São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Letícia Lima de [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193422
Resumo: Esta dissertação de mestrado identifica e analisa intencionalidades políticas e ideológicas do programa educacional São Paulo Faz Escola, sobretudo quanto ao material didático da disciplina de Sociologia. Tendo como fontes os Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno, foi realizada uma análise de conteúdo. O programa São Paulo Faz Escola foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2008 visando a unificação escolar de toda a rede. Dentre as políticas instauradas pelo programa, destaca-se a consolidação do currículo oficial comum e distribuição do material didático apostilado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa constatou que o programa educacional estabelece padronização não somente nos conteúdos curriculares, mas, em todas dimensões da dinâmica escolar, sendo a aprendizagem o meio de adaptabilidade às demandas sociais, sobretudo ao que tange o funcionamento econômico da sociedade. Em relação a disciplina de Sociologia, não há desenvolvimento efetivo de reflexão crítica, pois foram identificadas perspectivas pragmáticas e utilitaristas do saber sociológico. A dissertação pretendeu contribuir para a reflexão sobre ensino de Sociologia no contexto neoliberal a partir do Ensino Desenvolvimental e seus interlocutores.
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spelling São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análiseSão Paulo Faz Escola and the teaching of sociology: trajectory and analysisSão Paulo Faz Escola y la enseñanza de la sociología: trayectoria y análisisSão Paulo Faz Escola et l'enseignement de la sociologie: trajectoire et analysePolíticas educacionaisEnsino de sociologiaCurrículo e programasEnsino médioEducação (São Paulo)Educational policiesSociology teachingCurriculum and programsHigh schoolEducation (São Paulo)Esta dissertação de mestrado identifica e analisa intencionalidades políticas e ideológicas do programa educacional São Paulo Faz Escola, sobretudo quanto ao material didático da disciplina de Sociologia. Tendo como fontes os Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno, foi realizada uma análise de conteúdo. O programa São Paulo Faz Escola foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2008 visando a unificação escolar de toda a rede. Dentre as políticas instauradas pelo programa, destaca-se a consolidação do currículo oficial comum e distribuição do material didático apostilado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa constatou que o programa educacional estabelece padronização não somente nos conteúdos curriculares, mas, em todas dimensões da dinâmica escolar, sendo a aprendizagem o meio de adaptabilidade às demandas sociais, sobretudo ao que tange o funcionamento econômico da sociedade. Em relação a disciplina de Sociologia, não há desenvolvimento efetivo de reflexão crítica, pois foram identificadas perspectivas pragmáticas e utilitaristas do saber sociológico. A dissertação pretendeu contribuir para a reflexão sobre ensino de Sociologia no contexto neoliberal a partir do Ensino Desenvolvimental e seus interlocutores.This master's thesis identifies and analyzes the political and ideological intentions of the São Paulo Faz Escola educational program, especially regarding the didactic material of the discipline of Sociology. Based on Cadernos do Professor and Cadernos do Aluno, a content analysis was carried out. The São Paulo Faz Escola program was launched by the São Paulo State Department of Education in 2008 with the objective of unifying the entire school network. Among the policies implemented by the program, the consolidation of the common official curriculum and the distribution of teaching material for the final years of elementary and high school stands out. The research found that the educational program establishes standardization not only in curricular content, but in all dimensions of school dynamics, with learning being the means of adaptability to social demands, especially with regard to the economic functioning of society. Regarding the discipline of Sociology, there is no effective development of critical reflection, as pragmatic and utilitarian perspectives of sociological knowledge have been identified. The dissertation intended to contribute to the reflection on the teaching of Sociology in the neoliberal context from the Developmental Education and its interlocutors.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Maria Valéria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Letícia Lima de [UNESP]2020-09-09T13:52:12Z2020-09-09T13:52:12Z2020-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19342225016016039P81046446044110692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193422Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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