Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326 |
Resumo: | This study seeks to identify what are the key factors that lead the accounting professional looking for the courses, seminars, conferences, among other several means of continuing education, which contribute to the improvement of knowledge in your area. It is presented in this paper a study based on the theories of Human Capital and Institutional which, with the aid of quantitative methods, aims to raise the main reasons that contribute to maintain and increase the interest of the accounting professional about continuing education. The survey, conducted via online questionnaire in July 2015, counted on the participation of the accounting professionals in the State of São Paulo, and obtained 372 valid responses, which were used as input to the multivariate analysis of technical data known as Factor Analysis. After obtaining the results of the Factor Analysis, performed using the SPSS software, came to the conclusion that the accounting professional is mainly influenced by external factors when searching for continuing education methods, related to inspiration from colleagues, to pressure from organizations, or obligations imposed by laws and rulers standards of the profession. |
id |
UPM_8fee9352cfb0bf9d013face268d5fa3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/26326 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/6428007368512224Silva, Renata Bernardeli Costa daGrecco, Marta Cristina Peluciohttp://lattes.cnpq.br/40253840496263442016-03-15T19:32:57Z2020-05-28T18:17:42Z2016-03-142020-05-28T18:17:42Z2016-02-04This study seeks to identify what are the key factors that lead the accounting professional looking for the courses, seminars, conferences, among other several means of continuing education, which contribute to the improvement of knowledge in your area. It is presented in this paper a study based on the theories of Human Capital and Institutional which, with the aid of quantitative methods, aims to raise the main reasons that contribute to maintain and increase the interest of the accounting professional about continuing education. The survey, conducted via online questionnaire in July 2015, counted on the participation of the accounting professionals in the State of São Paulo, and obtained 372 valid responses, which were used as input to the multivariate analysis of technical data known as Factor Analysis. After obtaining the results of the Factor Analysis, performed using the SPSS software, came to the conclusion that the accounting professional is mainly influenced by external factors when searching for continuing education methods, related to inspiration from colleagues, to pressure from organizations, or obligations imposed by laws and rulers standards of the profession.Este trabalho busca identificar os principais fatores que levam o profissional da contabilidade à procura pelos cursos, seminários, congressos, dentre outros vários meios de educação continuada, que contribuem para o aperfeiçoamento do conhecimento em sua área. Apresentase neste trabalho um estudo baseado nas teorias do Capital Humano e Institucional que, com o auxílio de métodos quantitativos, visa levantar os principais motivos que contribuem para manter e aumentar o interesse do profissional da contabilidade pela educação continuada. A pesquisa, realizada por meio de questionário on-line aplicado em Julho de 2015, contou com a participação de profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo, e obteve 372 respostas válidas, que foram utilizadas como entrada para a técnica de análise multivariada dos dados conhecida como Análise Fatorial. Após a obtenção do resultado da Análise Fatorial, realizada com auxílio do software SPSS, chegou-se à conclusão de que o profissional da contabilidade é influenciado principalmente por fatores externos quando da busca por métodos de educação continuada, sejam eles relacionados à inspiração nos colegas de trabalho, à pressão das organizações, ou às obrigações impostas por leis e normas regentes da profissão.application/pdfSILVA, Renata Bernardeli Costa da. Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação continuadaprofissional da contabilidadeteoria institucionalisomorfismocontinuing educationaccounting professionalinstitutional theoryisomorphismCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3243/RENATA%20BERNARDELI%20COSTA%20DA%20SILVA.pdf.jpgEducação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEOyadomari, José Carlos Tiomatsuhttp://lattes.cnpq.br/5722412463663652Vieira, Almir Martinshttp://lattes.cnpq.br/4298642111341453Geron, Cecilia Moraes Santostasohttp://lattes.cnpq.br/1581460546752349Murcia, Fernando Dal Rihttp://lattes.cnpq.br/4381069393306113BRCiências ContábeisUPMControladoria EmpresarialOREORE.xmltext/xml2734https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a012cdf1-6c02-48d2-bac4-8e6819b9613a/download1ed229fcf2c9661a102340f6c5ccf7a0MD51ORIGINALRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdfRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdfapplication/pdf1769716https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/06411dc4-402f-4ac8-b667-8c1e32f75f89/downloadb29229996bf5d7ddb6e2c0af513cd9b8MD52TEXTRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdf.txtRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain178802https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ae945fd-30db-46de-b6d6-e69d9e68fe4f/downloadf288bd584a5f6a3cee96342ac4d1cd2eMD53THUMBNAILRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdf.jpgRENATA BERNARDELI COSTA DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/25bc08b6-895b-4a8c-9c91-fa084d3df1bd/downloade283a4d437e1350f1c1555dce0172632MD5410899/263262022-03-14 19:42:04.012oai:dspace.mackenzie.br:10899/26326https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:42:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências |
title |
Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências |
spellingShingle |
Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências Silva, Renata Bernardeli Costa da educação continuada profissional da contabilidade teoria institucional isomorfismo continuing education accounting professional institutional theory isomorphism CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências |
title_full |
Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências |
title_fullStr |
Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências |
title_full_unstemmed |
Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências |
title_sort |
Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências |
author |
Silva, Renata Bernardeli Costa da |
author_facet |
Silva, Renata Bernardeli Costa da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6428007368512224 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renata Bernardeli Costa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grecco, Marta Cristina Pelucio |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4025384049626344 |
contributor_str_mv |
Grecco, Marta Cristina Pelucio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação continuada profissional da contabilidade teoria institucional isomorfismo |
topic |
educação continuada profissional da contabilidade teoria institucional isomorfismo continuing education accounting professional institutional theory isomorphism CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
continuing education accounting professional institutional theory isomorphism |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
This study seeks to identify what are the key factors that lead the accounting professional looking for the courses, seminars, conferences, among other several means of continuing education, which contribute to the improvement of knowledge in your area. It is presented in this paper a study based on the theories of Human Capital and Institutional which, with the aid of quantitative methods, aims to raise the main reasons that contribute to maintain and increase the interest of the accounting professional about continuing education. The survey, conducted via online questionnaire in July 2015, counted on the participation of the accounting professionals in the State of São Paulo, and obtained 372 valid responses, which were used as input to the multivariate analysis of technical data known as Factor Analysis. After obtaining the results of the Factor Analysis, performed using the SPSS software, came to the conclusion that the accounting professional is mainly influenced by external factors when searching for continuing education methods, related to inspiration from colleagues, to pressure from organizations, or obligations imposed by laws and rulers standards of the profession. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:32:57Z 2020-05-28T18:17:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-14 2020-05-28T18:17:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Renata Bernardeli Costa da. Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326 |
identifier_str_mv |
SILVA, Renata Bernardeli Costa da. Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a012cdf1-6c02-48d2-bac4-8e6819b9613a/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/06411dc4-402f-4ac8-b667-8c1e32f75f89/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ae945fd-30db-46de-b6d6-e69d9e68fe4f/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/25bc08b6-895b-4a8c-9c91-fa084d3df1bd/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ed229fcf2c9661a102340f6c5ccf7a0 b29229996bf5d7ddb6e2c0af513cd9b8 f288bd584a5f6a3cee96342ac4d1cd2e e283a4d437e1350f1c1555dce0172632 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819966870257664 |