As propostas curriculares para a formação inicial dos enfermeiros : aproximações e distanciamentos da diretriz curricular nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143692 |
Resumo: | A formação superior dos profissionais de saúde no Brasil passou, a partir dos anos 2000, a ser orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Esta orientação legal buscou direcionar a formação destes profissionais de forma a contemplar o sistema de saúde vigente no país, o trabalho em equipe e a atenção integral à saúde. Nesse sentido as diretrizes indicam a necessidade do desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas e de um perfil profissional generalista. Indica também a flexibilidade, a diversidade e, a autonomia do educando no processo formativo, dentre outras. A Diretriz para a formação dos enfermeiros foi publicada em 2001 e desde então as instituições de ensino e respectivos cursos têm buscado fazer a adequação de suas propostas pedagógicas e curriculares no sentido de atender aos pressupostos da nova legislação. Observa-se no cenário nacional um intensa mobilização de docentes, pesquisadores e entidades representativas da enfermagem no sentido de refletir sobre este processo que, apesar de decorrida uma década desde a promulgação, ainda suscita muitas dúvidas e inquietações. No bojo destas reflexões este estudo pretende analisar a coerência entre o que está proposto na DCN e as propostas pedagógicas e curriculares dos cursos de graduação em enfermagem, nas Instituições de Ensino Superior (IES), com ênfase no desenvolvimento da competência para a atuação do enfermeiro como educador em saúde. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada junto a seis (6) Cursos de Graduação em Enfermagem cujos coordenadores participam do Fórum das Escolas promovido pela ABEn-RS. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos e de entrevista semiestruturada com os coordenadores de curso e docentes das disciplinas de educação em saúde ou correlatas. As entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior análise de conteúdo. Este processo de análise originou três categorias de análise e respectivas subcategorias. Os dados investigativos apontam que há um movimento intenso dos cursos e dos docentes no sentido de implementar as mudanças propostas na Diretriz para a formação do Enfermeiro. Indicam também que ainda existem muitas dificuldades a serem superadas neste percurso, tais como a fragilidade em relação à noção e operacionalização da formação por competências e do uso de Metodologias Ativas de aprendizagem. O certo é que encontramos um grupo de docentes efetivamente entusiasmados e comprometidos com o processo formativo dos acadêmicos, condição necessária para a mudança pretendida. |
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Baptista, Gladis LuisaMoreira, José da Silva2016-07-19T02:17:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/143692000865653A formação superior dos profissionais de saúde no Brasil passou, a partir dos anos 2000, a ser orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Esta orientação legal buscou direcionar a formação destes profissionais de forma a contemplar o sistema de saúde vigente no país, o trabalho em equipe e a atenção integral à saúde. Nesse sentido as diretrizes indicam a necessidade do desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas e de um perfil profissional generalista. Indica também a flexibilidade, a diversidade e, a autonomia do educando no processo formativo, dentre outras. A Diretriz para a formação dos enfermeiros foi publicada em 2001 e desde então as instituições de ensino e respectivos cursos têm buscado fazer a adequação de suas propostas pedagógicas e curriculares no sentido de atender aos pressupostos da nova legislação. Observa-se no cenário nacional um intensa mobilização de docentes, pesquisadores e entidades representativas da enfermagem no sentido de refletir sobre este processo que, apesar de decorrida uma década desde a promulgação, ainda suscita muitas dúvidas e inquietações. No bojo destas reflexões este estudo pretende analisar a coerência entre o que está proposto na DCN e as propostas pedagógicas e curriculares dos cursos de graduação em enfermagem, nas Instituições de Ensino Superior (IES), com ênfase no desenvolvimento da competência para a atuação do enfermeiro como educador em saúde. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada junto a seis (6) Cursos de Graduação em Enfermagem cujos coordenadores participam do Fórum das Escolas promovido pela ABEn-RS. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos e de entrevista semiestruturada com os coordenadores de curso e docentes das disciplinas de educação em saúde ou correlatas. As entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior análise de conteúdo. Este processo de análise originou três categorias de análise e respectivas subcategorias. Os dados investigativos apontam que há um movimento intenso dos cursos e dos docentes no sentido de implementar as mudanças propostas na Diretriz para a formação do Enfermeiro. Indicam também que ainda existem muitas dificuldades a serem superadas neste percurso, tais como a fragilidade em relação à noção e operacionalização da formação por competências e do uso de Metodologias Ativas de aprendizagem. O certo é que encontramos um grupo de docentes efetivamente entusiasmados e comprometidos com o processo formativo dos acadêmicos, condição necessária para a mudança pretendida.The Brazilians health professional’s higher education began at the 2000s, to be orientated by the National Curricular Guidelines. This legal orientation sought to direct the training of those professional’s to complement the current national’s health system. In this context, the guidelines indicate a development necessity of general and specific competences and skills, and a generalist professional profile. It also indicates the flexibility, the diversity and the autonomy of the learner on the formative process, among others. The Guideline for the training of nurses was published in 2001 and since then the educational institutions and respective courses has sought to make adjustments of its pedagogical and curricular proposals to meet the assumptions of the new legislation. An intense movement of teachers, researchers and nurses representing entities can be seen in the national scenario, it’s to ponder about this process that although a decade had passed since the law’s promulgation, many doubts and concerns still remains about it. At the height of these reflections, this study intends to analyze the consistency between what’s proposed on the Guidelines and in the pedagogical and curricular proposals from the nurse graduation courses at the Higher Educations Institutions (HEI’s), with emphasis in the development of the competence to the nurse’s performance as a health teacher. It’s a qualitative research, carried with six (6) Graduate Nursing Courses where its coordinators are part of the College Forum provided by ABEn-RS. The data collection was performed using the documental analysis from the Pedagogical Projects e through a semi-structured interview with the courses coordinators and the health education disciplines teachers or related. The interviews were recorded and transcribed to later content analysis. This analysis process produced three analysis categories and corresponding subcategories. Investigative data indicate that there is an intense movement from the courses and teachers to execute the changes proposed in the Guideline for the Nurse training. It also indicates that there are many difficulties to be overcome, such as a weakness with the conception and operation of competence-based education e by using Active Learning Methodologies. We certainly found a group of teachers effectively enthusiastic and committed with the students formative process, which is a necessary condition for the desired change.application/pdfporEducação em enfermagemNursingNursing educationActive Learnig MethodologiesCurriculumHealth EducationAs propostas curriculares para a formação inicial dos enfermeiros : aproximações e distanciamentos da diretriz curricular nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências PneumológicasPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000865653.pdf000865653.pdfTexto completoapplication/pdf752705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143692/1/000865653.pdfd51aad8020718ba4ce757655e36d4240MD51TEXT000865653.pdf.txt000865653.pdf.txtExtracted Texttext/plain308192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143692/2/000865653.pdf.txt545de6e9d40b68f7b12d2754ee24bf5aMD52THUMBNAIL000865653.pdf.jpg000865653.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143692/3/000865653.pdf.jpga42e101082614047a3aa272232393342MD5310183/1436922018-10-26 10:23:27.165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143692Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T13:23:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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