Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Denise Camargo Alves de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24850
Resumo: This is a paper about the mathematics and art teacher´s training in which are approached the theoretical basis of this two subjects, such as, with its interdisciplinarity among the others areas of the knowlegment, language, codes and its technologies, the nature of the Science and its technologies. This basic research points to the interdisciplinarity of these two areas of the knowlegment, by the mathematics and art subjects existent together with the mathematical and visuals elements, dots, line and shape. Analyzing the life of the mathematician Euclides de Alexandria and his work The Elements, composed by 23 books, pointing out his first book, in which such concepts are cited. The same way it s approached Paul Klee s life and his abstracted work, such as his teachings in Bauhaus schools, where the very same concepts are developed by the visual language. Establishing a parallel between the mathematicians Euclides, Lintz and Machado, such as the artists Klee, Kandinsky and Mondrian, stands out the concepts: dots, line and shape in same of their art work. It s fixed, so that the interdisciplinarity in both area of the knowlegment is providing an important contribution to the education.
id UPM_401edd709fb60428c846d5a45d584419
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24850
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:43:24Z2020-05-28T18:11:04Z2008-09-172020-05-28T18:11:04Z2008-08-12ARAÚJO, Denise Camargo Alves de. Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24850This is a paper about the mathematics and art teacher´s training in which are approached the theoretical basis of this two subjects, such as, with its interdisciplinarity among the others areas of the knowlegment, language, codes and its technologies, the nature of the Science and its technologies. This basic research points to the interdisciplinarity of these two areas of the knowlegment, by the mathematics and art subjects existent together with the mathematical and visuals elements, dots, line and shape. Analyzing the life of the mathematician Euclides de Alexandria and his work The Elements, composed by 23 books, pointing out his first book, in which such concepts are cited. The same way it s approached Paul Klee s life and his abstracted work, such as his teachings in Bauhaus schools, where the very same concepts are developed by the visual language. Establishing a parallel between the mathematicians Euclides, Lintz and Machado, such as the artists Klee, Kandinsky and Mondrian, stands out the concepts: dots, line and shape in same of their art work. It s fixed, so that the interdisciplinarity in both area of the knowlegment is providing an important contribution to the education.Este é um trabalho sobre formação de professores de matemática e arte no qual são abordados os fundamentos teóricos dessas duas disciplinas, bem como a sua interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, as ciências da natureza e suas tecnologias. Essa pesquisa bibliográfica aponta para a interdisciplinaridade dessas duas áreas do conhecimento, por meio das disciplinas Matemática e Arte, existente justamente nos conceitos dos elementos matemáticos e visuais: ponto, linha e forma. Abordando a vida do matemático Euclides de Alexandria e sua obra Os Elementos, composta de 23 livros, destacando-se o livro primeiro, onde tais conceitos são citados. Da mesma forma aborda-se a vida de Paul Klee e sua obra abstrata, bem como o seu ensino na escola de Bauhaus, onde os mesmos conceitos são trabalhados por meio da linguagem visual. Fazendo um paralelo entre os matemáticos Euclides, Lintz e Machado, bem como os artistas Klee, Kandinsky e Mondrian, destacam-se os conceitos: ponto, linha e forma em algumas de suas obras de arte. Estabelece-se, então, a interdisciplinaridade nessas duas áreas de conhecimento, proporcionando uma relevante contribuição para a Educação.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriamatemáticageometriaarteinterdisciplinaridadeformação de professoresmathematicsgeometryartinterdisciplinarityteacher s trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANASPonto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874Mizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Smole, Katia Cristina Stoccohttp://lattes.cnpq.br/9985397425835603http://lattes.cnpq.br/6005575007696718Araújo, Denise Camargo Alves dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4256/Denise%20Camargo%20Alves%20de%20Araujo.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1984/1/Denise%20Camargo%20Alves%20de%20Araujo.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248502020-05-28 15:11:04.305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte
title Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte
spellingShingle Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte
Araújo, Denise Camargo Alves de
matemática
geometria
arte
interdisciplinaridade
formação de professores
mathematics
geometry
art
interdisciplinarity
teacher s training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte
title_full Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte
title_fullStr Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte
title_full_unstemmed Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte
title_sort Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte
author Araújo, Denise Camargo Alves de
author_facet Araújo, Denise Camargo Alves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rizolli, Marcos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4808339542698874
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Smole, Katia Cristina Stocco
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9985397425835603
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6005575007696718
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Denise Camargo Alves de
contributor_str_mv Rizolli, Marcos
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Smole, Katia Cristina Stocco
dc.subject.por.fl_str_mv matemática
geometria
arte
interdisciplinaridade
formação de professores
topic matemática
geometria
arte
interdisciplinaridade
formação de professores
mathematics
geometry
art
interdisciplinarity
teacher s training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv mathematics
geometry
art
interdisciplinarity
teacher s training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This is a paper about the mathematics and art teacher´s training in which are approached the theoretical basis of this two subjects, such as, with its interdisciplinarity among the others areas of the knowlegment, language, codes and its technologies, the nature of the Science and its technologies. This basic research points to the interdisciplinarity of these two areas of the knowlegment, by the mathematics and art subjects existent together with the mathematical and visuals elements, dots, line and shape. Analyzing the life of the mathematician Euclides de Alexandria and his work The Elements, composed by 23 books, pointing out his first book, in which such concepts are cited. The same way it s approached Paul Klee s life and his abstracted work, such as his teachings in Bauhaus schools, where the very same concepts are developed by the visual language. Establishing a parallel between the mathematicians Euclides, Lintz and Machado, such as the artists Klee, Kandinsky and Mondrian, stands out the concepts: dots, line and shape in same of their art work. It s fixed, so that the interdisciplinarity in both area of the knowlegment is providing an important contribution to the education.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-17
2020-05-28T18:11:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:24Z
2020-05-28T18:11:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Denise Camargo Alves de. Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24850
identifier_str_mv ARAÚJO, Denise Camargo Alves de. Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177217996029952