Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Janaina Ramão de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120280
Resumo: O estudo proposto focaliza o modo como os professores recebem, consomem e se apropriam de projetos educativos que são implementados nas escolas de ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso que focaliza a implementação, iniciada em 2008, do Projeto Lego Education em escolas de uma rede municipal de ensino no interior paulista. A implementação do referido projeto insere-se em um contexto mais amplo marcado pelo crescimento de um “rentável mercado formativo” (Nóvoa, 1999) entre nós atualmente. Diante desse contexto, surge uma questão: Como foi, para os professores daquela rede de ensino, a inserção do Projeto Lego Education em seu trabalho docente e como os mesmos lidam com o projeto atualmente? Para tentar responder a essa questão o presente estudo foi realizado com os professores que foram capacitados e atuaram na implementação do projeto, a partir de entrevistas semi-estruturadas e observações. Objetivou-se investigar como o referido projeto foi apropriado (de Certeau, 1994) pelos professores na sua implementação e como os mesmos percebem o projeto atualmente. Pretendeu-se identificar, assim, maneiras pelas quais os professores relacionam-se com materiais didáticos, livros/guias do professor e cursos de capacitação docente ligados ao Projeto Lego Education, procurando caracterizar as maneiras como os mesmos se apropriam e consomem (de Certeau, 1994) tais produtos que lhes são dirigidos. Nesse estudo foi realizada também a análise de documentos relacionados ao Projeto Lego Education (sites das empresas envolvidas, manuais e revistas, entre outros materiais), focando em como esses materiais se referem ao professor e sua prática em sala de aula. A inserção nas escolas públicas de projetos que, como o LEGO, são provenientes de empresas privadas, aponta... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_f45cef93824aaccd3c1f38add91d4f67
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120280
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego EducationMetodo de projeto no ensinoProfessores - FormaçãoEmpresas - ProjetosEscolas públicasO estudo proposto focaliza o modo como os professores recebem, consomem e se apropriam de projetos educativos que são implementados nas escolas de ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso que focaliza a implementação, iniciada em 2008, do Projeto Lego Education em escolas de uma rede municipal de ensino no interior paulista. A implementação do referido projeto insere-se em um contexto mais amplo marcado pelo crescimento de um “rentável mercado formativo” (Nóvoa, 1999) entre nós atualmente. Diante desse contexto, surge uma questão: Como foi, para os professores daquela rede de ensino, a inserção do Projeto Lego Education em seu trabalho docente e como os mesmos lidam com o projeto atualmente? Para tentar responder a essa questão o presente estudo foi realizado com os professores que foram capacitados e atuaram na implementação do projeto, a partir de entrevistas semi-estruturadas e observações. Objetivou-se investigar como o referido projeto foi apropriado (de Certeau, 1994) pelos professores na sua implementação e como os mesmos percebem o projeto atualmente. Pretendeu-se identificar, assim, maneiras pelas quais os professores relacionam-se com materiais didáticos, livros/guias do professor e cursos de capacitação docente ligados ao Projeto Lego Education, procurando caracterizar as maneiras como os mesmos se apropriam e consomem (de Certeau, 1994) tais produtos que lhes são dirigidos. Nesse estudo foi realizada também a análise de documentos relacionados ao Projeto Lego Education (sites das empresas envolvidas, manuais e revistas, entre outros materiais), focando em como esses materiais se referem ao professor e sua prática em sala de aula. A inserção nas escolas públicas de projetos que, como o LEGO, são provenientes de empresas privadas, aponta... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flávia Medeiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Janaina Ramão de [UNESP]2015-03-23T15:25:32Z2015-03-23T15:25:32Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis125 f.application/pdfOLIVEIRA, Janaina Ramão de. Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education. 2010. 125 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/120280000634645oliveira_jr_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:04:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120280Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:56.622520Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education
title Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education
spellingShingle Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education
Oliveira, Janaina Ramão de [UNESP]
Metodo de projeto no ensino
Professores - Formação
Empresas - Projetos
Escolas públicas
title_short Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education
title_full Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education
title_fullStr Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education
title_full_unstemmed Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education
title_sort Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education
author Oliveira, Janaina Ramão de [UNESP]
author_facet Oliveira, Janaina Ramão de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarti, Flávia Medeiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Janaina Ramão de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Metodo de projeto no ensino
Professores - Formação
Empresas - Projetos
Escolas públicas
topic Metodo de projeto no ensino
Professores - Formação
Empresas - Projetos
Escolas públicas
description O estudo proposto focaliza o modo como os professores recebem, consomem e se apropriam de projetos educativos que são implementados nas escolas de ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso que focaliza a implementação, iniciada em 2008, do Projeto Lego Education em escolas de uma rede municipal de ensino no interior paulista. A implementação do referido projeto insere-se em um contexto mais amplo marcado pelo crescimento de um “rentável mercado formativo” (Nóvoa, 1999) entre nós atualmente. Diante desse contexto, surge uma questão: Como foi, para os professores daquela rede de ensino, a inserção do Projeto Lego Education em seu trabalho docente e como os mesmos lidam com o projeto atualmente? Para tentar responder a essa questão o presente estudo foi realizado com os professores que foram capacitados e atuaram na implementação do projeto, a partir de entrevistas semi-estruturadas e observações. Objetivou-se investigar como o referido projeto foi apropriado (de Certeau, 1994) pelos professores na sua implementação e como os mesmos percebem o projeto atualmente. Pretendeu-se identificar, assim, maneiras pelas quais os professores relacionam-se com materiais didáticos, livros/guias do professor e cursos de capacitação docente ligados ao Projeto Lego Education, procurando caracterizar as maneiras como os mesmos se apropriam e consomem (de Certeau, 1994) tais produtos que lhes são dirigidos. Nesse estudo foi realizada também a análise de documentos relacionados ao Projeto Lego Education (sites das empresas envolvidas, manuais e revistas, entre outros materiais), focando em como esses materiais se referem ao professor e sua prática em sala de aula. A inserção nas escolas públicas de projetos que, como o LEGO, são provenientes de empresas privadas, aponta... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:25:32Z
2015-03-23T15:25:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Janaina Ramão de. Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education. 2010. 125 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/120280
000634645
oliveira_jr_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv OLIVEIRA, Janaina Ramão de. Os professores e o consumo de projetos que chegam à escola: o caso do Projeto Lego Education. 2010. 125 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000634645
oliveira_jr_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/120280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128261866127360