A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo Cintra Lopes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191251
Resumo: Diversas pesquisas vêm sendo realizadas para o desenvolvimento de metodologias com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de matemática em avaliações internas e externas. Dentre as pesquisas, o uso da computação tem sido destacado. A computação evoluiu muito de acordo com a necessidade de resolver problemas, sendo a matemática uma disciplina que trabalha com a resolução destes, existe uma relação entre estas duas áreas. Motivado pela relação existente entre essas áreas do saber, este trabalho apresenta de forma detalhada a correlação entre as habilidades do Pensamento Computacional com base no currículo apontado pela SBC, com a disciplina de Matemática, conforme as habilidades explicitadas na BNCC. As conexões entre as duas áreas foram expostas na forma de uma organização sistemática apontando quais as habilidades matemáticas estão ligadas a cada conceito do Pensamento Computacional, e para cada habilidade relacionada foi proposta uma ou mais atividades com o objetivo de nortear o trabalho do professor em sala ao inserir o Pensamento Computacional em sua didática. As atividades sugeridas foram classificadas com relação ao seu nível cognitivo, de acordo com o método de classificação da Taxonomia de Bloom. Os resultados Sistematização proposta da relação entre a Matemática e o Pensamento Computacional norteará educadores e escolas na formulação de seus currículos, sendo um referencial, que aponta em quais habilidades da BNCC é possível inserir habilidades do PC.
id UNSP_fc9f2d7fd4fd808def8b82db81bd258c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191251
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básicaThe computational thinking relation with mathematic teaching in the basic educationPensamento computacionalMatemáticaOrganização sistemáticaEducação básicaComputational thinkingMathematicsSistematic organizationBasic educationDiversas pesquisas vêm sendo realizadas para o desenvolvimento de metodologias com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de matemática em avaliações internas e externas. Dentre as pesquisas, o uso da computação tem sido destacado. A computação evoluiu muito de acordo com a necessidade de resolver problemas, sendo a matemática uma disciplina que trabalha com a resolução destes, existe uma relação entre estas duas áreas. Motivado pela relação existente entre essas áreas do saber, este trabalho apresenta de forma detalhada a correlação entre as habilidades do Pensamento Computacional com base no currículo apontado pela SBC, com a disciplina de Matemática, conforme as habilidades explicitadas na BNCC. As conexões entre as duas áreas foram expostas na forma de uma organização sistemática apontando quais as habilidades matemáticas estão ligadas a cada conceito do Pensamento Computacional, e para cada habilidade relacionada foi proposta uma ou mais atividades com o objetivo de nortear o trabalho do professor em sala ao inserir o Pensamento Computacional em sua didática. As atividades sugeridas foram classificadas com relação ao seu nível cognitivo, de acordo com o método de classificação da Taxonomia de Bloom. Os resultados Sistematização proposta da relação entre a Matemática e o Pensamento Computacional norteará educadores e escolas na formulação de seus currículos, sendo um referencial, que aponta em quais habilidades da BNCC é possível inserir habilidades do PC.Several studies have been conducted to develops methodologies in order to improve students’ performance in internal and external mathematics subject. Among these researched methods, the use of computation is highlighted. Computation has developed considerably due to the necessity of problem solving and Mathematics is a subject in which functions as a problem solver. Therefore, there is a relation between these areas. Inspired by that, this paper presents the detailed affinity between the Computational Thinking (CT) skills – based on the curriculum elaborated by the SBC – and the Mathematics subject – as presented in the BNCC. The relations between the two areas were explained systematically by presenting which Mathematical skill is connected to which concept of the Computational Thinking, and to each related skill, one or more activities were suggested with the purpose of guiding the teacher’s work in the classroom by inserting Computational Thinking in his didactics. The suggested activities were classified by its cognitive levels according to Bloom’s Taxonomy. The systematization result of the relationship between both areas will help teachers and schools in their curriculum's formulation, being it a source that indicates in which skills from the BNCC is possible to add skills from the CT.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 5620094Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correia, Ronaldo Celso Messias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Leonardo Cintra Lopes da2019-12-17T18:35:25Z2019-12-17T18:35:25Z2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19125100092806731075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-05T06:08:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191251Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:58:03.991597Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica
The computational thinking relation with mathematic teaching in the basic education
title A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica
spellingShingle A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica
Silva, Leonardo Cintra Lopes da
Pensamento computacional
Matemática
Organização sistemática
Educação básica
Computational thinking
Mathematics
Sistematic organization
Basic education
title_short A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica
title_full A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica
title_fullStr A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica
title_full_unstemmed A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica
title_sort A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica
author Silva, Leonardo Cintra Lopes da
author_facet Silva, Leonardo Cintra Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Ronaldo Celso Messias [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leonardo Cintra Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Matemática
Organização sistemática
Educação básica
Computational thinking
Mathematics
Sistematic organization
Basic education
topic Pensamento computacional
Matemática
Organização sistemática
Educação básica
Computational thinking
Mathematics
Sistematic organization
Basic education
description Diversas pesquisas vêm sendo realizadas para o desenvolvimento de metodologias com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de matemática em avaliações internas e externas. Dentre as pesquisas, o uso da computação tem sido destacado. A computação evoluiu muito de acordo com a necessidade de resolver problemas, sendo a matemática uma disciplina que trabalha com a resolução destes, existe uma relação entre estas duas áreas. Motivado pela relação existente entre essas áreas do saber, este trabalho apresenta de forma detalhada a correlação entre as habilidades do Pensamento Computacional com base no currículo apontado pela SBC, com a disciplina de Matemática, conforme as habilidades explicitadas na BNCC. As conexões entre as duas áreas foram expostas na forma de uma organização sistemática apontando quais as habilidades matemáticas estão ligadas a cada conceito do Pensamento Computacional, e para cada habilidade relacionada foi proposta uma ou mais atividades com o objetivo de nortear o trabalho do professor em sala ao inserir o Pensamento Computacional em sua didática. As atividades sugeridas foram classificadas com relação ao seu nível cognitivo, de acordo com o método de classificação da Taxonomia de Bloom. Os resultados Sistematização proposta da relação entre a Matemática e o Pensamento Computacional norteará educadores e escolas na formulação de seus currículos, sendo um referencial, que aponta em quais habilidades da BNCC é possível inserir habilidades do PC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T18:35:25Z
2019-12-17T18:35:25Z
2019-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191251
000928067
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/191251
identifier_str_mv 000928067
31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128727555506176