Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ronilce Maira Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254959
Resumo: Essa composição tem como intenção compor narrativas e cantos de uma geografia que localiza o Acampamento Herdeiros da Luta de Porecatu e a Escola Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu, situada no município de Porecatu no estado do Paraná. O escopo principal é responder ao questionamento: como a educação matemática pode operar com práticas, que acontecem em uma escola itinerante, ao produzir cartografias dos territórios existenciais dos professores que ali lecionam matemática? Para compor as narrativas que buscam dar uma resposta à indagação, adotamos a cartografia como metodologia, o que levou a habitar o acampamento por cinco meses, experienciando os movimentos que aconteciam naquela geografia: a sua rotina, a sua luta, a sua organicidade, a sua escola, a sua sala de aula, seus barracos. Foram realizadas observações, conversas, entrevistas e fotos que se entrelaçam com a educação matemática, com a educação do campo, com os movimentos sociais, com as escolas itinerantes. Essa tese vai se desenhando entre dado e teoria, compondo uma narrativa que mostra como a educação matemática pode e deve operar junto aos movimentos sociais em busca de uma matemática que opere junto, que possa operar entre certezas e incertezas.
id UNSP_e8cf13b5674ab0aab72aee011c9c1ffe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/254959
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...Los Herederos escolares itinerantes de la lucha de Porecatu: en esta tierra se heredan... ...historias y resistencias y (re)existencias y trabajo y luchas y...Itinerant school Heirs of Porecatu's struggle: in this land inherit themselves... ...histories and resistances and (re)existences and work and struggles and...Educação matemáticaEducação do campoMovimento dos trabalhadores rurais sem terraEducación matemáticaEducación de campoMovimiento de trabajadores rurales sin tierraMathematics educationField educationMovement of landless rural workersEssa composição tem como intenção compor narrativas e cantos de uma geografia que localiza o Acampamento Herdeiros da Luta de Porecatu e a Escola Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu, situada no município de Porecatu no estado do Paraná. O escopo principal é responder ao questionamento: como a educação matemática pode operar com práticas, que acontecem em uma escola itinerante, ao produzir cartografias dos territórios existenciais dos professores que ali lecionam matemática? Para compor as narrativas que buscam dar uma resposta à indagação, adotamos a cartografia como metodologia, o que levou a habitar o acampamento por cinco meses, experienciando os movimentos que aconteciam naquela geografia: a sua rotina, a sua luta, a sua organicidade, a sua escola, a sua sala de aula, seus barracos. Foram realizadas observações, conversas, entrevistas e fotos que se entrelaçam com a educação matemática, com a educação do campo, com os movimentos sociais, com as escolas itinerantes. Essa tese vai se desenhando entre dado e teoria, compondo uma narrativa que mostra como a educação matemática pode e deve operar junto aos movimentos sociais em busca de uma matemática que opere junto, que possa operar entre certezas e incertezas.Esta composición pretende componer narrativas y canciones desde una geografía que ubica el Campamento Herdeiros da Luta de Porecatu y la Escuela Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu, ubicados en el municipio de Porecatu en el estado de Paraná. El objetivo principal es responder a la pregunta: ¿cómo puede operar la educación matemática con prácticas que se desarrollan en una escuela itinerante, al producir cartografía de los territorios existenciales de los profesores que allí enseñan matemáticas? Para componer las narrativas que buscan responder la pregunta, adoptamos como metodología la cartografía, lo que llevó a habitar el campamento durante cinco meses, experimentando los movimientos que se producían en esa geografía: su rutina, su lucha, su organicidad, su escuela. , tu aula, tus chozas. Se realizaron observaciones, conversaciones, entrevistas y fotografías que se entrelazan con la educación matemática, con la educación rural, con los movimientos sociales, con las escuelas itinerantes. Esta tesis se configura entre datos y teoría, componiendo una narrativa que muestra cómo la educación matemática puede y debe operar junto a los movimientos sociales en busca de una matemática que funcione en conjunto, que pueda operar entre certezas e incertidumbres.This composition intends to compose narratives and songs from a geography that locates the Herdeiros da Luta de Porecatu Camp and the Herdeiros da Luta Itinerant School of Porecatu, located in the municipality of Porecatu in the state of Paraná. The main scope is to answer the question: how can mathematics education operate with practices that take place in an itinerant school, when producing cartography of the existential territories of the teachers who teach mathematics there? To compose the narratives that seek to answer the question, we adopted cartography as a methodology, which led to inhabiting the camp for five months, experiencing the movements that took place in that geography: its routine, its struggle, its organicity, the your school, your classroom, your shacks. Observations, conversations, interviews and photos were carried out that intertwine with mathematics education, with rural education, with social movements, with itinerant schools. This thesis is drawn between data and theory, composing a narrative that shows how mathematics education can and should operate together with social movements in search of a mathematics that operates together, that can operate between certainties and uncertainties.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miarka, Roger [UNESP]Lopes, Ronilce Maira Garcia2024-04-04T11:16:29Z2024-04-04T11:16:29Z2023-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25495982021293673564130000-0002-4667-3425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-07T14:31:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254959Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:32:48.113293Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...
Los Herederos escolares itinerantes de la lucha de Porecatu: en esta tierra se heredan... ...historias y resistencias y (re)existencias y trabajo y luchas y...
Itinerant school Heirs of Porecatu's struggle: in this land inherit themselves... ...histories and resistances and (re)existences and work and struggles and...
title Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...
spellingShingle Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...
Lopes, Ronilce Maira Garcia
Educação matemática
Educação do campo
Movimento dos trabalhadores rurais sem terra
Educación matemática
Educación de campo
Movimiento de trabajadores rurales sin tierra
Mathematics education
Field education
Movement of landless rural workers
title_short Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...
title_full Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...
title_fullStr Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...
title_full_unstemmed Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...
title_sort Escola itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: nesta terra herdam-se... ...histórias e resistências e (re)existências e trabalhos e lutas e...
author Lopes, Ronilce Maira Garcia
author_facet Lopes, Ronilce Maira Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miarka, Roger [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ronilce Maira Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Educação do campo
Movimento dos trabalhadores rurais sem terra
Educación matemática
Educación de campo
Movimiento de trabajadores rurales sin tierra
Mathematics education
Field education
Movement of landless rural workers
topic Educação matemática
Educação do campo
Movimento dos trabalhadores rurais sem terra
Educación matemática
Educación de campo
Movimiento de trabajadores rurales sin tierra
Mathematics education
Field education
Movement of landless rural workers
description Essa composição tem como intenção compor narrativas e cantos de uma geografia que localiza o Acampamento Herdeiros da Luta de Porecatu e a Escola Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu, situada no município de Porecatu no estado do Paraná. O escopo principal é responder ao questionamento: como a educação matemática pode operar com práticas, que acontecem em uma escola itinerante, ao produzir cartografias dos territórios existenciais dos professores que ali lecionam matemática? Para compor as narrativas que buscam dar uma resposta à indagação, adotamos a cartografia como metodologia, o que levou a habitar o acampamento por cinco meses, experienciando os movimentos que aconteciam naquela geografia: a sua rotina, a sua luta, a sua organicidade, a sua escola, a sua sala de aula, seus barracos. Foram realizadas observações, conversas, entrevistas e fotos que se entrelaçam com a educação matemática, com a educação do campo, com os movimentos sociais, com as escolas itinerantes. Essa tese vai se desenhando entre dado e teoria, compondo uma narrativa que mostra como a educação matemática pode e deve operar junto aos movimentos sociais em busca de uma matemática que opere junto, que possa operar entre certezas e incertezas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-05
2024-04-04T11:16:29Z
2024-04-04T11:16:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/254959
8202129367356413
0000-0002-4667-3425
url https://hdl.handle.net/11449/254959
identifier_str_mv 8202129367356413
0000-0002-4667-3425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128669281943552