Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238595 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender, analisar e interpretar o pensamento de Boris Porena, dentro de seu contexto de enunciação e das possíveis conexões que podem ser feitas, com foco na problemática da aprendizagem de música na escola de educação básica. Para isso, apresenta-se um breve perfil que se refere a aspectos biográficos e que considera, também, a produção ensaística de Boris Porena. Este perfil foi elaborado com base em depoimentos que dizem respeito a esta história de vida e, também, a partir de relatos descritivos, produzidos no contexto desta pesquisa. Propõe-se, ainda, uma discussão acerca dos termos relativos à Hipótese Metacultural, bem como de suas implicações para as problemáticas relativas à aprendizagem. Nesse ponto, estabelecem-se relações com algumas ideias presentes no pensamento de Edgar Morin e de Jacques Rancière, além de outros autores. Em seguida, tem-se como foco a análise de algumas obras relativas à educação musical, produzidas por Porena. Por fim, consideram-se três aspectos que se referem a possíveis conexões entre o pensamento do autor e à educação musical brasileira dos dias atuais: uma breve análise da legislação relativa ao ensino de música nas escolas, com foco na Base Nacional Comum Curricular; uma discussão acerca das implicações do crescimento dos métodos de ensino apostilados; e a consideração de uma experiência, realizada no contexto desta pesquisa com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, fundamentada em alguns princípios defendidos por Porena. |
id |
UNSP_f2c9cfead90ea234c3d17d7401bb9714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238595 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locaisDialogues with Boris Porena: learning at elementary school, musics and local cultural universesMúsica - Instrução e ensinoMúsica na educaçãoAprendizagem ativaAtividades criativas na sala de aulaEsta pesquisa tem como objetivo compreender, analisar e interpretar o pensamento de Boris Porena, dentro de seu contexto de enunciação e das possíveis conexões que podem ser feitas, com foco na problemática da aprendizagem de música na escola de educação básica. Para isso, apresenta-se um breve perfil que se refere a aspectos biográficos e que considera, também, a produção ensaística de Boris Porena. Este perfil foi elaborado com base em depoimentos que dizem respeito a esta história de vida e, também, a partir de relatos descritivos, produzidos no contexto desta pesquisa. Propõe-se, ainda, uma discussão acerca dos termos relativos à Hipótese Metacultural, bem como de suas implicações para as problemáticas relativas à aprendizagem. Nesse ponto, estabelecem-se relações com algumas ideias presentes no pensamento de Edgar Morin e de Jacques Rancière, além de outros autores. Em seguida, tem-se como foco a análise de algumas obras relativas à educação musical, produzidas por Porena. Por fim, consideram-se três aspectos que se referem a possíveis conexões entre o pensamento do autor e à educação musical brasileira dos dias atuais: uma breve análise da legislação relativa ao ensino de música nas escolas, com foco na Base Nacional Comum Curricular; uma discussão acerca das implicações do crescimento dos métodos de ensino apostilados; e a consideração de uma experiência, realizada no contexto desta pesquisa com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, fundamentada em alguns princípios defendidos por Porena.This research aims to understand, analyze, and interpret the thinking of Boris Porena, within the context it was expressed and including the possible connections that can be made, focusing on the issue of music learning in elementary school. For that, a brief profile is presented covering biographical aspects and also considering Boris Porena’s essay production. This profile was elaborated based on accounts of that life history, as well as on descriptive reports produced in the context of this research. A discussion is also proposed on the points relating to the Metacultural Hypothesis, as well as its implications for learning-related matters. At this point, relationships are established with a number of ideas present in the thinking of Edgar Morin and Jacques Rancière, as well as other authors. Next, the analysis focuses on a number of papers relating to music education, produced by Porena. Finally, three aspects are considered regarding possible connections between Porena’s thinking and current Brazilian music education: a brief analysis of the legislation concerning music teaching in schools, focusing on the Common National Curriculum; a discussion on the implications of the growth of the apostilled teaching methods; and observation of an experiment, carried out in the context of this research, based on some of the principles defended by Porena.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES/PDSE 88881.622894/2021-01CAPES/DS 88882.429598/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pontes, Samuel Campos de [UNESP]2023-01-06T13:44:11Z2023-01-06T13:44:11Z2022-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23859533004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-30T06:21:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238595Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:43:10.182415Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais Dialogues with Boris Porena: learning at elementary school, musics and local cultural universes |
title |
Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais |
spellingShingle |
Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais Pontes, Samuel Campos de [UNESP] Música - Instrução e ensino Música na educação Aprendizagem ativa Atividades criativas na sala de aula |
title_short |
Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais |
title_full |
Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais |
title_fullStr |
Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais |
title_full_unstemmed |
Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais |
title_sort |
Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais |
author |
Pontes, Samuel Campos de [UNESP] |
author_facet |
Pontes, Samuel Campos de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Samuel Campos de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Instrução e ensino Música na educação Aprendizagem ativa Atividades criativas na sala de aula |
topic |
Música - Instrução e ensino Música na educação Aprendizagem ativa Atividades criativas na sala de aula |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender, analisar e interpretar o pensamento de Boris Porena, dentro de seu contexto de enunciação e das possíveis conexões que podem ser feitas, com foco na problemática da aprendizagem de música na escola de educação básica. Para isso, apresenta-se um breve perfil que se refere a aspectos biográficos e que considera, também, a produção ensaística de Boris Porena. Este perfil foi elaborado com base em depoimentos que dizem respeito a esta história de vida e, também, a partir de relatos descritivos, produzidos no contexto desta pesquisa. Propõe-se, ainda, uma discussão acerca dos termos relativos à Hipótese Metacultural, bem como de suas implicações para as problemáticas relativas à aprendizagem. Nesse ponto, estabelecem-se relações com algumas ideias presentes no pensamento de Edgar Morin e de Jacques Rancière, além de outros autores. Em seguida, tem-se como foco a análise de algumas obras relativas à educação musical, produzidas por Porena. Por fim, consideram-se três aspectos que se referem a possíveis conexões entre o pensamento do autor e à educação musical brasileira dos dias atuais: uma breve análise da legislação relativa ao ensino de música nas escolas, com foco na Base Nacional Comum Curricular; uma discussão acerca das implicações do crescimento dos métodos de ensino apostilados; e a consideração de uma experiência, realizada no contexto desta pesquisa com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, fundamentada em alguns princípios defendidos por Porena. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-11 2023-01-06T13:44:11Z 2023-01-06T13:44:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238595 33004013066P3 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238595 |
identifier_str_mv |
33004013066P3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129350135971840 |