Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carla Batista
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26549
Resumo: Refletir a respeito da práxis docente foi o ponto de partida para o desenvolvimento da presente pesquisa. É a partir da reflexão sobre a prática, um aspecto essencial para o professor, que caminhos metodológicos são priorizados e a aprendizagem é facilitada. Uma vez a que vida é dinâmica e a forma de ensinar também precisa desse mesmo dinamismo para acompanhar as novas demandas dos estudantes e do contexto que os cerca, diversas estratégias didático-metodológicas devem ser implementadas na busca de um processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Nesta dissertação, cujo caminho metodológico privilegiado foi o do relato de experiência, será apresentada uma proposta pedagógica que valorize, como estratégia, a dinâmica de convivência, a roda de conversa, o diálogo e a amorosidade, a fim de que se produza uma relação positiva entre professor e aluno, a qual reverberou em ações pedagógicas que promoveram uma aprendizagem humanizadora e significativa. Tais atividades buscaram desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, habilidades cognitivas e socioemocionais que resultaram em participações protagonistas dos discentes, permeadas de reflexão, criticidade, autonomia, empatia, solidariedade e amorosidade, à luz da concepção de educação de Paulo Freire que inspirou um olhar humanizador e crítico ao ato de ensinar.
id UPM_92fb607f9f416cfd6aa2c04408fa7516
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26549
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8867051797313548Alves, Carla BatistaVasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/25631767128702502020-09-30T14:39:01Z2020-12-07T15:08:13Z2020-12-07T15:08:13Z2020-08-05Refletir a respeito da práxis docente foi o ponto de partida para o desenvolvimento da presente pesquisa. É a partir da reflexão sobre a prática, um aspecto essencial para o professor, que caminhos metodológicos são priorizados e a aprendizagem é facilitada. Uma vez a que vida é dinâmica e a forma de ensinar também precisa desse mesmo dinamismo para acompanhar as novas demandas dos estudantes e do contexto que os cerca, diversas estratégias didático-metodológicas devem ser implementadas na busca de um processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Nesta dissertação, cujo caminho metodológico privilegiado foi o do relato de experiência, será apresentada uma proposta pedagógica que valorize, como estratégia, a dinâmica de convivência, a roda de conversa, o diálogo e a amorosidade, a fim de que se produza uma relação positiva entre professor e aluno, a qual reverberou em ações pedagógicas que promoveram uma aprendizagem humanizadora e significativa. Tais atividades buscaram desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, habilidades cognitivas e socioemocionais que resultaram em participações protagonistas dos discentes, permeadas de reflexão, criticidade, autonomia, empatia, solidariedade e amorosidade, à luz da concepção de educação de Paulo Freire que inspirou um olhar humanizador e crítico ao ato de ensinar.Reflecting on the teaching praxis was the starting point for the development of this research. It is an essential aspect for the teacher that methodological paths are prioritized, and learning facilitated. If Life is dynamic, the way of teaching also needs to be updated with the new demands of students and the context around them; several didactic-methodological strategies should be implemented in the search for a more satisfactory teaching-learning process. In this essay, which methodological path chosen was based in an experience report. The pedagogical proposal to be reported brings value strategically the dynamics of coexistence, the conversation circle, dialogue and kindness in order to produce a positive relationship between professor and student which reverberates in pedagogical actions that promote a humanizing and meaningful learning. These activities developed, in Portuguese language classes, cognitive and socio-emotional skills that resulted in the protagonist participation of the students permeated by reflection, criticality, autonomy, empathy and solidarity according to Paulo Freire's conception of education that inspired a humanizing and critical look at the act of teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfALVES, Carla Batista. Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa. 2020. 82 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26549praxis teachingteaching strategieshumanizing learningexperience reportbasic educationPaulo FreireporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesspráxis docenteestratégias de ensinoaprendizagem humanizadorarelato de experiênciaeducação básicaPaulo FreireCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBrito, Regina Helena Pires deBispo, Silvana Alves da SilvaBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasORIGINALCarla Batista Alves.pdfCarla Batista Alves.pdfapplication/pdf1840769https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8ec83b81-b66b-46f8-8ae0-29d7a74aeb3e/download789016aade81ce0f18a0fe0c122fae6fMD51TEXTCarla Batista Alves.pdf.txtCarla Batista Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain153081https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a6a07b9a-5461-4640-8ee4-38db3f31c189/downloadd0ab760d5a85ff8705d75d5e95042bd8MD52THUMBNAILCarla Batista Alves.pdf.jpgCarla Batista Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8c5b3f5b-1572-4ed7-a199-62f49a83b5d5/download1568f357de28a2f58e4c75a726f376deMD5310899/265492022-03-14 19:59:03.266http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/26549https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:59:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa
title Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa
spellingShingle Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa
Alves, Carla Batista
práxis docente
estratégias de ensino
aprendizagem humanizadora
relato de experiência
educação básica
Paulo Freire
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa
title_full Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa
title_fullStr Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa
title_full_unstemmed Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa
title_sort Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa
author Alves, Carla Batista
author_facet Alves, Carla Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8867051797313548
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carla Batista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2563176712870250
contributor_str_mv Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv práxis docente
estratégias de ensino
aprendizagem humanizadora
relato de experiência
educação básica
Paulo Freire
topic práxis docente
estratégias de ensino
aprendizagem humanizadora
relato de experiência
educação básica
Paulo Freire
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Refletir a respeito da práxis docente foi o ponto de partida para o desenvolvimento da presente pesquisa. É a partir da reflexão sobre a prática, um aspecto essencial para o professor, que caminhos metodológicos são priorizados e a aprendizagem é facilitada. Uma vez a que vida é dinâmica e a forma de ensinar também precisa desse mesmo dinamismo para acompanhar as novas demandas dos estudantes e do contexto que os cerca, diversas estratégias didático-metodológicas devem ser implementadas na busca de um processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Nesta dissertação, cujo caminho metodológico privilegiado foi o do relato de experiência, será apresentada uma proposta pedagógica que valorize, como estratégia, a dinâmica de convivência, a roda de conversa, o diálogo e a amorosidade, a fim de que se produza uma relação positiva entre professor e aluno, a qual reverberou em ações pedagógicas que promoveram uma aprendizagem humanizadora e significativa. Tais atividades buscaram desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, habilidades cognitivas e socioemocionais que resultaram em participações protagonistas dos discentes, permeadas de reflexão, criticidade, autonomia, empatia, solidariedade e amorosidade, à luz da concepção de educação de Paulo Freire que inspirou um olhar humanizador e crítico ao ato de ensinar.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-30T14:39:01Z
2020-12-07T15:08:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-07T15:08:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Carla Batista. Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa. 2020. 82 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26549
identifier_str_mv ALVES, Carla Batista. Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa. 2020. 82 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8ec83b81-b66b-46f8-8ae0-29d7a74aeb3e/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a6a07b9a-5461-4640-8ee4-38db3f31c189/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8c5b3f5b-1572-4ed7-a199-62f49a83b5d5/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 789016aade81ce0f18a0fe0c122fae6f
d0ab760d5a85ff8705d75d5e95042bd8
1568f357de28a2f58e4c75a726f376de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819990437003264