Qualidade dos serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trein, Fernando Luís
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/4690
Resumo: Este trabalho discute e avalia os serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos. Tal estudo contribui para o entendimento dos motivos que levam os torcedores a deixar de ir aos estádios no Brasil, mesmo estando o futebol inserido na cultura popular do país. Ao longo do trabalho, é feita uma revisão da literatura em Qualidade em Serviços, Marketing, Marketing de Serviços, Marketing Esportivo, Serviços Aplicados ao Esporte e Entretenimento. O estudo de caso é realizado no Sport Club Internacional, um dos maiores clubes de futebol do Brasil. Após a revisão, são apresentados os dados coletados junto aos torcedores do Clube através da internet. É importante ressaltar que, mesmo sendo a atividade-fim do clube, o futebol propriamente dito e os resultados de campo obtidos pela equipe, não serão considerados ou avaliados, e, sim, somente todas as atividades necessárias para a realização do evento. Por fim, através das conclusões obtidas durante todo o estudo, espera-se que o Clube possa utilizá-las para criar parâmetros e formas de controle dos serviços ofertados, implementar melhorias, onde necessário, ou até mesmo fazer a manutenção daqueles serviços considerados satisfatórios junto aos torcedores.
id URGS_31f417d87419985e8f2516906fc87146
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4690
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Trein, Fernando LuísBarcellos, Paulo Fernando Pinto2007-06-06T17:38:45Z2004http://hdl.handle.net/10183/4690000503376Este trabalho discute e avalia os serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos. Tal estudo contribui para o entendimento dos motivos que levam os torcedores a deixar de ir aos estádios no Brasil, mesmo estando o futebol inserido na cultura popular do país. Ao longo do trabalho, é feita uma revisão da literatura em Qualidade em Serviços, Marketing, Marketing de Serviços, Marketing Esportivo, Serviços Aplicados ao Esporte e Entretenimento. O estudo de caso é realizado no Sport Club Internacional, um dos maiores clubes de futebol do Brasil. Após a revisão, são apresentados os dados coletados junto aos torcedores do Clube através da internet. É importante ressaltar que, mesmo sendo a atividade-fim do clube, o futebol propriamente dito e os resultados de campo obtidos pela equipe, não serão considerados ou avaliados, e, sim, somente todas as atividades necessárias para a realização do evento. Por fim, através das conclusões obtidas durante todo o estudo, espera-se que o Clube possa utilizá-las para criar parâmetros e formas de controle dos serviços ofertados, implementar melhorias, onde necessário, ou até mesmo fazer a manutenção daqueles serviços considerados satisfatórios junto aos torcedores.application/pdfporPrestação de serviçosQualidade de serviçosMarketing esportivoQualidade dos serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000503376.pdf000503376.pdfTexto completoapplication/pdf842810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4690/1/000503376.pdffcb64b26cc3e364211a3705b9c1e106cMD51TEXT000503376.pdf.txt000503376.pdf.txtExtracted Texttext/plain332505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4690/2/000503376.pdf.txt80823b83dc0dd5ed129af8277124e098MD52THUMBNAIL000503376.pdf.jpg000503376.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4690/3/000503376.pdf.jpgae61cd48463dd7e722a6c5a9a0747d92MD5310183/46902023-03-22 03:24:24.31585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4690Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-22T06:24:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade dos serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos : um estudo de caso
title Qualidade dos serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos : um estudo de caso
spellingShingle Qualidade dos serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos : um estudo de caso
Trein, Fernando Luís
Prestação de serviços
Qualidade de serviços
Marketing esportivo
title_short Qualidade dos serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos : um estudo de caso
title_full Qualidade dos serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos : um estudo de caso
title_fullStr Qualidade dos serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos : um estudo de caso
title_full_unstemmed Qualidade dos serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos : um estudo de caso
title_sort Qualidade dos serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos : um estudo de caso
author Trein, Fernando Luís
author_facet Trein, Fernando Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trein, Fernando Luís
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barcellos, Paulo Fernando Pinto
contributor_str_mv Barcellos, Paulo Fernando Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Prestação de serviços
Qualidade de serviços
Marketing esportivo
topic Prestação de serviços
Qualidade de serviços
Marketing esportivo
description Este trabalho discute e avalia os serviços oferecidos e prestados em um estádio de futebol em dias de jogos. Tal estudo contribui para o entendimento dos motivos que levam os torcedores a deixar de ir aos estádios no Brasil, mesmo estando o futebol inserido na cultura popular do país. Ao longo do trabalho, é feita uma revisão da literatura em Qualidade em Serviços, Marketing, Marketing de Serviços, Marketing Esportivo, Serviços Aplicados ao Esporte e Entretenimento. O estudo de caso é realizado no Sport Club Internacional, um dos maiores clubes de futebol do Brasil. Após a revisão, são apresentados os dados coletados junto aos torcedores do Clube através da internet. É importante ressaltar que, mesmo sendo a atividade-fim do clube, o futebol propriamente dito e os resultados de campo obtidos pela equipe, não serão considerados ou avaliados, e, sim, somente todas as atividades necessárias para a realização do evento. Por fim, através das conclusões obtidas durante todo o estudo, espera-se que o Clube possa utilizá-las para criar parâmetros e formas de controle dos serviços ofertados, implementar melhorias, onde necessário, ou até mesmo fazer a manutenção daqueles serviços considerados satisfatórios junto aos torcedores.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:38:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/4690
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000503376
url http://hdl.handle.net/10183/4690
identifier_str_mv 000503376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4690/1/000503376.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4690/2/000503376.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4690/3/000503376.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fcb64b26cc3e364211a3705b9c1e106c
80823b83dc0dd5ed129af8277124e098
ae61cd48463dd7e722a6c5a9a0747d92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308925248045056