Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramirez, Rodrigo Avella
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24634
Resumo: A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente não se limitam às fases iniciais da docência, nem a modelos prescritivos de treinamento. O cotidiano profissional do professor é marcado por práticas e desafios resultantes das mais variadas experiências vivenciadas, porém, poucas vezes socializadas. Tendo a experiência profissional como eixo norteador deste trabalho; considera-se, o professor, em seu local de trabalho, como o principal produtor de conhecimentos sobre sua própria prática docente. Como referencial teórico, utilizam-se teorias que têm na epistemologia da prática o seu alicerce, tais como: base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico; grupos colaborativos e comunidades de aprendizagem; professor reflexivo e postura investigativa. Particularmente, este trabalho atenta para um grupo de quatro professores experientes de língua inglesa que atuam no ensino superior, público e tecnológico. A partir de uma perspectiva colaborativa de trabalho, busca-se compreender como esse grupo analisa suas aprendizagens, suas práticas pedagógicas e as próprias contribuições das ações exercidas pelo grupo como espaço de desenvolvimento da docência. Para tanto, constitui-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que adota como estratégia metodológica a pesquisa narrativa. Ao longo de oito meses, encontros quinzenais, coletivos e individuais, foram gravados e transcritos os quais vêm a compor os textos de campo usados como coleta de dados. A análise das narrativas coletivas e das histórias de vida individual dá-se de acordo com o conceito de espaço tridimensional da narrativa (Clandinin & Connelly, 2015) e confirmam o grupo como um espaço de formação que potencializa o desenvolvimento de paisagens de conhecimento profissional.
id UPM_e9b480fd60ac4cd64b518700ad5445b1
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24634
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Ramirez, Rodrigo AvellaMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/38758575143223362017-08-01T17:54:26Z2020-05-28T18:09:54Z2020-05-28T18:09:54Z2017-06-13A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente não se limitam às fases iniciais da docência, nem a modelos prescritivos de treinamento. O cotidiano profissional do professor é marcado por práticas e desafios resultantes das mais variadas experiências vivenciadas, porém, poucas vezes socializadas. Tendo a experiência profissional como eixo norteador deste trabalho; considera-se, o professor, em seu local de trabalho, como o principal produtor de conhecimentos sobre sua própria prática docente. Como referencial teórico, utilizam-se teorias que têm na epistemologia da prática o seu alicerce, tais como: base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico; grupos colaborativos e comunidades de aprendizagem; professor reflexivo e postura investigativa. Particularmente, este trabalho atenta para um grupo de quatro professores experientes de língua inglesa que atuam no ensino superior, público e tecnológico. A partir de uma perspectiva colaborativa de trabalho, busca-se compreender como esse grupo analisa suas aprendizagens, suas práticas pedagógicas e as próprias contribuições das ações exercidas pelo grupo como espaço de desenvolvimento da docência. Para tanto, constitui-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que adota como estratégia metodológica a pesquisa narrativa. Ao longo de oito meses, encontros quinzenais, coletivos e individuais, foram gravados e transcritos os quais vêm a compor os textos de campo usados como coleta de dados. A análise das narrativas coletivas e das histórias de vida individual dá-se de acordo com o conceito de espaço tridimensional da narrativa (Clandinin & Connelly, 2015) e confirmam o grupo como um espaço de formação que potencializa o desenvolvimento de paisagens de conhecimento profissional.Teacher education and professional development are not limited to the initial phases of teaching, or to prescriptive models of training. The professional daily life of the teacher is marked by practices and challenges resulting from the most varied experiences lived, though, rarely socialized. Having the professional experience as the guiding principle of this work; the professor, in his place of work, is regarded as the main producer of knowledge upon his own pedagogical practice. The theoretical background draws on theories that have in the epistemology of the practice its foundation, such as: knowledge base of teaching and the process of pedagogical reasoning; collaborative groups and learning communities; reflexive practice and narrative inquiry. In particular, this work focuses on a group of four experienced English language teachers working in higher education at a public and technology school. From a collaborative perspective of work, it is sought to understand how this group analyzes their learning, their pedagogical practices and contributions derived from the actions exerted by the group itself as a space for the development of teaching. In light of that, a research of a qualitative nature is employed, adopting narrative inquiry as a methodological strategy. Over the course of eight months, biweekly, collective and individual meetings were recorded and transcribed, which came later to compose the field texts used as data collection. The analysis of collective narratives and individual life histories is in accordance with the concept of three-dimensional narrative space (Clandinin & Connelly, 2015) and confirm the group as a conducive environment to foster the development of landscapes of professional knowledge.application/pdfRAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência : a língua inglesa no ensino superior tecnológico : experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24634teacher educationprofessional developmentcollaborative groupnarrative inquiryteacher´s professional knowledge landscapesporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessaprendizagem docentedesenvolvimento profissionalgrupo colaborativopesquisa narrativapaisagens de conhecimento profissionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/14475/Rodrigo%20Avella%20Ramirez.pdf.jpgAprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAndrade, Maria de Fátima Ramos deAmbrogi, Ingrid HottePeterossi, Helena GemignaniReali, Aline de Medeiros RodriguesBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALRodrigo Avella Ramirez.pdfRodrigo Avella Ramirez.pdfapplication/pdf2120111https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84c68cce-79a4-4888-b878-b31e806d5e48/download3a9ccd8047f17dcc87faafc9d4427927MD51TEXTRodrigo Avella Ramirez.pdf.txtRodrigo Avella Ramirez.pdf.txtExtracted texttext/plain364052https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0bb912fb-8263-4ff4-a803-a7745e65c224/download8dd7de9420b9b05cf94dc2dd1bcec15aMD52THUMBNAILRodrigo Avella Ramirez.pdf.jpgRodrigo Avella Ramirez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/09a54c23-87bf-4387-bca1-65458d9df48e/downloadfbed1bfd44aa3947a20077de54b18311MD5310899/246342022-03-14 15:32:03.607http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24634https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:32:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios
title Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios
spellingShingle Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios
Ramirez, Rodrigo Avella
aprendizagem docente
desenvolvimento profissional
grupo colaborativo
pesquisa narrativa
paisagens de conhecimento profissional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios
title_full Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios
title_fullStr Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios
title_full_unstemmed Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios
title_sort Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios
author Ramirez, Rodrigo Avella
author_facet Ramirez, Rodrigo Avella
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramirez, Rodrigo Avella
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3875857514322336
contributor_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem docente
desenvolvimento profissional
grupo colaborativo
pesquisa narrativa
paisagens de conhecimento profissional
topic aprendizagem docente
desenvolvimento profissional
grupo colaborativo
pesquisa narrativa
paisagens de conhecimento profissional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente não se limitam às fases iniciais da docência, nem a modelos prescritivos de treinamento. O cotidiano profissional do professor é marcado por práticas e desafios resultantes das mais variadas experiências vivenciadas, porém, poucas vezes socializadas. Tendo a experiência profissional como eixo norteador deste trabalho; considera-se, o professor, em seu local de trabalho, como o principal produtor de conhecimentos sobre sua própria prática docente. Como referencial teórico, utilizam-se teorias que têm na epistemologia da prática o seu alicerce, tais como: base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico; grupos colaborativos e comunidades de aprendizagem; professor reflexivo e postura investigativa. Particularmente, este trabalho atenta para um grupo de quatro professores experientes de língua inglesa que atuam no ensino superior, público e tecnológico. A partir de uma perspectiva colaborativa de trabalho, busca-se compreender como esse grupo analisa suas aprendizagens, suas práticas pedagógicas e as próprias contribuições das ações exercidas pelo grupo como espaço de desenvolvimento da docência. Para tanto, constitui-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que adota como estratégia metodológica a pesquisa narrativa. Ao longo de oito meses, encontros quinzenais, coletivos e individuais, foram gravados e transcritos os quais vêm a compor os textos de campo usados como coleta de dados. A análise das narrativas coletivas e das histórias de vida individual dá-se de acordo com o conceito de espaço tridimensional da narrativa (Clandinin & Connelly, 2015) e confirmam o grupo como um espaço de formação que potencializa o desenvolvimento de paisagens de conhecimento profissional.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-01T17:54:26Z
2020-05-28T18:09:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-13
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência : a língua inglesa no ensino superior tecnológico : experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24634
identifier_str_mv RAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência : a língua inglesa no ensino superior tecnológico : experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84c68cce-79a4-4888-b878-b31e806d5e48/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0bb912fb-8263-4ff4-a803-a7745e65c224/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/09a54c23-87bf-4387-bca1-65458d9df48e/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a9ccd8047f17dcc87faafc9d4427927
8dd7de9420b9b05cf94dc2dd1bcec15a
fbed1bfd44aa3947a20077de54b18311
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819980323487744