Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Aline Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/313
Resumo: Este estudo aborda os conceitos da mídia espontânea na publicidade, mais especificamente, em uma análise da campanha “Retratos da Real Beleza”, da marca de cosméticos Dove, em 2013. A partir da pesquisa bibliográfica e para facilitar a compreensão do objeto de estudo, são estudados o conceito de mídia e os departamentos que compõem uma agência de Publicidade. Ações inusitadas e criativas de marketing de guerrilha e marketing social exemplificam como é possível adquirir, sem pagar, repercussão na mídia. Um retrospecto da marca Dove e suas campanhas trazem uma abordagem do posicionamento perante um público alvo, o qual é observado na campanha analisada. Os aspectos metodológicos utilizados, além do levantamento bibliográfico e documental, embasam-se pela análise de conteúdo. Leva-se, portanto, em consideração a repercussão da campanha e a discussão que o tema sobre a beleza gerou e adquiriu em matérias jornalísticas, caracterizada como mídia espontânea e tornada a campanha uma das mais visualizada do mundo.
id UPF_ef44b347fabf7b1178e5722a76f85db1
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/313
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2014-05-23T14:16:58Z2014-05-23T14:16:58Z2014-05-23SIMON, Aline Maria. Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove. 2013. 94 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/313Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2014-05-23T14:16:58Z No. of bitstreams: 1 PF2013Aline_Maria_Simon.pdf: 8564771 bytes, checksum: a35b0fd526e9778bb58553f1cd84f71e (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-23T14:16:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2013Aline_Maria_Simon.pdf: 8564771 bytes, checksum: a35b0fd526e9778bb58553f1cd84f71e (MD5)Este estudo aborda os conceitos da mídia espontânea na publicidade, mais especificamente, em uma análise da campanha “Retratos da Real Beleza”, da marca de cosméticos Dove, em 2013. A partir da pesquisa bibliográfica e para facilitar a compreensão do objeto de estudo, são estudados o conceito de mídia e os departamentos que compõem uma agência de Publicidade. Ações inusitadas e criativas de marketing de guerrilha e marketing social exemplificam como é possível adquirir, sem pagar, repercussão na mídia. Um retrospecto da marca Dove e suas campanhas trazem uma abordagem do posicionamento perante um público alvo, o qual é observado na campanha analisada. Os aspectos metodológicos utilizados, além do levantamento bibliográfico e documental, embasam-se pela análise de conteúdo. Leva-se, portanto, em consideração a repercussão da campanha e a discussão que o tema sobre a beleza gerou e adquiriu em matérias jornalísticas, caracterizada como mídia espontânea e tornada a campanha uma das mais visualizada do mundo.porMarca DoveMarca de produtosMídia (Publicidade)FotografiaRetratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Doveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Claudia Regina deSimon, Aline Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2013Aline_Maria_Simon.pdfPF2013Aline_Maria_Simon.pdfMonografia Aline Maria Simonapplication/pdf8564771http://localhost:8080/bitstream/riupf/313/1/PF2013Aline_Maria_Simon.pdfa35b0fd526e9778bb58553f1cd84f71eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/313/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/3132017-05-26 09:53:45.299oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:53:45Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove
title Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove
spellingShingle Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove
Simon, Aline Maria
Marca Dove
Marca de produtos
Mídia (Publicidade)
Fotografia
title_short Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove
title_full Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove
title_fullStr Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove
title_full_unstemmed Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove
title_sort Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove
author Simon, Aline Maria
author_facet Simon, Aline Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Claudia Regina de
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Aline Maria
contributor_str_mv Oliveira, Claudia Regina de
dc.subject.por.fl_str_mv Marca Dove
Marca de produtos
Mídia (Publicidade)
Fotografia
topic Marca Dove
Marca de produtos
Mídia (Publicidade)
Fotografia
description Este estudo aborda os conceitos da mídia espontânea na publicidade, mais especificamente, em uma análise da campanha “Retratos da Real Beleza”, da marca de cosméticos Dove, em 2013. A partir da pesquisa bibliográfica e para facilitar a compreensão do objeto de estudo, são estudados o conceito de mídia e os departamentos que compõem uma agência de Publicidade. Ações inusitadas e criativas de marketing de guerrilha e marketing social exemplificam como é possível adquirir, sem pagar, repercussão na mídia. Um retrospecto da marca Dove e suas campanhas trazem uma abordagem do posicionamento perante um público alvo, o qual é observado na campanha analisada. Os aspectos metodológicos utilizados, além do levantamento bibliográfico e documental, embasam-se pela análise de conteúdo. Leva-se, portanto, em consideração a repercussão da campanha e a discussão que o tema sobre a beleza gerou e adquiriu em matérias jornalísticas, caracterizada como mídia espontânea e tornada a campanha uma das mais visualizada do mundo.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-23T14:16:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-23T14:16:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SIMON, Aline Maria. Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove. 2013. 94 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/313
identifier_str_mv SIMON, Aline Maria. Retratos da real beleza : uma análise sobre a mídia espontânea na campanha da marca Dove. 2013. 94 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/313/1/PF2013Aline_Maria_Simon.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/313/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a35b0fd526e9778bb58553f1cd84f71e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492608684621824