Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24634 |
Resumo: | A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente não se limitam às fases iniciais da docência, nem a modelos prescritivos de treinamento. O cotidiano profissional do professor é marcado por práticas e desafios resultantes das mais variadas experiências vivenciadas, porém, poucas vezes socializadas. Tendo a experiência profissional como eixo norteador deste trabalho; considera-se, o professor, em seu local de trabalho, como o principal produtor de conhecimentos sobre sua própria prática docente. Como referencial teórico, utilizam-se teorias que têm na epistemologia da prática o seu alicerce, tais como: base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico; grupos colaborativos e comunidades de aprendizagem; professor reflexivo e postura investigativa. Particularmente, este trabalho atenta para um grupo de quatro professores experientes de língua inglesa que atuam no ensino superior, público e tecnológico. A partir de uma perspectiva colaborativa de trabalho, busca-se compreender como esse grupo analisa suas aprendizagens, suas práticas pedagógicas e as próprias contribuições das ações exercidas pelo grupo como espaço de desenvolvimento da docência. Para tanto, constitui-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que adota como estratégia metodológica a pesquisa narrativa. Ao longo de oito meses, encontros quinzenais, coletivos e individuais, foram gravados e transcritos os quais vêm a compor os textos de campo usados como coleta de dados. A análise das narrativas coletivas e das histórias de vida individual dá-se de acordo com o conceito de espaço tridimensional da narrativa (Clandinin & Connelly, 2015) e confirmam o grupo como um espaço de formação que potencializa o desenvolvimento de paisagens de conhecimento profissional. |
id |
UPM_e9b480fd60ac4cd64b518700ad5445b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24634 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Ramirez, Rodrigo AvellaMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/38758575143223362017-08-01T17:54:26Z2020-05-28T18:09:54Z2020-05-28T18:09:54Z2017-06-13A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente não se limitam às fases iniciais da docência, nem a modelos prescritivos de treinamento. O cotidiano profissional do professor é marcado por práticas e desafios resultantes das mais variadas experiências vivenciadas, porém, poucas vezes socializadas. Tendo a experiência profissional como eixo norteador deste trabalho; considera-se, o professor, em seu local de trabalho, como o principal produtor de conhecimentos sobre sua própria prática docente. Como referencial teórico, utilizam-se teorias que têm na epistemologia da prática o seu alicerce, tais como: base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico; grupos colaborativos e comunidades de aprendizagem; professor reflexivo e postura investigativa. Particularmente, este trabalho atenta para um grupo de quatro professores experientes de língua inglesa que atuam no ensino superior, público e tecnológico. A partir de uma perspectiva colaborativa de trabalho, busca-se compreender como esse grupo analisa suas aprendizagens, suas práticas pedagógicas e as próprias contribuições das ações exercidas pelo grupo como espaço de desenvolvimento da docência. Para tanto, constitui-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que adota como estratégia metodológica a pesquisa narrativa. Ao longo de oito meses, encontros quinzenais, coletivos e individuais, foram gravados e transcritos os quais vêm a compor os textos de campo usados como coleta de dados. A análise das narrativas coletivas e das histórias de vida individual dá-se de acordo com o conceito de espaço tridimensional da narrativa (Clandinin & Connelly, 2015) e confirmam o grupo como um espaço de formação que potencializa o desenvolvimento de paisagens de conhecimento profissional.Teacher education and professional development are not limited to the initial phases of teaching, or to prescriptive models of training. The professional daily life of the teacher is marked by practices and challenges resulting from the most varied experiences lived, though, rarely socialized. Having the professional experience as the guiding principle of this work; the professor, in his place of work, is regarded as the main producer of knowledge upon his own pedagogical practice. The theoretical background draws on theories that have in the epistemology of the practice its foundation, such as: knowledge base of teaching and the process of pedagogical reasoning; collaborative groups and learning communities; reflexive practice and narrative inquiry. In particular, this work focuses on a group of four experienced English language teachers working in higher education at a public and technology school. From a collaborative perspective of work, it is sought to understand how this group analyzes their learning, their pedagogical practices and contributions derived from the actions exerted by the group itself as a space for the development of teaching. In light of that, a research of a qualitative nature is employed, adopting narrative inquiry as a methodological strategy. Over the course of eight months, biweekly, collective and individual meetings were recorded and transcribed, which came later to compose the field texts used as data collection. The analysis of collective narratives and individual life histories is in accordance with the concept of three-dimensional narrative space (Clandinin & Connelly, 2015) and confirm the group as a conducive environment to foster the development of landscapes of professional knowledge.application/pdfRAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência : a língua inglesa no ensino superior tecnológico : experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24634teacher educationprofessional developmentcollaborative groupnarrative inquiryteacher´s professional knowledge landscapesporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessaprendizagem docentedesenvolvimento profissionalgrupo colaborativopesquisa narrativapaisagens de conhecimento profissionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/14475/Rodrigo%20Avella%20Ramirez.pdf.jpgAprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAndrade, Maria de Fátima Ramos deAmbrogi, Ingrid HottePeterossi, Helena GemignaniReali, Aline de Medeiros RodriguesBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALRodrigo Avella Ramirez.pdfRodrigo Avella Ramirez.pdfapplication/pdf2120111https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84c68cce-79a4-4888-b878-b31e806d5e48/download3a9ccd8047f17dcc87faafc9d4427927MD51TEXTRodrigo Avella Ramirez.pdf.txtRodrigo Avella Ramirez.pdf.txtExtracted texttext/plain364052https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0bb912fb-8263-4ff4-a803-a7745e65c224/download8dd7de9420b9b05cf94dc2dd1bcec15aMD52THUMBNAILRodrigo Avella Ramirez.pdf.jpgRodrigo Avella Ramirez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/09a54c23-87bf-4387-bca1-65458d9df48e/downloadfbed1bfd44aa3947a20077de54b18311MD5310899/246342022-03-14 15:32:03.607http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24634https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:32:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios |
title |
Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios |
spellingShingle |
Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios Ramirez, Rodrigo Avella aprendizagem docente desenvolvimento profissional grupo colaborativo pesquisa narrativa paisagens de conhecimento profissional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios |
title_full |
Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios |
title_fullStr |
Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios |
title_sort |
Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios |
author |
Ramirez, Rodrigo Avella |
author_facet |
Ramirez, Rodrigo Avella |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2121396261196481 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramirez, Rodrigo Avella |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3875857514322336 |
contributor_str_mv |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem docente desenvolvimento profissional grupo colaborativo pesquisa narrativa paisagens de conhecimento profissional |
topic |
aprendizagem docente desenvolvimento profissional grupo colaborativo pesquisa narrativa paisagens de conhecimento profissional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente não se limitam às fases iniciais da docência, nem a modelos prescritivos de treinamento. O cotidiano profissional do professor é marcado por práticas e desafios resultantes das mais variadas experiências vivenciadas, porém, poucas vezes socializadas. Tendo a experiência profissional como eixo norteador deste trabalho; considera-se, o professor, em seu local de trabalho, como o principal produtor de conhecimentos sobre sua própria prática docente. Como referencial teórico, utilizam-se teorias que têm na epistemologia da prática o seu alicerce, tais como: base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico; grupos colaborativos e comunidades de aprendizagem; professor reflexivo e postura investigativa. Particularmente, este trabalho atenta para um grupo de quatro professores experientes de língua inglesa que atuam no ensino superior, público e tecnológico. A partir de uma perspectiva colaborativa de trabalho, busca-se compreender como esse grupo analisa suas aprendizagens, suas práticas pedagógicas e as próprias contribuições das ações exercidas pelo grupo como espaço de desenvolvimento da docência. Para tanto, constitui-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que adota como estratégia metodológica a pesquisa narrativa. Ao longo de oito meses, encontros quinzenais, coletivos e individuais, foram gravados e transcritos os quais vêm a compor os textos de campo usados como coleta de dados. A análise das narrativas coletivas e das histórias de vida individual dá-se de acordo com o conceito de espaço tridimensional da narrativa (Clandinin & Connelly, 2015) e confirmam o grupo como um espaço de formação que potencializa o desenvolvimento de paisagens de conhecimento profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-01T17:54:26Z 2020-05-28T18:09:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:09:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência : a língua inglesa no ensino superior tecnológico : experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24634 |
identifier_str_mv |
RAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência : a língua inglesa no ensino superior tecnológico : experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84c68cce-79a4-4888-b878-b31e806d5e48/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0bb912fb-8263-4ff4-a803-a7745e65c224/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/09a54c23-87bf-4387-bca1-65458d9df48e/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a9ccd8047f17dcc87faafc9d4427927 8dd7de9420b9b05cf94dc2dd1bcec15a fbed1bfd44aa3947a20077de54b18311 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819980323487744 |