A imagem do design por estudantes ingressantes e concluintes em cursos de design no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentini, Bruno Guilherme
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193949
Resumo: Este trabalho aborda as diferenças entre as imagens que estudantes ingressantes e concluintes têm sobre o design e a imagem projetada por suas IES. Entende-se que as imagens são organizadas em uma rede de significados associados e organizados em torno de elementos socialmente aceitos e compartilhados. Assim, a imagem do design para esses estudantes depende de suas experiências pessoais e formação acadêmica, que envolve tanto o discurso da instituição como a sua estrutura curricular. Através do Método de Configuração de Imagem (MCI), analisaram-se as imagens do design de seis IES no Rio Grande do Sul, a partir de seus discursos institucionais e pedagógicos, de entrevistas com 30 estudantes e de um questionário aplicado a uma amostra de 110 estudantes ingressantes e 105 concluintes. Os resultados das análises foram categorizados entre cinco dimensões: Arte, Humana, Ciência e Tecnologia, essas 4 propostas por Doblin (1984), e uma quinta denominada DESMOD (Design Module), considerando o design de forma abrangente. Os resultados apontam nove perfis de estudantes, seis para ingressantes (i.sistêmico, ii.proto-estratégico, iii.proto-visionário, iv.criativo, v.indiferente e vi.autoral) e três para concluintes (i.visionário, ii.estratégico e iii.acomodado). Esta pesquisa mostra-se como um passo inicial na identificação de diferentes percepções acerca do design no ensino superior do Rio Grande do Sul. Como principal contribuição, este estudo propõe perfis de ingressantes e concluintes que devem ser validados em outros estudos envolvendo uma maior abrangência com relação aos cursos de design.
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