Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Samuel Campos de [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238595
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender, analisar e interpretar o pensamento de Boris Porena, dentro de seu contexto de enunciação e das possíveis conexões que podem ser feitas, com foco na problemática da aprendizagem de música na escola de educação básica. Para isso, apresenta-se um breve perfil que se refere a aspectos biográficos e que considera, também, a produção ensaística de Boris Porena. Este perfil foi elaborado com base em depoimentos que dizem respeito a esta história de vida e, também, a partir de relatos descritivos, produzidos no contexto desta pesquisa. Propõe-se, ainda, uma discussão acerca dos termos relativos à Hipótese Metacultural, bem como de suas implicações para as problemáticas relativas à aprendizagem. Nesse ponto, estabelecem-se relações com algumas ideias presentes no pensamento de Edgar Morin e de Jacques Rancière, além de outros autores. Em seguida, tem-se como foco a análise de algumas obras relativas à educação musical, produzidas por Porena. Por fim, consideram-se três aspectos que se referem a possíveis conexões entre o pensamento do autor e à educação musical brasileira dos dias atuais: uma breve análise da legislação relativa ao ensino de música nas escolas, com foco na Base Nacional Comum Curricular; uma discussão acerca das implicações do crescimento dos métodos de ensino apostilados; e a consideração de uma experiência, realizada no contexto desta pesquisa com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, fundamentada em alguns princípios defendidos por Porena.
id UNSP_f2c9cfead90ea234c3d17d7401bb9714
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238595
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locaisDialogues with Boris Porena: learning at elementary school, musics and local cultural universesMúsica - Instrução e ensinoMúsica na educaçãoAprendizagem ativaAtividades criativas na sala de aulaEsta pesquisa tem como objetivo compreender, analisar e interpretar o pensamento de Boris Porena, dentro de seu contexto de enunciação e das possíveis conexões que podem ser feitas, com foco na problemática da aprendizagem de música na escola de educação básica. Para isso, apresenta-se um breve perfil que se refere a aspectos biográficos e que considera, também, a produção ensaística de Boris Porena. Este perfil foi elaborado com base em depoimentos que dizem respeito a esta história de vida e, também, a partir de relatos descritivos, produzidos no contexto desta pesquisa. Propõe-se, ainda, uma discussão acerca dos termos relativos à Hipótese Metacultural, bem como de suas implicações para as problemáticas relativas à aprendizagem. Nesse ponto, estabelecem-se relações com algumas ideias presentes no pensamento de Edgar Morin e de Jacques Rancière, além de outros autores. Em seguida, tem-se como foco a análise de algumas obras relativas à educação musical, produzidas por Porena. Por fim, consideram-se três aspectos que se referem a possíveis conexões entre o pensamento do autor e à educação musical brasileira dos dias atuais: uma breve análise da legislação relativa ao ensino de música nas escolas, com foco na Base Nacional Comum Curricular; uma discussão acerca das implicações do crescimento dos métodos de ensino apostilados; e a consideração de uma experiência, realizada no contexto desta pesquisa com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, fundamentada em alguns princípios defendidos por Porena.This research aims to understand, analyze, and interpret the thinking of Boris Porena, within the context it was expressed and including the possible connections that can be made, focusing on the issue of music learning in elementary school. For that, a brief profile is presented covering biographical aspects and also considering Boris Porena’s essay production. This profile was elaborated based on accounts of that life history, as well as on descriptive reports produced in the context of this research. A discussion is also proposed on the points relating to the Metacultural Hypothesis, as well as its implications for learning-related matters. At this point, relationships are established with a number of ideas present in the thinking of Edgar Morin and Jacques Rancière, as well as other authors. Next, the analysis focuses on a number of papers relating to music education, produced by Porena. Finally, three aspects are considered regarding possible connections between Porena’s thinking and current Brazilian music education: a brief analysis of the legislation concerning music teaching in schools, focusing on the Common National Curriculum; a discussion on the implications of the growth of the apostilled teaching methods; and observation of an experiment, carried out in the context of this research, based on some of the principles defended by Porena.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES/PDSE 88881.622894/2021-01CAPES/DS 88882.429598/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pontes, Samuel Campos de [UNESP]2023-01-06T13:44:11Z2023-01-06T13:44:11Z2022-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23859533004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-30T06:21:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238595Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:43:10.182415Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais
Dialogues with Boris Porena: learning at elementary school, musics and local cultural universes
title Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais
spellingShingle Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais
Pontes, Samuel Campos de [UNESP]
Música - Instrução e ensino
Música na educação
Aprendizagem ativa
Atividades criativas na sala de aula
title_short Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais
title_full Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais
title_fullStr Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais
title_full_unstemmed Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais
title_sort Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais
author Pontes, Samuel Campos de [UNESP]
author_facet Pontes, Samuel Campos de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Samuel Campos de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e ensino
Música na educação
Aprendizagem ativa
Atividades criativas na sala de aula
topic Música - Instrução e ensino
Música na educação
Aprendizagem ativa
Atividades criativas na sala de aula
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender, analisar e interpretar o pensamento de Boris Porena, dentro de seu contexto de enunciação e das possíveis conexões que podem ser feitas, com foco na problemática da aprendizagem de música na escola de educação básica. Para isso, apresenta-se um breve perfil que se refere a aspectos biográficos e que considera, também, a produção ensaística de Boris Porena. Este perfil foi elaborado com base em depoimentos que dizem respeito a esta história de vida e, também, a partir de relatos descritivos, produzidos no contexto desta pesquisa. Propõe-se, ainda, uma discussão acerca dos termos relativos à Hipótese Metacultural, bem como de suas implicações para as problemáticas relativas à aprendizagem. Nesse ponto, estabelecem-se relações com algumas ideias presentes no pensamento de Edgar Morin e de Jacques Rancière, além de outros autores. Em seguida, tem-se como foco a análise de algumas obras relativas à educação musical, produzidas por Porena. Por fim, consideram-se três aspectos que se referem a possíveis conexões entre o pensamento do autor e à educação musical brasileira dos dias atuais: uma breve análise da legislação relativa ao ensino de música nas escolas, com foco na Base Nacional Comum Curricular; uma discussão acerca das implicações do crescimento dos métodos de ensino apostilados; e a consideração de uma experiência, realizada no contexto desta pesquisa com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, fundamentada em alguns princípios defendidos por Porena.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11
2023-01-06T13:44:11Z
2023-01-06T13:44:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238595
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/238595
identifier_str_mv 33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129350135971840