John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007
http://hdl.handle.net/11449/30073
Resumo: O trabalho analisa artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros entre 1930 e 1960, cujos temas são educação, democracia, filosofia, ciência e verdade, entre outros, desenvolvidos segundo concepções de Dewey. em todos, ocupam posição central as noções de mudança e transformação, em oposição a estabilidade, fixidez e permanência. O objetivo é mostrar a relevância da noção de mundo em movimento, tanto para os brasileiros quanto para Dewey.
id UNSP_ea57fb6bf763eef931eaec12c0aaa574
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30073
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimentoJohn Dewey and the brazilian educational thinking: the main position of the concept of changeO trabalho analisa artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros entre 1930 e 1960, cujos temas são educação, democracia, filosofia, ciência e verdade, entre outros, desenvolvidos segundo concepções de Dewey. em todos, ocupam posição central as noções de mudança e transformação, em oposição a estabilidade, fixidez e permanência. O objetivo é mostrar a relevância da noção de mundo em movimento, tanto para os brasileiros quanto para Dewey.This paper analyses some articles published by educational journals in Brazil between 1930 and 1960, whose subjects are education, democracy, philosophy, science, truth and others, developed according to Dewey's ideas. In all of them, the main concept is the transformation of things, in opposition to steady. The central intent is to show the change of world like a key concept to the brazilian authors, as such as to Dewey.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaEditora Autores AssociadosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]2014-05-20T15:16:32Z2014-05-20T15:16:32Z2001-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article86-99application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 17, p. 86-99, 2001.1413-2478http://hdl.handle.net/11449/3007310.1590/S1413-24782001000200007S1413-24782001000200007S1413-24782001000200007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação0,244info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:22:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30073Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:07:12.402643Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento
John Dewey and the brazilian educational thinking: the main position of the concept of change
title John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento
spellingShingle John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento
Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
title_short John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento
title_full John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento
title_fullStr John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento
title_full_unstemmed John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento
title_sort John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento
author Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
author_facet Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
description O trabalho analisa artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros entre 1930 e 1960, cujos temas são educação, democracia, filosofia, ciência e verdade, entre outros, desenvolvidos segundo concepções de Dewey. em todos, ocupam posição central as noções de mudança e transformação, em oposição a estabilidade, fixidez e permanência. O objetivo é mostrar a relevância da noção de mundo em movimento, tanto para os brasileiros quanto para Dewey.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
2014-05-20T15:16:32Z
2014-05-20T15:16:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007
Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 17, p. 86-99, 2001.
1413-2478
http://hdl.handle.net/11449/30073
10.1590/S1413-24782001000200007
S1413-24782001000200007
S1413-24782001000200007.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007
http://hdl.handle.net/11449/30073
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 17, p. 86-99, 2001.
1413-2478
10.1590/S1413-24782001000200007
S1413-24782001000200007
S1413-24782001000200007.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação
0,244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 86-99
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Autores Associados
publisher.none.fl_str_mv Editora Autores Associados
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129286801981440