Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169008 |
Resumo: | A tese analisa práticas de dança como componente curricular obrigatório de Arte na educação básica, em escolas públicas no Rio Grande do Sul, Brasil. É produto da pesquisa com seis professoras graduadas em dança. A partir da identificação de tensões provocadas pela prática da dança na escola (construção de currículo, planos de ensino e aulas), a pesquisa problematiza as relações de saber-poder que configuram essas práticas. Identifica que as práticas de dança, ao colocar o corpo (composto, exposto, soma e tátil) como centro do currículo, desestabilizam tecnologias de governo naturalizadas na escola, tais como as operações disciplinares. Analisa diferentes práticas, com ênfase para práticas de composição e estudos labanianos, práticas com perspectiva da educação somática e práticas com presença do toque e do contato. A pesquisadora acompanhou duas semanas de aula de cada professora e realizou entrevistas com as professoras e com um integrante da equipe diretiva de cada escola. Ainda, os dados foram produzidos por registros em diário de campo, áudio, vídeo e fotografia. A produção e análise dos dados tece a perspectiva dos estudos foucaultianos, com saberes artístico-pedagógicos que a autora traz encarnados. A tese identifica a conduta artista das professoras, construída na relação com a escola, e mostra que as práticas se constituem em espaços íntimos a partir dos saberes da dança |
id |
URGS_141752d9cc595901edcab86e65b36b93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169008 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Falkembach, Maria FonsecaIcle, Gilberto2017-09-28T02:28:22Z2017http://hdl.handle.net/10183/169008001047472A tese analisa práticas de dança como componente curricular obrigatório de Arte na educação básica, em escolas públicas no Rio Grande do Sul, Brasil. É produto da pesquisa com seis professoras graduadas em dança. A partir da identificação de tensões provocadas pela prática da dança na escola (construção de currículo, planos de ensino e aulas), a pesquisa problematiza as relações de saber-poder que configuram essas práticas. Identifica que as práticas de dança, ao colocar o corpo (composto, exposto, soma e tátil) como centro do currículo, desestabilizam tecnologias de governo naturalizadas na escola, tais como as operações disciplinares. Analisa diferentes práticas, com ênfase para práticas de composição e estudos labanianos, práticas com perspectiva da educação somática e práticas com presença do toque e do contato. A pesquisadora acompanhou duas semanas de aula de cada professora e realizou entrevistas com as professoras e com um integrante da equipe diretiva de cada escola. Ainda, os dados foram produzidos por registros em diário de campo, áudio, vídeo e fotografia. A produção e análise dos dados tece a perspectiva dos estudos foucaultianos, com saberes artístico-pedagógicos que a autora traz encarnados. A tese identifica a conduta artista das professoras, construída na relação com a escola, e mostra que as práticas se constituem em espaços íntimos a partir dos saberes da dançaThis thesis analyses how six dance teachers compose their artistic-pedagogical practices in the formal system of education in the Rio Grande do Sul state, Brazil. Dance is an art subject in the compulsory curriculum in the primary and secondary schools. From the identification of tensions provoked by the practice of dance at school – such as the construction of the curriculum, teaching plans and classes – the study problematises the power-knowledge relations in these practices. The research identifies that dance practices destabilise naturalised technologies of government at school, such as disciplinary operations, through placing the body (composed, exposed, soma and tactile) at the centre of the curriculum. The work analyses different practices, with emphasis on composition, Laban studies, somatic education, touch and contact. The methodology of data production involves participative observation of each teacher's lessons along two weeks, alongside interviewing teachers and members of the management staff. These actions were made through the using of the notebook, audio-recording, video and photographs.The analysis, as well as data production, was made through the articulation of Foucaultian studies with the researcher’s embodied artistic-pedagogical knowledge. The thesis identifies the teachers 'artist conduct' built in the relationship with the school, and shows that practices constitute intimate spaces from the dance knowledge.application/pdfporDançaEducação básicaDance EducationBodySomaticsLaban StudiesBasic EducationSchoolCorpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047472.pdf001047472.pdfTexto completoapplication/pdf1695150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169008/1/001047472.pdfb8504588f38b514514d56d9532f6d5e5MD51TEXT001047472.pdf.txt001047472.pdf.txtExtracted Texttext/plain620060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169008/2/001047472.pdf.txt4ed497339d2d0a9253268ecd996ee3caMD52THUMBNAIL001047472.pdf.jpg001047472.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169008/3/001047472.pdf.jpgc6c741e37f16a319b84e1f6eeb956aedMD5310183/1690082018-10-29 08:03:39.147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:03:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017 |
title |
Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017 |
spellingShingle |
Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017 Falkembach, Maria Fonseca Dança Educação básica Dance Education Body Somatics Laban Studies Basic Education School |
title_short |
Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017 |
title_full |
Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017 |
title_fullStr |
Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017 |
title_full_unstemmed |
Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017 |
title_sort |
Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017 |
author |
Falkembach, Maria Fonseca |
author_facet |
Falkembach, Maria Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falkembach, Maria Fonseca |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Icle, Gilberto |
contributor_str_mv |
Icle, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação básica |
topic |
Dança Educação básica Dance Education Body Somatics Laban Studies Basic Education School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dance Education Body Somatics Laban Studies Basic Education School |
description |
A tese analisa práticas de dança como componente curricular obrigatório de Arte na educação básica, em escolas públicas no Rio Grande do Sul, Brasil. É produto da pesquisa com seis professoras graduadas em dança. A partir da identificação de tensões provocadas pela prática da dança na escola (construção de currículo, planos de ensino e aulas), a pesquisa problematiza as relações de saber-poder que configuram essas práticas. Identifica que as práticas de dança, ao colocar o corpo (composto, exposto, soma e tátil) como centro do currículo, desestabilizam tecnologias de governo naturalizadas na escola, tais como as operações disciplinares. Analisa diferentes práticas, com ênfase para práticas de composição e estudos labanianos, práticas com perspectiva da educação somática e práticas com presença do toque e do contato. A pesquisadora acompanhou duas semanas de aula de cada professora e realizou entrevistas com as professoras e com um integrante da equipe diretiva de cada escola. Ainda, os dados foram produzidos por registros em diário de campo, áudio, vídeo e fotografia. A produção e análise dos dados tece a perspectiva dos estudos foucaultianos, com saberes artístico-pedagógicos que a autora traz encarnados. A tese identifica a conduta artista das professoras, construída na relação com a escola, e mostra que as práticas se constituem em espaços íntimos a partir dos saberes da dança |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-28T02:28:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169008 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001047472 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169008 |
identifier_str_mv |
001047472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169008/1/001047472.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169008/2/001047472.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169008/3/001047472.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8504588f38b514514d56d9532f6d5e5 4ed497339d2d0a9253268ecd996ee3ca c6c741e37f16a319b84e1f6eeb956aed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085421383680000 |