O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1272 |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão teve como objetivo compreender como ocorre o processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. Cada consumidor possui um conjunto de necessidades que precisam ser atendidas. O aluno não é diferente ele tem anseios e desejos como qualquer consumidor, a universidade enquanto empresa tem objetivo de satisfazer as necessidades dos seus alunos. As etapas do processo decisório são: reconhecimento de necessidades, busca de informações, avaliação de alternativas, compra, consumo, avaliação pós-consumo e descarte (recompra) (BLACKWELL, MINIARDE E ENGEL, 2005). Nessa pesquisa para fins de análise as etapas foram divididas em três fases distintas que são pré-compra, encontro de serviços e pós-encontro( LOVELOCK et al 2011), também foi abordado os 8Ps de serviços que são produto, preço, promoção, praça, processos, perfil, pessoas, produtividade e qualidade (LOVELOCK et al 2011) .Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com os alunos do curso de Administração 5º a 8 nível e egressos do curso de administração da UPF, campus Passo Fundo, caracterizando-se como estudo de caso. Para análise foram utilizados dados primários, que foram coletados através de um roteiro semiestruturado, no qual foram entrevistados alunos e egressos do curso de administração no período de 02 a 16 de outubro de 2015. Os resultados encontrados demostraram que a primeira fase do processo de decisão de compra a fase de pré-compra ocorre a partir da escolha do curso que se dá pela sua grande abrangência, os atributos mais importantes para os alunos são a qualidade do curso e instituição. A segunda etapa a fase de encontro de serviços ocorre pelo fato de a marca ser reconhecida na região e também pelo fato de a instituição contar com professores qualificados e pelo diferencial em ser aluno UPF. A terceira etapa a fase pós-encontro ocorre a medida que os egressos demonstraram estar satisfeitos em ter cursado |
id |
UPF_9676151886fe129ee6f373e7b7696b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1272 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2018-01-09T21:54:08Z2018-01-112018-01-09T21:54:08Z2015-12-01SILVA FILHO, Edson Jesus de Paiva e. O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. 2015. 67 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1272Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-01-09T21:54:08Z No. of bitstreams: 1 PF2015Edson Jesus Paiva Silva Filho.pdf: 631004 bytes, checksum: 940fef867e388367390e94d08e1e31a0 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-09T21:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2015Edson Jesus Paiva Silva Filho.pdf: 631004 bytes, checksum: 940fef867e388367390e94d08e1e31a0 (MD5) Previous issue date: 2015-12-01Esse trabalho de conclusão teve como objetivo compreender como ocorre o processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. Cada consumidor possui um conjunto de necessidades que precisam ser atendidas. O aluno não é diferente ele tem anseios e desejos como qualquer consumidor, a universidade enquanto empresa tem objetivo de satisfazer as necessidades dos seus alunos. As etapas do processo decisório são: reconhecimento de necessidades, busca de informações, avaliação de alternativas, compra, consumo, avaliação pós-consumo e descarte (recompra) (BLACKWELL, MINIARDE E ENGEL, 2005). Nessa pesquisa para fins de análise as etapas foram divididas em três fases distintas que são pré-compra, encontro de serviços e pós-encontro( LOVELOCK et al 2011), também foi abordado os 8Ps de serviços que são produto, preço, promoção, praça, processos, perfil, pessoas, produtividade e qualidade (LOVELOCK et al 2011) .Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com os alunos do curso de Administração 5º a 8 nível e egressos do curso de administração da UPF, campus Passo Fundo, caracterizando-se como estudo de caso. Para análise foram utilizados dados primários, que foram coletados através de um roteiro semiestruturado, no qual foram entrevistados alunos e egressos do curso de administração no período de 02 a 16 de outubro de 2015. Os resultados encontrados demostraram que a primeira fase do processo de decisão de compra a fase de pré-compra ocorre a partir da escolha do curso que se dá pela sua grande abrangência, os atributos mais importantes para os alunos são a qualidade do curso e instituição. A segunda etapa a fase de encontro de serviços ocorre pelo fato de a marca ser reconhecida na região e também pelo fato de a instituição contar com professores qualificados e pelo diferencial em ser aluno UPF. A terceira etapa a fase pós-encontro ocorre a medida que os egressos demonstraram estar satisfeitos em ter cursadoporUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasComportamento do consumidorProcesso de decisão de compraCurso de administraçãoO processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCruz, Cassiana Maris LimaSilva Filho, Edson Jesus De Paiva einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1272/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2015Edson Jesus Paiva Silva Filho.pdfPF2015Edson Jesus Paiva Silva Filho.pdfMonografia Edson Jesus De Paiva e Silva Filhoapplication/pdf631004http://localhost:8080/bitstream/riupf/1272/1/PF2015Edson%20Jesus%20Paiva%20Silva%20Filho.pdf940fef867e388367390e94d08e1e31a0MD51riupf/12722018-01-09 19:54:08.56oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-01-09T21:54:08Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo |
title |
O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo |
spellingShingle |
O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo Silva Filho, Edson Jesus De Paiva e Administração de empresas Comportamento do consumidor Processo de decisão de compra Curso de administração |
title_short |
O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo |
title_full |
O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo |
title_fullStr |
O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo |
title_full_unstemmed |
O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo |
title_sort |
O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo |
author |
Silva Filho, Edson Jesus De Paiva e |
author_facet |
Silva Filho, Edson Jesus De Paiva e |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cruz, Cassiana Maris Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Filho, Edson Jesus De Paiva e |
contributor_str_mv |
Cruz, Cassiana Maris Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Comportamento do consumidor Processo de decisão de compra Curso de administração |
topic |
Administração de empresas Comportamento do consumidor Processo de decisão de compra Curso de administração |
description |
Esse trabalho de conclusão teve como objetivo compreender como ocorre o processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. Cada consumidor possui um conjunto de necessidades que precisam ser atendidas. O aluno não é diferente ele tem anseios e desejos como qualquer consumidor, a universidade enquanto empresa tem objetivo de satisfazer as necessidades dos seus alunos. As etapas do processo decisório são: reconhecimento de necessidades, busca de informações, avaliação de alternativas, compra, consumo, avaliação pós-consumo e descarte (recompra) (BLACKWELL, MINIARDE E ENGEL, 2005). Nessa pesquisa para fins de análise as etapas foram divididas em três fases distintas que são pré-compra, encontro de serviços e pós-encontro( LOVELOCK et al 2011), também foi abordado os 8Ps de serviços que são produto, preço, promoção, praça, processos, perfil, pessoas, produtividade e qualidade (LOVELOCK et al 2011) .Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com os alunos do curso de Administração 5º a 8 nível e egressos do curso de administração da UPF, campus Passo Fundo, caracterizando-se como estudo de caso. Para análise foram utilizados dados primários, que foram coletados através de um roteiro semiestruturado, no qual foram entrevistados alunos e egressos do curso de administração no período de 02 a 16 de outubro de 2015. Os resultados encontrados demostraram que a primeira fase do processo de decisão de compra a fase de pré-compra ocorre a partir da escolha do curso que se dá pela sua grande abrangência, os atributos mais importantes para os alunos são a qualidade do curso e instituição. A segunda etapa a fase de encontro de serviços ocorre pelo fato de a marca ser reconhecida na região e também pelo fato de a instituição contar com professores qualificados e pelo diferencial em ser aluno UPF. A terceira etapa a fase pós-encontro ocorre a medida que os egressos demonstraram estar satisfeitos em ter cursado |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-09T21:54:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-11 2018-01-09T21:54:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA FILHO, Edson Jesus de Paiva e. O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. 2015. 67 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1272 |
identifier_str_mv |
SILVA FILHO, Edson Jesus de Paiva e. O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. 2015. 67 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1272/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/1272/1/PF2015Edson%20Jesus%20Paiva%20Silva%20Filho.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c 940fef867e388367390e94d08e1e31a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814813984747945984 |