O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marystela [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90904
Resumo: Este trabalho analisa seis projetos de jogos com questões de física criados por iniciativa da pesquisadora, no período de 1998 a 2001, em diferentes realidades do ensino médio. A análise permitiu não só distinguir as características dos projetos, mas também avaliar como os jogos evoluíram, nas três etapas de sua aplicação. As melhorias introduzidas, principalmente na terceira etapa, representaram maior oportunidade de feedbacks entre os participantes (elaboradores, aplicadores e jogadores) dos jogos. A evolução dos jogos guardou estreita ligação com os interesses, indagações e, principalmente, influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora-pesquisadora, mentora de todos os projetos. Nesse processo de reflexão/ação, houve duas fases: a primeira caracterizada por sua busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, por sua persistência em aprimorar os jogos, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black sobre avaliação formativa, objeto de estudo do grupo de pesquisa do qual participava. Essa última fase contribuiu decisivamente para as melhorias detectadas na terceira etapa nos jogos.
id UNSP_f8dc6ee3752565ea6d0ad4a84d8e5d35
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90904
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de físicaDidáticaAprendizagemReflexosTeaching of physicsEste trabalho analisa seis projetos de jogos com questões de física criados por iniciativa da pesquisadora, no período de 1998 a 2001, em diferentes realidades do ensino médio. A análise permitiu não só distinguir as características dos projetos, mas também avaliar como os jogos evoluíram, nas três etapas de sua aplicação. As melhorias introduzidas, principalmente na terceira etapa, representaram maior oportunidade de feedbacks entre os participantes (elaboradores, aplicadores e jogadores) dos jogos. A evolução dos jogos guardou estreita ligação com os interesses, indagações e, principalmente, influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora-pesquisadora, mentora de todos os projetos. Nesse processo de reflexão/ação, houve duas fases: a primeira caracterizada por sua busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, por sua persistência em aprimorar os jogos, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black sobre avaliação formativa, objeto de estudo do grupo de pesquisa do qual participava. Essa última fase contribuiu decisivamente para as melhorias detectadas na terceira etapa nos jogos.This work analyses six projects in which physics questioning games were elaborated and applied in High School classrooms from 1998 to 2001. The analysis had not only allowed to distinguish the characteristics of each project and also to communicate they have evolved going through three stages. The improvements introduced, mainly at the third stage, represent a major opportunity for feedback among participants (makers, appliers and players). The evolution of the games kept a tied connection with the interests, anguishes and questionings, but mainly with interpersonal and theoretical influences, lived by the teacher/researcher who was the creator of all these projects. There were two stages in the teacher reflection/action process. The first stage was characterized by her search for making the teaching of physics enjoyable; the second stage by her persistence in improving the games under the influence of Paul Black's theoretical perspective about formative assessment, which was the study subject of her research group. The last stage definitely contributed for the games improvements.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Marystela [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f. : il.application/pdfFERREIRA, Marli Cardoso. O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física. 2003. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.http://hdl.handle.net/11449/90904000182844ferreira_mc_me_bauru.pdf33004056079P02571977671030681Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-04T06:13:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90904Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:28:13.317266Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física
title O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física
spellingShingle O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física
Ferreira, Marystela [UNESP]
Didática
Aprendizagem
Reflexos
Teaching of physics
title_short O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física
title_full O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física
title_fullStr O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física
title_full_unstemmed O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física
title_sort O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física
author Ferreira, Marystela [UNESP]
author_facet Ferreira, Marystela [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marystela [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Aprendizagem
Reflexos
Teaching of physics
topic Didática
Aprendizagem
Reflexos
Teaching of physics
description Este trabalho analisa seis projetos de jogos com questões de física criados por iniciativa da pesquisadora, no período de 1998 a 2001, em diferentes realidades do ensino médio. A análise permitiu não só distinguir as características dos projetos, mas também avaliar como os jogos evoluíram, nas três etapas de sua aplicação. As melhorias introduzidas, principalmente na terceira etapa, representaram maior oportunidade de feedbacks entre os participantes (elaboradores, aplicadores e jogadores) dos jogos. A evolução dos jogos guardou estreita ligação com os interesses, indagações e, principalmente, influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora-pesquisadora, mentora de todos os projetos. Nesse processo de reflexão/ação, houve duas fases: a primeira caracterizada por sua busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, por sua persistência em aprimorar os jogos, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black sobre avaliação formativa, objeto de estudo do grupo de pesquisa do qual participava. Essa última fase contribuiu decisivamente para as melhorias detectadas na terceira etapa nos jogos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Marli Cardoso. O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física. 2003. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/90904
000182844
ferreira_mc_me_bauru.pdf
33004056079P0
2571977671030681
identifier_str_mv FERREIRA, Marli Cardoso. O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física. 2003. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.
000182844
ferreira_mc_me_bauru.pdf
33004056079P0
2571977671030681
url http://hdl.handle.net/11449/90904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129072811737088