John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007 http://hdl.handle.net/11449/30073 |
Resumo: | O trabalho analisa artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros entre 1930 e 1960, cujos temas são educação, democracia, filosofia, ciência e verdade, entre outros, desenvolvidos segundo concepções de Dewey. em todos, ocupam posição central as noções de mudança e transformação, em oposição a estabilidade, fixidez e permanência. O objetivo é mostrar a relevância da noção de mundo em movimento, tanto para os brasileiros quanto para Dewey. |
id |
UNSP_ea57fb6bf763eef931eaec12c0aaa574 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/30073 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimentoJohn Dewey and the brazilian educational thinking: the main position of the concept of changeO trabalho analisa artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros entre 1930 e 1960, cujos temas são educação, democracia, filosofia, ciência e verdade, entre outros, desenvolvidos segundo concepções de Dewey. em todos, ocupam posição central as noções de mudança e transformação, em oposição a estabilidade, fixidez e permanência. O objetivo é mostrar a relevância da noção de mundo em movimento, tanto para os brasileiros quanto para Dewey.This paper analyses some articles published by educational journals in Brazil between 1930 and 1960, whose subjects are education, democracy, philosophy, science, truth and others, developed according to Dewey's ideas. In all of them, the main concept is the transformation of things, in opposition to steady. The central intent is to show the change of world like a key concept to the brazilian authors, as such as to Dewey.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaEditora Autores AssociadosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]2014-05-20T15:16:32Z2014-05-20T15:16:32Z2001-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article86-99application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 17, p. 86-99, 2001.1413-2478http://hdl.handle.net/11449/3007310.1590/S1413-24782001000200007S1413-24782001000200007S1413-24782001000200007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação0,244info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:22:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30073Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:07:12.402643Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento John Dewey and the brazilian educational thinking: the main position of the concept of change |
title |
John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento |
spellingShingle |
John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP] |
title_short |
John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento |
title_full |
John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento |
title_fullStr |
John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento |
title_full_unstemmed |
John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento |
title_sort |
John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento |
author |
Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP] |
author_facet |
Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP] |
description |
O trabalho analisa artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros entre 1930 e 1960, cujos temas são educação, democracia, filosofia, ciência e verdade, entre outros, desenvolvidos segundo concepções de Dewey. em todos, ocupam posição central as noções de mudança e transformação, em oposição a estabilidade, fixidez e permanência. O objetivo é mostrar a relevância da noção de mundo em movimento, tanto para os brasileiros quanto para Dewey. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-08-01 2014-05-20T15:16:32Z 2014-05-20T15:16:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007 Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 17, p. 86-99, 2001. 1413-2478 http://hdl.handle.net/11449/30073 10.1590/S1413-24782001000200007 S1413-24782001000200007 S1413-24782001000200007.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007 http://hdl.handle.net/11449/30073 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 17, p. 86-99, 2001. 1413-2478 10.1590/S1413-24782001000200007 S1413-24782001000200007 S1413-24782001000200007.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação 0,244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
86-99 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Autores Associados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Autores Associados |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129286801981440 |