Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MESSAGE, Carla Plantier
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1175
Resumo: A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação e Ação do Profissional Docente e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente. O estudo apresentou como objetivo compreender as implicações do processo de aprendizagem envolvendo a metodologia ativa Peer Instruction em ambiente de aprendizado misto (blended learning) na disciplina de Programação de Computadores, presencial, de um curso de Engenharia Elétrica de uma universidade do interior do estado de São Paulo. A abordagem blended learning é uma mescla de práticas e metodologias de ensino e de aprendizagem em ambiente presencial e on-line. Nessa mistura, aplicou-se a metodologia ativa Peer Instruction, apoiada por tecnologias digitais de informação e comunicação. Essa metodologia visa incitar a instrução por pares, a fim de que os estudantes formem grupos para troca de informações a respeito dos conteúdos curriculares, por meio dos quais um auxilia o outro na construção colaborativa do conhecimento. O estudante, assim, passa de mero espectador para um participante ativo de sua aprendizagem. A base teórica desse estudo está fundamentada nos pesquisadores Mazur, Sousa, Bacich, Tanzi Neto, Trevisani, Horn, Staker, Vygotsky, Moran, Moore e Tori. Em termos metodológicos, essa pesquisa é denominada intervenção de ação estratégica. Os participantes da pesquisa foram 11 estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica e a pesquisadora, que também é a professora da disciplina. A coleta de dados aconteceu durante 5 intervenções no semestre por meio de 3 questionários e observações. No início da intervenção foram aplicados os questionários Perfil sociocultural e socioeconômico e Estilos de Aprendizagem, durante todas as 5 intervenções anotações das observações foram realizadas pela pesquisadora e na última intervenção foi aplicado o questionário sobre as Concepções sobre a aplicação da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning. A análise dos dados foi realizada a partir da criação de categorias que foram definidas com base na literatura e nos dados coletados. A análise dos resultados permitiu confirmar que a metodologia trabalhada na disciplina de Programação de Computadores foi bem avaliada pelos estudantes, devido ao dinamismo, autonomia e aprendizagem colaborativa. A pesquisadora constatou que a maneira que procedeu com a disciplina desenvolveu nos estudantes o hábito do estudo prévio, trabalho colaborativo e a aprendizagem se tornou significativa
id UOES_c4086842d83a697dc50c2da1e6c4a6c2
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1175
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learningComputer programming learning through Peer Instruction methodology in a blended learning environmentProgramação de ComputadoresBlended LearningPeer InstructionComputer ProgrammingBlended LearningPeer InstructionCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação e Ação do Profissional Docente e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente. O estudo apresentou como objetivo compreender as implicações do processo de aprendizagem envolvendo a metodologia ativa Peer Instruction em ambiente de aprendizado misto (blended learning) na disciplina de Programação de Computadores, presencial, de um curso de Engenharia Elétrica de uma universidade do interior do estado de São Paulo. A abordagem blended learning é uma mescla de práticas e metodologias de ensino e de aprendizagem em ambiente presencial e on-line. Nessa mistura, aplicou-se a metodologia ativa Peer Instruction, apoiada por tecnologias digitais de informação e comunicação. Essa metodologia visa incitar a instrução por pares, a fim de que os estudantes formem grupos para troca de informações a respeito dos conteúdos curriculares, por meio dos quais um auxilia o outro na construção colaborativa do conhecimento. O estudante, assim, passa de mero espectador para um participante ativo de sua aprendizagem. A base teórica desse estudo está fundamentada nos pesquisadores Mazur, Sousa, Bacich, Tanzi Neto, Trevisani, Horn, Staker, Vygotsky, Moran, Moore e Tori. Em termos metodológicos, essa pesquisa é denominada intervenção de ação estratégica. Os participantes da pesquisa foram 11 estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica e a pesquisadora, que também é a professora da disciplina. A coleta de dados aconteceu durante 5 intervenções no semestre por meio de 3 questionários e observações. No início da intervenção foram aplicados os questionários Perfil sociocultural e socioeconômico e Estilos de Aprendizagem, durante todas as 5 intervenções anotações das observações foram realizadas pela pesquisadora e na última intervenção foi aplicado o questionário sobre as Concepções sobre a aplicação da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning. A análise dos dados foi realizada a partir da criação de categorias que foram definidas com base na literatura e nos dados coletados. A análise dos resultados permitiu confirmar que a metodologia trabalhada na disciplina de Programação de Computadores foi bem avaliada pelos estudantes, devido ao dinamismo, autonomia e aprendizagem colaborativa. A pesquisadora constatou que a maneira que procedeu com a disciplina desenvolveu nos estudantes o hábito do estudo prévio, trabalho colaborativo e a aprendizagem se tornou significativaThe present research is linked to the research line Training and Action of the Teaching Profession and Educational Practices of the Postgraduate Program in Education of the University of Western São Paulo, in São Paulo State, Brazil. The purpose of this study was to understand the implications of the learning process involving the Peer Instruction active methodology in a blended learning environment in the Computer Programming face-to-face course of a Bachelor´s Program in Electrical Engineering. The blended learning approach is a mix of teaching and learning practices and methodologies in classroom and online environments. In this perspective, the active methodology Peer Instruction was applied, supported by digital technologies of information and communication. This methodology aims to encourage peer instruction so that students form groups to exchange information about curricular contents, through which one helps the other in the collaborative construction of knowledge. Therefore, the student advances from mere spectator of the traditional classes to an active participant of his/her learning. The theoretical framework of this study is based on the following researchers: Mazur, Sousa, Vygotsky, Moran, Moore and Tori. In methodological terms, this study is an intervention research of strategic action. The participants of the research were 11 students of the Bachelor´s Program in Electrical Engineering and the researcher, who is also the professor of the course. Data collection took place through questionnaires and observations. The data collection took place during 5 interventions in the semester through 3 questionnaires and observations. At the beginning of the intervention, the questionnaires were applied socio-cultural and socioeconomic Profile and Learning Styles, during all 5 interventions, notes of the observations were made by the researcher and in the last intervention was applied the questionnaire on the Conceptions about the application of Peer Instruction methodology in a blended environment learning. Data analysis was performed from the creation of categories that were defined based on the literature and data collected. The analysis of the results confirmed that the methodology developed in the Computer Programming course was well evaluated by the students due to the dynamism, autonomy and collaborative learning. The researcher found that the way she proceeded with the course developed in students the habit of prior study, collaborative work and learning became significant.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan Christinohttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746Sousa, Sidinei de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7073152836015033Santos, Danielle Aparecida do Nascimento doshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584Terçariol , Adriana Aparecida de Limahttp://lattes.cnpq.br/2550466423628629MESSAGE, Carla Plantier2019-06-10T20:00:32Z2019-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMESSAGE, Carla Plantier. Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1175porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2019-06-11T04:00:36Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2019-06-11T04:00:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning
Computer programming learning through Peer Instruction methodology in a blended learning environment
title Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning
spellingShingle Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning
MESSAGE, Carla Plantier
Programação de Computadores
Blended Learning
Peer Instruction
Computer Programming
Blended Learning
Peer Instruction
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning
title_full Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning
title_fullStr Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning
title_full_unstemmed Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning
title_sort Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning
author MESSAGE, Carla Plantier
author_facet MESSAGE, Carla Plantier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Sousa, Sidinei de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7073152836015033
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
http://lattes.cnpq.br/0611273370317584
Terçariol , Adriana Aparecida de Lima
http://lattes.cnpq.br/2550466423628629
dc.contributor.author.fl_str_mv MESSAGE, Carla Plantier
dc.subject.por.fl_str_mv Programação de Computadores
Blended Learning
Peer Instruction
Computer Programming
Blended Learning
Peer Instruction
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Programação de Computadores
Blended Learning
Peer Instruction
Computer Programming
Blended Learning
Peer Instruction
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação e Ação do Profissional Docente e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente. O estudo apresentou como objetivo compreender as implicações do processo de aprendizagem envolvendo a metodologia ativa Peer Instruction em ambiente de aprendizado misto (blended learning) na disciplina de Programação de Computadores, presencial, de um curso de Engenharia Elétrica de uma universidade do interior do estado de São Paulo. A abordagem blended learning é uma mescla de práticas e metodologias de ensino e de aprendizagem em ambiente presencial e on-line. Nessa mistura, aplicou-se a metodologia ativa Peer Instruction, apoiada por tecnologias digitais de informação e comunicação. Essa metodologia visa incitar a instrução por pares, a fim de que os estudantes formem grupos para troca de informações a respeito dos conteúdos curriculares, por meio dos quais um auxilia o outro na construção colaborativa do conhecimento. O estudante, assim, passa de mero espectador para um participante ativo de sua aprendizagem. A base teórica desse estudo está fundamentada nos pesquisadores Mazur, Sousa, Bacich, Tanzi Neto, Trevisani, Horn, Staker, Vygotsky, Moran, Moore e Tori. Em termos metodológicos, essa pesquisa é denominada intervenção de ação estratégica. Os participantes da pesquisa foram 11 estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica e a pesquisadora, que também é a professora da disciplina. A coleta de dados aconteceu durante 5 intervenções no semestre por meio de 3 questionários e observações. No início da intervenção foram aplicados os questionários Perfil sociocultural e socioeconômico e Estilos de Aprendizagem, durante todas as 5 intervenções anotações das observações foram realizadas pela pesquisadora e na última intervenção foi aplicado o questionário sobre as Concepções sobre a aplicação da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning. A análise dos dados foi realizada a partir da criação de categorias que foram definidas com base na literatura e nos dados coletados. A análise dos resultados permitiu confirmar que a metodologia trabalhada na disciplina de Programação de Computadores foi bem avaliada pelos estudantes, devido ao dinamismo, autonomia e aprendizagem colaborativa. A pesquisadora constatou que a maneira que procedeu com a disciplina desenvolveu nos estudantes o hábito do estudo prévio, trabalho colaborativo e a aprendizagem se tornou significativa
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10T20:00:32Z
2019-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESSAGE, Carla Plantier. Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1175
identifier_str_mv MESSAGE, Carla Plantier. Aprendizagem de Programação de Computadores por meio da metodologia Peer Instruction em ambiente blended learning. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100161275854848