Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144596 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral propor um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP), na execução de obras solo em que o uso da voz é requerido, explorando elementos físicos e musicais que fazem parte das práticas diárias do estudante e do profissional da percussão. Para tanto, foram escolhidas três importantes peças do repertório percussivo para a aplicação dos conceitos propostos: ?Corporel, para um percussionista e sons do seu corpo (1985), de Vinko Globokar (1934); To the Earth (1985), de Frederic Rzewski (1938); e URSONATE (1922 - 1932), de Kurt Schwitters (1887 - 1948). Por possuírem características distintas, quanto ao uso da voz, cada uma delas possibilita o entendimento do MVP, como um paradigma teórico amplo o suficiente, para resolver problemas técnicos e interpretativos diversos, a partir da compreensão do contexto em que estão inseridas: a Música-Teatro. Sob as considerações da pesquisadora Claudia Hansen, e do professor Wladimir Mattos, foram estipuladas as bases deste gênero musical, bem como os perfis do percussionista e da percussão que o representam, além daquilo que deve ser levado em conta como sendo a voz e a fala. A partir de três pilares teórico-práticos - a fonoarticulação, a coarticulação e a realização prosódica - as obras escolhidas foram analisadas e preparadas para a performance, levando-se em conta as discussões ocorridas no âmbito da fonética e da fonologia, e as soluções encontradas foram esquematizadas por meio de tabelas, visando a facilitar a compreensão do MVP. Desta forma, esperamos que a proposta do presente trabalho auxilie futuras pesquisas, interpretações e discussões inseridas no universo percussão e voz, acentuando as cores desta tão tênue e simbiótica linha que perpassa os ambientes musical e teatral. |
id |
UNSP_f19c437988a9fbf35df112ff61989f4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144596 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)Percussion and voice at the music theatre in three solo works: proposal of a model for Vocal Percussionists (MVP)PercussãoPercussionistaVozFalaVocalModelo vocalMúsicaTeatroMúsica-teatroArticulaçãoModeloPercussionPercussionistVoiceSpeechVocalModelVocal modelMusicTheaterMusic theaterArticulationEsta pesquisa tem como objetivo geral propor um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP), na execução de obras solo em que o uso da voz é requerido, explorando elementos físicos e musicais que fazem parte das práticas diárias do estudante e do profissional da percussão. Para tanto, foram escolhidas três importantes peças do repertório percussivo para a aplicação dos conceitos propostos: ?Corporel, para um percussionista e sons do seu corpo (1985), de Vinko Globokar (1934); To the Earth (1985), de Frederic Rzewski (1938); e URSONATE (1922 - 1932), de Kurt Schwitters (1887 - 1948). Por possuírem características distintas, quanto ao uso da voz, cada uma delas possibilita o entendimento do MVP, como um paradigma teórico amplo o suficiente, para resolver problemas técnicos e interpretativos diversos, a partir da compreensão do contexto em que estão inseridas: a Música-Teatro. Sob as considerações da pesquisadora Claudia Hansen, e do professor Wladimir Mattos, foram estipuladas as bases deste gênero musical, bem como os perfis do percussionista e da percussão que o representam, além daquilo que deve ser levado em conta como sendo a voz e a fala. A partir de três pilares teórico-práticos - a fonoarticulação, a coarticulação e a realização prosódica - as obras escolhidas foram analisadas e preparadas para a performance, levando-se em conta as discussões ocorridas no âmbito da fonética e da fonologia, e as soluções encontradas foram esquematizadas por meio de tabelas, visando a facilitar a compreensão do MVP. Desta forma, esperamos que a proposta do presente trabalho auxilie futuras pesquisas, interpretações e discussões inseridas no universo percussão e voz, acentuando as cores desta tão tênue e simbiótica linha que perpassa os ambientes musical e teatral.This research aims to propose a Vocal Method for Percussionists (VMP) for playing solo pieces where using the voice is required. The physical and musical elements that are part of the percussionist's daily practice were analyzed. In order to achieve that, three major, well established, percussion pieces were drafted regarding the application of the proposed methods: ?Corporel, for one percussionist using her/his body (1985), by Vinko Globokar (1934); To the Earth (1985), by Frederic Rzewski (1938); and URSONATE (1922 - 1932), by Kurt Schwitters (1887 - 1948). Despite their differences regarding how the voice is used, each one of them enables the reader to assimilate the VMP, as a theoretical paradigm broad enough to figure out a wide range of interpretative and technical issues, fully understanding the context in which they belong: the music-theater. Under Claudia Hansen's and professor Wlad Matos' research analysis, we established the basis of this music genre, as well as the percussionist's and percussion characteristics that define them, and what should be considered as voice and speech. Starting off from three practical-theoretical pillars - articulation of speech, articulatory gesture and the prosodic conduction - the selected pieces were thoroughly analysed, looking for any issues regarding the use of the voice and singling out schematic solutions that would emerge. Thus, we hope that our work may assist future research, interpretation and discussion regarding percussion and voice. Taking into consideration the very gentle and symbiotic confluence within the musical and theatrical environments.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Stasi, Carlos Eduardo Di [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zorzetto, Paulo [UNESP]2016-11-10T13:56:32Z2016-11-10T13:56:32Z2016-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14459600087551133004013066P37599278248922943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:07:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144596Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:10:40.933610Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP) Percussion and voice at the music theatre in three solo works: proposal of a model for Vocal Percussionists (MVP) |
title |
Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP) |
spellingShingle |
Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP) Zorzetto, Paulo [UNESP] Percussão Percussionista Voz Fala Vocal Modelo vocal Música Teatro Música-teatro Articulação Modelo Percussion Percussionist Voice Speech Vocal Model Vocal model Music Theater Music theater Articulation |
title_short |
Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP) |
title_full |
Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP) |
title_fullStr |
Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP) |
title_full_unstemmed |
Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP) |
title_sort |
Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP) |
author |
Zorzetto, Paulo [UNESP] |
author_facet |
Zorzetto, Paulo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Stasi, Carlos Eduardo Di [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zorzetto, Paulo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percussão Percussionista Voz Fala Vocal Modelo vocal Música Teatro Música-teatro Articulação Modelo Percussion Percussionist Voice Speech Vocal Model Vocal model Music Theater Music theater Articulation |
topic |
Percussão Percussionista Voz Fala Vocal Modelo vocal Música Teatro Música-teatro Articulação Modelo Percussion Percussionist Voice Speech Vocal Model Vocal model Music Theater Music theater Articulation |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo geral propor um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP), na execução de obras solo em que o uso da voz é requerido, explorando elementos físicos e musicais que fazem parte das práticas diárias do estudante e do profissional da percussão. Para tanto, foram escolhidas três importantes peças do repertório percussivo para a aplicação dos conceitos propostos: ?Corporel, para um percussionista e sons do seu corpo (1985), de Vinko Globokar (1934); To the Earth (1985), de Frederic Rzewski (1938); e URSONATE (1922 - 1932), de Kurt Schwitters (1887 - 1948). Por possuírem características distintas, quanto ao uso da voz, cada uma delas possibilita o entendimento do MVP, como um paradigma teórico amplo o suficiente, para resolver problemas técnicos e interpretativos diversos, a partir da compreensão do contexto em que estão inseridas: a Música-Teatro. Sob as considerações da pesquisadora Claudia Hansen, e do professor Wladimir Mattos, foram estipuladas as bases deste gênero musical, bem como os perfis do percussionista e da percussão que o representam, além daquilo que deve ser levado em conta como sendo a voz e a fala. A partir de três pilares teórico-práticos - a fonoarticulação, a coarticulação e a realização prosódica - as obras escolhidas foram analisadas e preparadas para a performance, levando-se em conta as discussões ocorridas no âmbito da fonética e da fonologia, e as soluções encontradas foram esquematizadas por meio de tabelas, visando a facilitar a compreensão do MVP. Desta forma, esperamos que a proposta do presente trabalho auxilie futuras pesquisas, interpretações e discussões inseridas no universo percussão e voz, acentuando as cores desta tão tênue e simbiótica linha que perpassa os ambientes musical e teatral. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10T13:56:32Z 2016-11-10T13:56:32Z 2016-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/144596 000875511 33004013066P3 7599278248922943 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144596 |
identifier_str_mv |
000875511 33004013066P3 7599278248922943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128475570110464 |