Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26549 |
Resumo: | Refletir a respeito da práxis docente foi o ponto de partida para o desenvolvimento da presente pesquisa. É a partir da reflexão sobre a prática, um aspecto essencial para o professor, que caminhos metodológicos são priorizados e a aprendizagem é facilitada. Uma vez a que vida é dinâmica e a forma de ensinar também precisa desse mesmo dinamismo para acompanhar as novas demandas dos estudantes e do contexto que os cerca, diversas estratégias didático-metodológicas devem ser implementadas na busca de um processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Nesta dissertação, cujo caminho metodológico privilegiado foi o do relato de experiência, será apresentada uma proposta pedagógica que valorize, como estratégia, a dinâmica de convivência, a roda de conversa, o diálogo e a amorosidade, a fim de que se produza uma relação positiva entre professor e aluno, a qual reverberou em ações pedagógicas que promoveram uma aprendizagem humanizadora e significativa. Tais atividades buscaram desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, habilidades cognitivas e socioemocionais que resultaram em participações protagonistas dos discentes, permeadas de reflexão, criticidade, autonomia, empatia, solidariedade e amorosidade, à luz da concepção de educação de Paulo Freire que inspirou um olhar humanizador e crítico ao ato de ensinar. |
id |
UPM_92fb607f9f416cfd6aa2c04408fa7516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/26549 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8867051797313548Alves, Carla BatistaVasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/25631767128702502020-09-30T14:39:01Z2020-12-07T15:08:13Z2020-12-07T15:08:13Z2020-08-05Refletir a respeito da práxis docente foi o ponto de partida para o desenvolvimento da presente pesquisa. É a partir da reflexão sobre a prática, um aspecto essencial para o professor, que caminhos metodológicos são priorizados e a aprendizagem é facilitada. Uma vez a que vida é dinâmica e a forma de ensinar também precisa desse mesmo dinamismo para acompanhar as novas demandas dos estudantes e do contexto que os cerca, diversas estratégias didático-metodológicas devem ser implementadas na busca de um processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Nesta dissertação, cujo caminho metodológico privilegiado foi o do relato de experiência, será apresentada uma proposta pedagógica que valorize, como estratégia, a dinâmica de convivência, a roda de conversa, o diálogo e a amorosidade, a fim de que se produza uma relação positiva entre professor e aluno, a qual reverberou em ações pedagógicas que promoveram uma aprendizagem humanizadora e significativa. Tais atividades buscaram desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, habilidades cognitivas e socioemocionais que resultaram em participações protagonistas dos discentes, permeadas de reflexão, criticidade, autonomia, empatia, solidariedade e amorosidade, à luz da concepção de educação de Paulo Freire que inspirou um olhar humanizador e crítico ao ato de ensinar.Reflecting on the teaching praxis was the starting point for the development of this research. It is an essential aspect for the teacher that methodological paths are prioritized, and learning facilitated. If Life is dynamic, the way of teaching also needs to be updated with the new demands of students and the context around them; several didactic-methodological strategies should be implemented in the search for a more satisfactory teaching-learning process. In this essay, which methodological path chosen was based in an experience report. The pedagogical proposal to be reported brings value strategically the dynamics of coexistence, the conversation circle, dialogue and kindness in order to produce a positive relationship between professor and student which reverberates in pedagogical actions that promote a humanizing and meaningful learning. These activities developed, in Portuguese language classes, cognitive and socio-emotional skills that resulted in the protagonist participation of the students permeated by reflection, criticality, autonomy, empathy and solidarity according to Paulo Freire's conception of education that inspired a humanizing and critical look at the act of teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfALVES, Carla Batista. Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa. 2020. 82 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26549praxis teachingteaching strategieshumanizing learningexperience reportbasic educationPaulo FreireporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesspráxis docenteestratégias de ensinoaprendizagem humanizadorarelato de experiênciaeducação básicaPaulo FreireCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBrito, Regina Helena Pires deBispo, Silvana Alves da SilvaBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasORIGINALCarla Batista Alves.pdfCarla Batista Alves.pdfapplication/pdf1840769https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8ec83b81-b66b-46f8-8ae0-29d7a74aeb3e/download789016aade81ce0f18a0fe0c122fae6fMD51TEXTCarla Batista Alves.pdf.txtCarla Batista Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain153081https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a6a07b9a-5461-4640-8ee4-38db3f31c189/downloadd0ab760d5a85ff8705d75d5e95042bd8MD52THUMBNAILCarla Batista Alves.pdf.jpgCarla Batista Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8c5b3f5b-1572-4ed7-a199-62f49a83b5d5/download1568f357de28a2f58e4c75a726f376deMD5310899/265492022-03-14 19:59:03.266http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/26549https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:59:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa |
title |
Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa |
spellingShingle |
Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa Alves, Carla Batista práxis docente estratégias de ensino aprendizagem humanizadora relato de experiência educação básica Paulo Freire CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa |
title_full |
Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa |
title_fullStr |
Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa |
title_sort |
Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa |
author |
Alves, Carla Batista |
author_facet |
Alves, Carla Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8867051797313548 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Carla Batista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2563176712870250 |
contributor_str_mv |
Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práxis docente estratégias de ensino aprendizagem humanizadora relato de experiência educação básica Paulo Freire |
topic |
práxis docente estratégias de ensino aprendizagem humanizadora relato de experiência educação básica Paulo Freire CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Refletir a respeito da práxis docente foi o ponto de partida para o desenvolvimento da presente pesquisa. É a partir da reflexão sobre a prática, um aspecto essencial para o professor, que caminhos metodológicos são priorizados e a aprendizagem é facilitada. Uma vez a que vida é dinâmica e a forma de ensinar também precisa desse mesmo dinamismo para acompanhar as novas demandas dos estudantes e do contexto que os cerca, diversas estratégias didático-metodológicas devem ser implementadas na busca de um processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Nesta dissertação, cujo caminho metodológico privilegiado foi o do relato de experiência, será apresentada uma proposta pedagógica que valorize, como estratégia, a dinâmica de convivência, a roda de conversa, o diálogo e a amorosidade, a fim de que se produza uma relação positiva entre professor e aluno, a qual reverberou em ações pedagógicas que promoveram uma aprendizagem humanizadora e significativa. Tais atividades buscaram desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, habilidades cognitivas e socioemocionais que resultaram em participações protagonistas dos discentes, permeadas de reflexão, criticidade, autonomia, empatia, solidariedade e amorosidade, à luz da concepção de educação de Paulo Freire que inspirou um olhar humanizador e crítico ao ato de ensinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-30T14:39:01Z 2020-12-07T15:08:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-07T15:08:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Carla Batista. Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa. 2020. 82 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26549 |
identifier_str_mv |
ALVES, Carla Batista. Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa. 2020. 82 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8ec83b81-b66b-46f8-8ae0-29d7a74aeb3e/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a6a07b9a-5461-4640-8ee4-38db3f31c189/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8c5b3f5b-1572-4ed7-a199-62f49a83b5d5/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
789016aade81ce0f18a0fe0c122fae6f d0ab760d5a85ff8705d75d5e95042bd8 1568f357de28a2f58e4c75a726f376de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819990437003264 |