Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Evelize Martins Krüger
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/118896
Resumo: Este trabalho traz uma pesquisa sobre o processo de apropriação de tecnologia digital pelos professores de Matemática do município de Guaíba, inscritos no curso de formação continuada proposto para a realização desta pesquisa. Para analisar como ocorreu a apropriação tecnológica, foram propostas atividades relacionadas a conteúdos dos currículos escolares trabalhados pelos professores, utilizando o software GeoGebra e objetos digitais e observadas as atitudes dos professores frente à resolução destas atividades. Ainda, foi proposto que cada professor elaborasse e aplicasse uma sequência de atividades com seus alunos, para analisar como utilizariam os recursos tecnológicos abordados no curso em suas salas de aula. Como fundamentação teórica, buscamos suporte nas teorias de Artigue e Sandohltz, na formação de professores, na informática na educação e o papel da tecnologia na Educação Matemática. A pesquisa buscou responder à questão: Como os professores de matemática inscritos na formação continuada se apropriam de tecnologias digitais para utilizar em sala de aula? A partir dos dados analisados, observamos que houve um crescimento quanto aos níveis de apropriação tecnológica de Sandohltz por parte de alguns professores.
id URGS_2a7929b5fc3c735011b39f7dab292d2c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118896
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Peres, Evelize Martins KrügerNotare, Márcia Rodrigues2015-07-09T02:01:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/118896000969797Este trabalho traz uma pesquisa sobre o processo de apropriação de tecnologia digital pelos professores de Matemática do município de Guaíba, inscritos no curso de formação continuada proposto para a realização desta pesquisa. Para analisar como ocorreu a apropriação tecnológica, foram propostas atividades relacionadas a conteúdos dos currículos escolares trabalhados pelos professores, utilizando o software GeoGebra e objetos digitais e observadas as atitudes dos professores frente à resolução destas atividades. Ainda, foi proposto que cada professor elaborasse e aplicasse uma sequência de atividades com seus alunos, para analisar como utilizariam os recursos tecnológicos abordados no curso em suas salas de aula. Como fundamentação teórica, buscamos suporte nas teorias de Artigue e Sandohltz, na formação de professores, na informática na educação e o papel da tecnologia na Educação Matemática. A pesquisa buscou responder à questão: Como os professores de matemática inscritos na formação continuada se apropriam de tecnologias digitais para utilizar em sala de aula? A partir dos dados analisados, observamos que houve um crescimento quanto aos níveis de apropriação tecnológica de Sandohltz por parte de alguns professores.This paper presents a research on the process of digital technology ownership by mathematics teachers in the municipality of Guaíba, enrolled in the course of continuous training proposed for this research. To analyze how was the technological appropriation, it has been proposed activities related to content of school curricula worked by teachers, using the GeoGebra software and digital objects and observing the attitudes of teachers against the resolution of these activities. Still, it was proposed that each teacher to devise and implement an activity sequence with their students, to analyze how would use the technological resources covered in the course in their classrooms. As a theoretical framework, we seek support in the theories of Artigue and Sandohltz, teacher training in information technology in education and the role of technology in mathematics education. The research sought to answer the question: How math teachers enrolled in continuing education take ownership of digital technologies for use in the classroom? From the data analyzed, we observed that there was an increase as the technological appropriation levels Sandohltz by some teachers.application/pdfporGeometriaEnsino e aprendizagemTecnologia digitalDigital technologiesInstrumental genesisDynamic geometryTeaching and learning of mathematicsApropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000969797.pdf000969797.pdfTexto completoapplication/pdf3683144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118896/1/000969797.pdf624fe09b388a51f59f0f7288806d41ebMD51TEXT000969797.pdf.txt000969797.pdf.txtExtracted Texttext/plain237765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118896/2/000969797.pdf.txtf43188f9c7bd2d646ac8afbdd423a5d2MD52THUMBNAIL000969797.pdf.jpg000969797.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118896/3/000969797.pdf.jpgae88706202dd20a93b21b8cc87ea37bcMD5310183/1188962018-10-22 09:00:17.435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:00:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática
title Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática
spellingShingle Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática
Peres, Evelize Martins Krüger
Geometria
Ensino e aprendizagem
Tecnologia digital
Digital technologies
Instrumental genesis
Dynamic geometry
Teaching and learning of mathematics
title_short Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática
title_full Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática
title_fullStr Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática
title_full_unstemmed Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática
title_sort Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática
author Peres, Evelize Martins Krüger
author_facet Peres, Evelize Martins Krüger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Evelize Martins Krüger
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Ensino e aprendizagem
Tecnologia digital
topic Geometria
Ensino e aprendizagem
Tecnologia digital
Digital technologies
Instrumental genesis
Dynamic geometry
Teaching and learning of mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Instrumental genesis
Dynamic geometry
Teaching and learning of mathematics
description Este trabalho traz uma pesquisa sobre o processo de apropriação de tecnologia digital pelos professores de Matemática do município de Guaíba, inscritos no curso de formação continuada proposto para a realização desta pesquisa. Para analisar como ocorreu a apropriação tecnológica, foram propostas atividades relacionadas a conteúdos dos currículos escolares trabalhados pelos professores, utilizando o software GeoGebra e objetos digitais e observadas as atitudes dos professores frente à resolução destas atividades. Ainda, foi proposto que cada professor elaborasse e aplicasse uma sequência de atividades com seus alunos, para analisar como utilizariam os recursos tecnológicos abordados no curso em suas salas de aula. Como fundamentação teórica, buscamos suporte nas teorias de Artigue e Sandohltz, na formação de professores, na informática na educação e o papel da tecnologia na Educação Matemática. A pesquisa buscou responder à questão: Como os professores de matemática inscritos na formação continuada se apropriam de tecnologias digitais para utilizar em sala de aula? A partir dos dados analisados, observamos que houve um crescimento quanto aos níveis de apropriação tecnológica de Sandohltz por parte de alguns professores.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-09T02:01:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/118896
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000969797
url http://hdl.handle.net/10183/118896
identifier_str_mv 000969797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118896/1/000969797.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118896/2/000969797.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118896/3/000969797.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 624fe09b388a51f59f0f7288806d41eb
f43188f9c7bd2d646ac8afbdd423a5d2
ae88706202dd20a93b21b8cc87ea37bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085327031762944