A imagem do design por estudantes ingressantes e concluintes em cursos de design no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193949 |
Resumo: | Este trabalho aborda as diferenças entre as imagens que estudantes ingressantes e concluintes têm sobre o design e a imagem projetada por suas IES. Entende-se que as imagens são organizadas em uma rede de significados associados e organizados em torno de elementos socialmente aceitos e compartilhados. Assim, a imagem do design para esses estudantes depende de suas experiências pessoais e formação acadêmica, que envolve tanto o discurso da instituição como a sua estrutura curricular. Através do Método de Configuração de Imagem (MCI), analisaram-se as imagens do design de seis IES no Rio Grande do Sul, a partir de seus discursos institucionais e pedagógicos, de entrevistas com 30 estudantes e de um questionário aplicado a uma amostra de 110 estudantes ingressantes e 105 concluintes. Os resultados das análises foram categorizados entre cinco dimensões: Arte, Humana, Ciência e Tecnologia, essas 4 propostas por Doblin (1984), e uma quinta denominada DESMOD (Design Module), considerando o design de forma abrangente. Os resultados apontam nove perfis de estudantes, seis para ingressantes (i.sistêmico, ii.proto-estratégico, iii.proto-visionário, iv.criativo, v.indiferente e vi.autoral) e três para concluintes (i.visionário, ii.estratégico e iii.acomodado). Esta pesquisa mostra-se como um passo inicial na identificação de diferentes percepções acerca do design no ensino superior do Rio Grande do Sul. Como principal contribuição, este estudo propõe perfis de ingressantes e concluintes que devem ser validados em outros estudos envolvendo uma maior abrangência com relação aos cursos de design. |
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Valentini, Bruno GuilhermeLinden, Júlio Carlos de Souza van der2019-05-08T02:34:23Z2018http://hdl.handle.net/10183/193949001092138Este trabalho aborda as diferenças entre as imagens que estudantes ingressantes e concluintes têm sobre o design e a imagem projetada por suas IES. Entende-se que as imagens são organizadas em uma rede de significados associados e organizados em torno de elementos socialmente aceitos e compartilhados. Assim, a imagem do design para esses estudantes depende de suas experiências pessoais e formação acadêmica, que envolve tanto o discurso da instituição como a sua estrutura curricular. Através do Método de Configuração de Imagem (MCI), analisaram-se as imagens do design de seis IES no Rio Grande do Sul, a partir de seus discursos institucionais e pedagógicos, de entrevistas com 30 estudantes e de um questionário aplicado a uma amostra de 110 estudantes ingressantes e 105 concluintes. Os resultados das análises foram categorizados entre cinco dimensões: Arte, Humana, Ciência e Tecnologia, essas 4 propostas por Doblin (1984), e uma quinta denominada DESMOD (Design Module), considerando o design de forma abrangente. Os resultados apontam nove perfis de estudantes, seis para ingressantes (i.sistêmico, ii.proto-estratégico, iii.proto-visionário, iv.criativo, v.indiferente e vi.autoral) e três para concluintes (i.visionário, ii.estratégico e iii.acomodado). Esta pesquisa mostra-se como um passo inicial na identificação de diferentes percepções acerca do design no ensino superior do Rio Grande do Sul. Como principal contribuição, este estudo propõe perfis de ingressantes e concluintes que devem ser validados em outros estudos envolvendo uma maior abrangência com relação aos cursos de design.This work discusses the differences among the impressions that new students and graduates have on design and the image portrayed by their HEI (Higher Education Institutions). It is perceived that the images are organized based on a network of meanings associated and organized around socially accepted and shared elements. This way, the design image for these students depends on their personal experiences and academic degree, which involves the institutional discourse as well as its curricular program. We analyzed the design images of six HEI in Rio Grande do Sul through the Imaging Configuration Method (ICM) based on their institutional and pedagogical discourses. We interviewed 30 students and applied a questionnaire to a sample of 110 entrant students and 105 graduates. The results of the analyses were categorized among five dimensions: Art, Social, Science and Technology, these 4 proposed by Doblin (1984), and a fifth named DESMOD (Design Module), which considers design comprehensively. The results pointed out nine student profiles, six for entrant students (i.systemic, ii.proto-strategic, iii.proto- visionary, iv.creative, v.indifferent and vi.authorial) and three for graduates (i.visionary, ii.strategic, and iii .accommodated). This research proves to be a first step in the identification of different perceptions about design in higher education in Rio Grande do Sul. Its greatest contribution is the proposal of profiles for entrant students and graduates that should be confirmed by other, more comprehensive studies in relation to design courses.application/pdfporDesignEnsino superiorDesign imageDesign educationDesign theoryImage Configuration MethodDesign multidimensionalityA imagem do design por estudantes ingressantes e concluintes em cursos de design no Rio Grande do SulThe image of design by new students and graduates from the design courses in Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092138.pdf.txt001092138.pdf.txtExtracted Texttext/plain251914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193949/2/001092138.pdf.txtcc1863f1d0a96739447a1d0ea67f328dMD52ORIGINAL001092138.pdfTexto completoapplication/pdf3778981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193949/1/001092138.pdf79db56fd1867d3a0e9d4f65614fe272bMD5110183/1939492019-05-09 02:37:20.263818oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-09T05:37:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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