Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Bernardeli Costa da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326
Resumo: This study seeks to identify what are the key factors that lead the accounting professional looking for the courses, seminars, conferences, among other several means of continuing education, which contribute to the improvement of knowledge in your area. It is presented in this paper a study based on the theories of Human Capital and Institutional which, with the aid of quantitative methods, aims to raise the main reasons that contribute to maintain and increase the interest of the accounting professional about continuing education. The survey, conducted via online questionnaire in July 2015, counted on the participation of the accounting professionals in the State of São Paulo, and obtained 372 valid responses, which were used as input to the multivariate analysis of technical data known as Factor Analysis. After obtaining the results of the Factor Analysis, performed using the SPSS software, came to the conclusion that the accounting professional is mainly influenced by external factors when searching for continuing education methods, related to inspiration from colleagues, to pressure from organizations, or obligations imposed by laws and rulers standards of the profession.
id UPM_8fee9352cfb0bf9d013face268d5fa3f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26326
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/6428007368512224Silva, Renata Bernardeli Costa daGrecco, Marta Cristina Peluciohttp://lattes.cnpq.br/40253840496263442016-03-15T19:32:57Z2020-05-28T18:17:42Z2016-03-142020-05-28T18:17:42Z2016-02-04This study seeks to identify what are the key factors that lead the accounting professional looking for the courses, seminars, conferences, among other several means of continuing education, which contribute to the improvement of knowledge in your area. It is presented in this paper a study based on the theories of Human Capital and Institutional which, with the aid of quantitative methods, aims to raise the main reasons that contribute to maintain and increase the interest of the accounting professional about continuing education. The survey, conducted via online questionnaire in July 2015, counted on the participation of the accounting professionals in the State of São Paulo, and obtained 372 valid responses, which were used as input to the multivariate analysis of technical data known as Factor Analysis. After obtaining the results of the Factor Analysis, performed using the SPSS software, came to the conclusion that the accounting professional is mainly influenced by external factors when searching for continuing education methods, related to inspiration from colleagues, to pressure from organizations, or obligations imposed by laws and rulers standards of the profession.Este trabalho busca identificar os principais fatores que levam o profissional da contabilidade à procura pelos cursos, seminários, congressos, dentre outros vários meios de educação continuada, que contribuem para o aperfeiçoamento do conhecimento em sua área. Apresentase neste trabalho um estudo baseado nas teorias do Capital Humano e Institucional que, com o auxílio de métodos quantitativos, visa levantar os principais motivos que contribuem para manter e aumentar o interesse do profissional da contabilidade pela educação continuada. A pesquisa, realizada por meio de questionário on-line aplicado em Julho de 2015, contou com a participação de profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo, e obteve 372 respostas válidas, que foram utilizadas como entrada para a técnica de análise multivariada dos dados conhecida como Análise Fatorial. Após a obtenção do resultado da Análise Fatorial, realizada com auxílio do software SPSS, chegou-se à conclusão de que o profissional da contabilidade é influenciado principalmente por fatores externos quando da busca por métodos de educação continuada, sejam eles relacionados à inspiração nos colegas de trabalho, à pressão das organizações, ou às obrigações impostas por leis e normas regentes da profissão.application/pdfSILVA, Renata Bernardeli Costa da. Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação continuadaprofissional da contabilidadeteoria institucionalisomorfismocontinuing educationaccounting professionalinstitutional theoryisomorphismCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3243/RENATA%20BERNARDELI%20COSTA%20DA%20SILVA.pdf.jpgEducação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEOyadomari, José Carlos Tiomatsuhttp://lattes.cnpq.br/5722412463663652Vieira, Almir Martinshttp://lattes.cnpq.br/4298642111341453Geron, Cecilia Moraes Santostasohttp://lattes.cnpq.br/1581460546752349Murcia, Fernando Dal Rihttp://lattes.cnpq.br/4381069393306113BRCiências ContábeisUPMControladoria EmpresarialOREORE.xmltext/xml2734https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a012cdf1-6c02-48d2-bac4-8e6819b9613a/download1ed229fcf2c9661a102340f6c5ccf7a0MD51ORIGINALRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdfRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdfapplication/pdf1769716https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/06411dc4-402f-4ac8-b667-8c1e32f75f89/downloadb29229996bf5d7ddb6e2c0af513cd9b8MD52TEXTRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdf.txtRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain178802https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ae945fd-30db-46de-b6d6-e69d9e68fe4f/downloadf288bd584a5f6a3cee96342ac4d1cd2eMD53THUMBNAILRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdf.jpgRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/25bc08b6-895b-4a8c-9c91-fa084d3df1bd/downloade283a4d437e1350f1c1555dce0172632MD5410899/263262022-03-14 19:42:04.012oai:dspace.mackenzie.br:10899/26326https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:42:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
title Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
spellingShingle Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
Silva, Renata Bernardeli Costa da
educação continuada
profissional da contabilidade
teoria institucional
isomorfismo
continuing education
accounting professional
institutional theory
isomorphism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
title_full Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
title_fullStr Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
title_full_unstemmed Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
title_sort Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
author Silva, Renata Bernardeli Costa da
author_facet Silva, Renata Bernardeli Costa da
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6428007368512224
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Bernardeli Costa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grecco, Marta Cristina Pelucio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4025384049626344
contributor_str_mv Grecco, Marta Cristina Pelucio
dc.subject.por.fl_str_mv educação continuada
profissional da contabilidade
teoria institucional
isomorfismo
topic educação continuada
profissional da contabilidade
teoria institucional
isomorfismo
continuing education
accounting professional
institutional theory
isomorphism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
dc.subject.eng.fl_str_mv continuing education
accounting professional
institutional theory
isomorphism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description This study seeks to identify what are the key factors that lead the accounting professional looking for the courses, seminars, conferences, among other several means of continuing education, which contribute to the improvement of knowledge in your area. It is presented in this paper a study based on the theories of Human Capital and Institutional which, with the aid of quantitative methods, aims to raise the main reasons that contribute to maintain and increase the interest of the accounting professional about continuing education. The survey, conducted via online questionnaire in July 2015, counted on the participation of the accounting professionals in the State of São Paulo, and obtained 372 valid responses, which were used as input to the multivariate analysis of technical data known as Factor Analysis. After obtaining the results of the Factor Analysis, performed using the SPSS software, came to the conclusion that the accounting professional is mainly influenced by external factors when searching for continuing education methods, related to inspiration from colleagues, to pressure from organizations, or obligations imposed by laws and rulers standards of the profession.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:32:57Z
2020-05-28T18:17:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-14
2020-05-28T18:17:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Renata Bernardeli Costa da. Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326
identifier_str_mv SILVA, Renata Bernardeli Costa da. Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a012cdf1-6c02-48d2-bac4-8e6819b9613a/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/06411dc4-402f-4ac8-b667-8c1e32f75f89/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ae945fd-30db-46de-b6d6-e69d9e68fe4f/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/25bc08b6-895b-4a8c-9c91-fa084d3df1bd/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ed229fcf2c9661a102340f6c5ccf7a0
b29229996bf5d7ddb6e2c0af513cd9b8
f288bd584a5f6a3cee96342ac4d1cd2e
e283a4d437e1350f1c1555dce0172632
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819966870257664