Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/313 |
Resumo: | Este estudo aborda os conceitos da mídia espontânea na publicidade, mais especificamente, em uma análise da campanha “Retratos da Real Beleza”, da marca de cosméticos Dove, em 2013. A partir da pesquisa bibliográfica e para facilitar a compreensão do objeto de estudo, são estudados o conceito de mídia e os departamentos que compõem uma agência de Publicidade. Ações inusitadas e criativas de marketing de guerrilha e marketing social exemplificam como é possível adquirir, sem pagar, repercussão na mídia. Um retrospecto da marca Dove e suas campanhas trazem uma abordagem do posicionamento perante um público alvo, o qual é observado na campanha analisada. Os aspectos metodológicos utilizados, além do levantamento bibliográfico e documental, embasam-se pela análise de conteúdo. Leva-se, portanto, em consideração a repercussão da campanha e a discussão que o tema sobre a beleza gerou e adquiriu em matérias jornalísticas, caracterizada como mídia espontânea e tornada a campanha uma das mais visualizada do mundo. |
id |
UPF_ef44b347fabf7b1178e5722a76f85db1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/313 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2014-05-23T14:16:58Z2014-05-23T14:16:58Z2014-05-23SIMON, Aline Maria. Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove. 2013. 94 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/313Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2014-05-23T14:16:58Z No. of bitstreams: 1 PF2013Aline_Maria_Simon.pdf: 8564771 bytes, checksum: a35b0fd526e9778bb58553f1cd84f71e (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-23T14:16:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2013Aline_Maria_Simon.pdf: 8564771 bytes, checksum: a35b0fd526e9778bb58553f1cd84f71e (MD5)Este estudo aborda os conceitos da mídia espontânea na publicidade, mais especificamente, em uma análise da campanha “Retratos da Real Beleza”, da marca de cosméticos Dove, em 2013. A partir da pesquisa bibliográfica e para facilitar a compreensão do objeto de estudo, são estudados o conceito de mídia e os departamentos que compõem uma agência de Publicidade. Ações inusitadas e criativas de marketing de guerrilha e marketing social exemplificam como é possível adquirir, sem pagar, repercussão na mídia. Um retrospecto da marca Dove e suas campanhas trazem uma abordagem do posicionamento perante um público alvo, o qual é observado na campanha analisada. Os aspectos metodológicos utilizados, além do levantamento bibliográfico e documental, embasam-se pela análise de conteúdo. Leva-se, portanto, em consideração a repercussão da campanha e a discussão que o tema sobre a beleza gerou e adquiriu em matérias jornalísticas, caracterizada como mídia espontânea e tornada a campanha uma das mais visualizada do mundo.porMarca DoveMarca de produtosMídia (Publicidade)FotografiaRetratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Doveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Claudia Regina deSimon, Aline Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2013Aline_Maria_Simon.pdfPF2013Aline_Maria_Simon.pdfMonografia Aline Maria Simonapplication/pdf8564771http://localhost:8080/bitstream/riupf/313/1/PF2013Aline_Maria_Simon.pdfa35b0fd526e9778bb58553f1cd84f71eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/313/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/3132017-05-26 09:53:45.299oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:53:45Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove |
title |
Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove |
spellingShingle |
Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove Simon, Aline Maria Marca Dove Marca de produtos Mídia (Publicidade) Fotografia |
title_short |
Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove |
title_full |
Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove |
title_fullStr |
Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove |
title_full_unstemmed |
Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove |
title_sort |
Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove |
author |
Simon, Aline Maria |
author_facet |
Simon, Aline Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Claudia Regina de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simon, Aline Maria |
contributor_str_mv |
Oliveira, Claudia Regina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Dove Marca de produtos Mídia (Publicidade) Fotografia |
topic |
Marca Dove Marca de produtos Mídia (Publicidade) Fotografia |
description |
Este estudo aborda os conceitos da mídia espontânea na publicidade, mais especificamente, em uma análise da campanha “Retratos da Real Beleza”, da marca de cosméticos Dove, em 2013. A partir da pesquisa bibliográfica e para facilitar a compreensão do objeto de estudo, são estudados o conceito de mídia e os departamentos que compõem uma agência de Publicidade. Ações inusitadas e criativas de marketing de guerrilha e marketing social exemplificam como é possível adquirir, sem pagar, repercussão na mídia. Um retrospecto da marca Dove e suas campanhas trazem uma abordagem do posicionamento perante um público alvo, o qual é observado na campanha analisada. Os aspectos metodológicos utilizados, além do levantamento bibliográfico e documental, embasam-se pela análise de conteúdo. Leva-se, portanto, em consideração a repercussão da campanha e a discussão que o tema sobre a beleza gerou e adquiriu em matérias jornalísticas, caracterizada como mídia espontânea e tornada a campanha uma das mais visualizada do mundo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-23T14:16:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-23T14:16:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SIMON, Aline Maria. Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove. 2013. 94 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/313 |
identifier_str_mv |
SIMON, Aline Maria. Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove. 2013. 94 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/313/1/PF2013Aline_Maria_Simon.pdf http://localhost:8080/bitstream/riupf/313/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a35b0fd526e9778bb58553f1cd84f71e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492608684621824 |