Formação contínua na escola: a voz dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Beatriz Soares [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92336
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores que, mais que aprofundar teses, preocupou-se em entender melhor - através da perspectiva dos próprios professores da rede pública estadual - como será a transição de um processo de formação contínua pontual (principalmente através da formação externa à escola) para um processo de formação contínua no local de trabalho docente. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os principais instrumentos para a coleta dos dados foram entrevistas reflexivas e grupo focal. A descrição, categorização e análise das falas dos docentes possibilitaram identificar os grandes entraves factuais e psicológicos existentes na realidade e no ideário dos profissionais da área da Educação - maiores impedidores da efetivação da formação contínua em serviço dentro da unidade escolar - e demandaram apontamento de possíveis caminhos a serem trilhados pelas diversas instâncias envolvidas no processo educativo a fim de viabilizar a concretização efetiva desse novo modelo de formação.
id UNSP_cceb7314bfbcbf9630751c0f70629b8b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92336
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação contínua na escola: a voz dos professoresEducaçãoPoliticas publicasProfessores - FormaçãoServiço social escolarPublic politicsTeachers' speechEducation processEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores que, mais que aprofundar teses, preocupou-se em entender melhor - através da perspectiva dos próprios professores da rede pública estadual - como será a transição de um processo de formação contínua pontual (principalmente através da formação externa à escola) para um processo de formação contínua no local de trabalho docente. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os principais instrumentos para a coleta dos dados foram entrevistas reflexivas e grupo focal. A descrição, categorização e análise das falas dos docentes possibilitaram identificar os grandes entraves factuais e psicológicos existentes na realidade e no ideário dos profissionais da área da Educação - maiores impedidores da efetivação da formação contínua em serviço dentro da unidade escolar - e demandaram apontamento de possíveis caminhos a serem trilhados pelas diversas instâncias envolvidas no processo educativo a fim de viabilizar a concretização efetiva desse novo modelo de formação.This study presents the results of a research about teacher's development. More than discuss some theories we intend to try to understand deeply - through the perspective of the teachers who work in public schools - how is the transition from a continuing development process, which is specific (specially through the out-school development), to a continuing development process hold in the school, where the teachers work. The methodology chosen in this study is the case study and the main instruments to collect data were the reflexive interview and focal group. Trough the description, categorization and the analysis of the teachers' speech it was possible to identify the most serious difficulties in terms of facts and the psychological ones that exist not only in our reality but also in the education professionals' minds. These obstacles do not permit the effectiveness of continuing development in the school; they also demand the suggestion of some ways through which different groups involved with the education process can provide the realization of this new model of the teachers' development.Secretaria Estadual de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Beatriz Soares [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2006-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 f. : il.application/pdfNOGUEIRA, Beatriz Soares. Formação contínua na escola: a voz dos professores. 2006. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.http://hdl.handle.net/11449/92336000476791nogueira_bs_me_prud.pdf33004129044P67340016437698240Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92336Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:58.911398Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua na escola: a voz dos professores
title Formação contínua na escola: a voz dos professores
spellingShingle Formação contínua na escola: a voz dos professores
Nogueira, Beatriz Soares [UNESP]
Educação
Politicas publicas
Professores - Formação
Serviço social escolar
Public politics
Teachers' speech
Education process
title_short Formação contínua na escola: a voz dos professores
title_full Formação contínua na escola: a voz dos professores
title_fullStr Formação contínua na escola: a voz dos professores
title_full_unstemmed Formação contínua na escola: a voz dos professores
title_sort Formação contínua na escola: a voz dos professores
author Nogueira, Beatriz Soares [UNESP]
author_facet Nogueira, Beatriz Soares [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Beatriz Soares [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Politicas publicas
Professores - Formação
Serviço social escolar
Public politics
Teachers' speech
Education process
topic Educação
Politicas publicas
Professores - Formação
Serviço social escolar
Public politics
Teachers' speech
Education process
description Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores que, mais que aprofundar teses, preocupou-se em entender melhor - através da perspectiva dos próprios professores da rede pública estadual - como será a transição de um processo de formação contínua pontual (principalmente através da formação externa à escola) para um processo de formação contínua no local de trabalho docente. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os principais instrumentos para a coleta dos dados foram entrevistas reflexivas e grupo focal. A descrição, categorização e análise das falas dos docentes possibilitaram identificar os grandes entraves factuais e psicológicos existentes na realidade e no ideário dos profissionais da área da Educação - maiores impedidores da efetivação da formação contínua em serviço dentro da unidade escolar - e demandaram apontamento de possíveis caminhos a serem trilhados pelas diversas instâncias envolvidas no processo educativo a fim de viabilizar a concretização efetiva desse novo modelo de formação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-05
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Beatriz Soares. Formação contínua na escola: a voz dos professores. 2006. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/92336
000476791
nogueira_bs_me_prud.pdf
33004129044P6
7340016437698240
identifier_str_mv NOGUEIRA, Beatriz Soares. Formação contínua na escola: a voz dos professores. 2006. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
000476791
nogueira_bs_me_prud.pdf
33004129044P6
7340016437698240
url http://hdl.handle.net/11449/92336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129517132185600