O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ricardo Matheus [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120618
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal aprofundar a análise sobre o processo avaliativo presente em uma escola organizada em ciclos, debruçando-se na reflexão da prática avaliativa e na concepção dos alunos e dos professores acerca dessa temática, sendo estes, entre outros, agentes intimamente ligados à avaliação na escola. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada contou com a observação sistemática de uma turma de alunos do ciclo final do ensino fundamental (9º ano), bem como entrevistas com professores e alunos. Desta forma, pretendeu-se entender e refletir sobre o papel da avaliação na organização do trabalho pedagógico – os ciclos – e como essa nove organização requer que a avaliação seja diferenciada também, e assim contribuir para a construção de práticas pedagógicas e avaliativas transformadoras
id UNSP_f702034bab9d068a5c4a60307558b329
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120618
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativaAvaliação educacionalDidáticaEscolas - AvaliaçãoPratica de ensinoEducaçãoRendimento escolar - AvaliaçãoCiclosEste trabalho teve como objetivo principal aprofundar a análise sobre o processo avaliativo presente em uma escola organizada em ciclos, debruçando-se na reflexão da prática avaliativa e na concepção dos alunos e dos professores acerca dessa temática, sendo estes, entre outros, agentes intimamente ligados à avaliação na escola. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada contou com a observação sistemática de uma turma de alunos do ciclo final do ensino fundamental (9º ano), bem como entrevistas com professores e alunos. Desta forma, pretendeu-se entender e refletir sobre o papel da avaliação na organização do trabalho pedagógico – os ciclos – e como essa nove organização requer que a avaliação seja diferenciada também, e assim contribuir para a construção de práticas pedagógicas e avaliativas transformadorasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pires, Ricardo Matheus [UNESP]2015-03-23T15:27:39Z2015-03-23T15:27:39Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis95 f.application/pdfPIRES, Ricardo Matheus. O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa. 2012. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura e bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/120618000716326pires_rm_tcc_rcla.pdf45380181500387180000-0003-4415-0978Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:10:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120618Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:43:52.839954Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa
title O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa
spellingShingle O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa
Pires, Ricardo Matheus [UNESP]
Avaliação educacional
Didática
Escolas - Avaliação
Pratica de ensino
Educação
Rendimento escolar - Avaliação
Ciclos
title_short O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa
title_full O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa
title_fullStr O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa
title_full_unstemmed O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa
title_sort O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa
author Pires, Ricardo Matheus [UNESP]
author_facet Pires, Ricardo Matheus [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ricardo Matheus [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Didática
Escolas - Avaliação
Pratica de ensino
Educação
Rendimento escolar - Avaliação
Ciclos
topic Avaliação educacional
Didática
Escolas - Avaliação
Pratica de ensino
Educação
Rendimento escolar - Avaliação
Ciclos
description Este trabalho teve como objetivo principal aprofundar a análise sobre o processo avaliativo presente em uma escola organizada em ciclos, debruçando-se na reflexão da prática avaliativa e na concepção dos alunos e dos professores acerca dessa temática, sendo estes, entre outros, agentes intimamente ligados à avaliação na escola. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada contou com a observação sistemática de uma turma de alunos do ciclo final do ensino fundamental (9º ano), bem como entrevistas com professores e alunos. Desta forma, pretendeu-se entender e refletir sobre o papel da avaliação na organização do trabalho pedagógico – os ciclos – e como essa nove organização requer que a avaliação seja diferenciada também, e assim contribuir para a construção de práticas pedagógicas e avaliativas transformadoras
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:27:39Z
2015-03-23T15:27:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Ricardo Matheus. O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa. 2012. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura e bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/120618
000716326
pires_rm_tcc_rcla.pdf
4538018150038718
0000-0003-4415-0978
identifier_str_mv PIRES, Ricardo Matheus. O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa. 2012. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura e bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000716326
pires_rm_tcc_rcla.pdf
4538018150038718
0000-0003-4415-0978
url http://hdl.handle.net/11449/120618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128693522923520