevistas reflexivas e grupo focal. A descrição, categorização e análise das falas dos docentes possibilitaram identificar os grandes entraves factuais e psicológicos existentes na realidade e no ideário dos profissionais da área da Educação - maiores impedidores da efetivação da formação contínua em serviço dentro da unidade escolar - e demandaram apontamento de possíveis caminhos a serem trilhados pelas diversas instâncias envolvidas no processo educativo a fim de viabilizar a concretização efetiva desse novo modelo de formação. |
id |
UNSP_cceb7314bfbcbf9630751c0f70629b8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92336 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação contínua na escola: a voz dos professoresEducaçãoPoliticas publicasProfessores - FormaçãoServiço social escolarPublic politicsTeachers' speechEducation processEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores que, mais que aprofundar teses, preocupou-se em entender melhor - através da perspectiva dos próprios professores da rede pública estadual - como será a transição de um processo de formação contínua pontual (principalmente através da formação externa à escola) para um processo de formação contínua no local de trabalho docente. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os principais instrumentos para a coleta dos dados foram entrevistas reflexivas e grupo focal. A descrição, categorização e análise das falas dos docentes possibilitaram identificar os grandes entraves factuais e psicológicos existentes na realidade e no ideário dos profissionais da área da Educação - maiores impedidores da efetivação da formação contínua em serviço dentro da unidade escolar - e demandaram apontamento de possíveis caminhos a serem trilhados pelas diversas instâncias envolvidas no processo educativo a fim de viabilizar a concretização efetiva desse novo modelo de formação.This study presents the results of a research about teacher's development. More than discuss some theories we intend to try to understand deeply - through the perspective of the teachers who work in public schools - how is the transition from a continuing development process, which is specific (specially through the out-school development), to a continuing development process hold in the school, where the teachers work. The methodology chosen in this study is the case study and the main instruments to collect data were the reflexive interview and focal group. Trough the description, categorization and the analysis of the teachers' speech it was possible to identify the most serious difficulties in terms of facts and the psychological ones that exist not only in our reality but also in the education professionals' minds. These obstacles do not permit the effectiveness of continuing development in the school; they also demand the suggestion of some ways through which different groups involved with the education process can provide the realization of this new model of the teachers' development.Secretaria Estadual de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Beatriz Soares [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2006-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 f. : il.application/pdfNOGUEIRA, Beatriz Soares. Formação contínua na escola: a voz dos professores. 2006. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.http://hdl.handle.net/11449/92336000476791nogueira_bs_me_prud.pdf33004129044P67340016437698240Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92336Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:58.911398Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação contínua na escola: a voz dos professores |
title |
Formação contínua na escola: a voz dos professores |
spellingShingle |
Formação contínua na escola: a voz dos professores Nogueira, Beatriz Soares [UNESP] Educação Politicas publicas Professores - Formação Serviço social escolar Public politics Teachers' speech Education process |
title_short |
Formação contínua na escola: a voz dos professores |
title_full |
Formação contínua na escola: a voz dos professores |
title_fullStr |
Formação contínua na escola: a voz dos professores |
title_full_unstemmed |
Formação contínua na escola: a voz dos professores |
title_sort |
Formação contínua na escola: a voz dos professores |
author |
Nogueira, Beatriz Soares [UNESP] |
author_facet |
Nogueira, Beatriz Soares [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Beatriz Soares [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Politicas publicas Professores - Formação Serviço social escolar Public politics Teachers' speech Education process |
topic |
Educação Politicas publicas Professores - Formação Serviço social escolar Public politics Teachers' speech Education process |
description |
Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores que, mais que aprofundar teses, preocupou-se em entender melhor - através da perspectiva dos próprios professores da rede pública estadual - como será a transição de um processo de formação contínua pontual (principalmente através da formação externa à escola) para um processo de formação contínua no local de trabalho docente. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os principais instrumentos para a coleta dos dados foram entrevistas reflexivas e grupo focal. A descrição, categorização e análise das falas dos docentes possibilitaram identificar os grandes entraves factuais e psicológicos existentes na realidade e no ideário dos profissionais da área da Educação - maiores impedidores da efetivação da formação contínua em serviço dentro da unidade escolar - e demandaram apontamento de possíveis caminhos a serem trilhados pelas diversas instâncias envolvidas no processo educativo a fim de viabilizar a concretização efetiva desse novo modelo de formação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-05 2014-06-11T19:25:59Z 2014-06-11T19:25:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Beatriz Soares. Formação contínua na escola: a voz dos professores. 2006. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006. http://hdl.handle.net/11449/92336 000476791 nogueira_bs_me_prud.pdf 33004129044P6 7340016437698240 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Beatriz Soares. Formação contínua na escola: a voz dos professores. 2006. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006. 000476791 nogueira_bs_me_prud.pdf 33004129044P6 7340016437698240 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
178 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129517132185600 |