São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193422 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado identifica e analisa intencionalidades políticas e ideológicas do programa educacional São Paulo Faz Escola, sobretudo quanto ao material didático da disciplina de Sociologia. Tendo como fontes os Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno, foi realizada uma análise de conteúdo. O programa São Paulo Faz Escola foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2008 visando a unificação escolar de toda a rede. Dentre as políticas instauradas pelo programa, destaca-se a consolidação do currículo oficial comum e distribuição do material didático apostilado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa constatou que o programa educacional estabelece padronização não somente nos conteúdos curriculares, mas, em todas dimensões da dinâmica escolar, sendo a aprendizagem o meio de adaptabilidade às demandas sociais, sobretudo ao que tange o funcionamento econômico da sociedade. Em relação a disciplina de Sociologia, não há desenvolvimento efetivo de reflexão crítica, pois foram identificadas perspectivas pragmáticas e utilitaristas do saber sociológico. A dissertação pretendeu contribuir para a reflexão sobre ensino de Sociologia no contexto neoliberal a partir do Ensino Desenvolvimental e seus interlocutores. |
id |
UNSP_e2c939ebfea9b4084bd8cb6b2deecf23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/193422 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análiseSão Paulo Faz Escola and the teaching of sociology: trajectory and analysisSão Paulo Faz Escola y la enseñanza de la sociología: trayectoria y análisisSão Paulo Faz Escola et l'enseignement de la sociologie: trajectoire et analysePolíticas educacionaisEnsino de sociologiaCurrículo e programasEnsino médioEducação (São Paulo)Educational policiesSociology teachingCurriculum and programsHigh schoolEducation (São Paulo)Esta dissertação de mestrado identifica e analisa intencionalidades políticas e ideológicas do programa educacional São Paulo Faz Escola, sobretudo quanto ao material didático da disciplina de Sociologia. Tendo como fontes os Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno, foi realizada uma análise de conteúdo. O programa São Paulo Faz Escola foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2008 visando a unificação escolar de toda a rede. Dentre as políticas instauradas pelo programa, destaca-se a consolidação do currículo oficial comum e distribuição do material didático apostilado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa constatou que o programa educacional estabelece padronização não somente nos conteúdos curriculares, mas, em todas dimensões da dinâmica escolar, sendo a aprendizagem o meio de adaptabilidade às demandas sociais, sobretudo ao que tange o funcionamento econômico da sociedade. Em relação a disciplina de Sociologia, não há desenvolvimento efetivo de reflexão crítica, pois foram identificadas perspectivas pragmáticas e utilitaristas do saber sociológico. A dissertação pretendeu contribuir para a reflexão sobre ensino de Sociologia no contexto neoliberal a partir do Ensino Desenvolvimental e seus interlocutores.This master's thesis identifies and analyzes the political and ideological intentions of the São Paulo Faz Escola educational program, especially regarding the didactic material of the discipline of Sociology. Based on Cadernos do Professor and Cadernos do Aluno, a content analysis was carried out. The São Paulo Faz Escola program was launched by the São Paulo State Department of Education in 2008 with the objective of unifying the entire school network. Among the policies implemented by the program, the consolidation of the common official curriculum and the distribution of teaching material for the final years of elementary and high school stands out. The research found that the educational program establishes standardization not only in curricular content, but in all dimensions of school dynamics, with learning being the means of adaptability to social demands, especially with regard to the economic functioning of society. Regarding the discipline of Sociology, there is no effective development of critical reflection, as pragmatic and utilitarian perspectives of sociological knowledge have been identified. The dissertation intended to contribute to the reflection on the teaching of Sociology in the neoliberal context from the Developmental Education and its interlocutors.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Maria Valéria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Letícia Lima de [UNESP]2020-09-09T13:52:12Z2020-09-09T13:52:12Z2020-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19342225016016039P81046446044110692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193422Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise São Paulo Faz Escola and the teaching of sociology: trajectory and analysis São Paulo Faz Escola y la enseñanza de la sociología: trayectoria y análisis São Paulo Faz Escola et l'enseignement de la sociologie: trajectoire et analyse |
title |
São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise |
spellingShingle |
São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise Souza, Letícia Lima de [UNESP] Políticas educacionais Ensino de sociologia Currículo e programas Ensino médio Educação (São Paulo) Educational policies Sociology teaching Curriculum and programs High school Education (São Paulo) |
title_short |
São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise |
title_full |
São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise |
title_fullStr |
São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise |
title_full_unstemmed |
São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise |
title_sort |
São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise |
author |
Souza, Letícia Lima de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Letícia Lima de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Valéria [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Letícia Lima de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Ensino de sociologia Currículo e programas Ensino médio Educação (São Paulo) Educational policies Sociology teaching Curriculum and programs High school Education (São Paulo) |
topic |
Políticas educacionais Ensino de sociologia Currículo e programas Ensino médio Educação (São Paulo) Educational policies Sociology teaching Curriculum and programs High school Education (São Paulo) |
description |
Esta dissertação de mestrado identifica e analisa intencionalidades políticas e ideológicas do programa educacional São Paulo Faz Escola, sobretudo quanto ao material didático da disciplina de Sociologia. Tendo como fontes os Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno, foi realizada uma análise de conteúdo. O programa São Paulo Faz Escola foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2008 visando a unificação escolar de toda a rede. Dentre as políticas instauradas pelo programa, destaca-se a consolidação do currículo oficial comum e distribuição do material didático apostilado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa constatou que o programa educacional estabelece padronização não somente nos conteúdos curriculares, mas, em todas dimensões da dinâmica escolar, sendo a aprendizagem o meio de adaptabilidade às demandas sociais, sobretudo ao que tange o funcionamento econômico da sociedade. Em relação a disciplina de Sociologia, não há desenvolvimento efetivo de reflexão crítica, pois foram identificadas perspectivas pragmáticas e utilitaristas do saber sociológico. A dissertação pretendeu contribuir para a reflexão sobre ensino de Sociologia no contexto neoliberal a partir do Ensino Desenvolvimental e seus interlocutores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-09T13:52:12Z 2020-09-09T13:52:12Z 2020-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/193422 25016016039P8 1046446044110692 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/193422 |
identifier_str_mv |
25016016039P8 1046446044110692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128213401993216 |