Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michels, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108007
Resumo: Esta pesquisa investiga o processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências/experiências nas arquiteturas pedagógicas de debate de teses e de resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência e fazer e compreender. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos, sendo que os dados foram coletados a partir do levantamento dos registros dos alunos nas arquiteturas pedagógicas Debate de Teses e Desafio-Problema, questionário online e entrevista final. A organização e o processamento dos dados foram realizados com o uso do software NVivo. Para a análise dos dados foram definidas duas categorias, com quatro níveis cada: (i) compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso da arquitetura pedagógica Debate de Teses e (ii) compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso da arquitetura pedagógica Desafio-Problema. Os resultados da pesquisa apontam que os sujeitos conseguiram construir conhecimento acerca do planejamento de negócios, alcançando uma compreensão contextualiza sobre o tema e, em alguns casos, uma compreensão antecipada, oportunizando a visualização de ações futuras para a implantação das ideias de negócio. Nesse processo de construção de conhecimento, os sujeitos puderam reconstruir suas certezas provisórias, atingindo um saber fazer conceituado.
id URGS_344006b58917668c8eecfc3b27241be0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108007
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Michels, Ana BeatrizAragón, Rosane2014-12-10T02:20:01Z2014http://hdl.handle.net/10183/108007000946493Esta pesquisa investiga o processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências/experiências nas arquiteturas pedagógicas de debate de teses e de resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência e fazer e compreender. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos, sendo que os dados foram coletados a partir do levantamento dos registros dos alunos nas arquiteturas pedagógicas Debate de Teses e Desafio-Problema, questionário online e entrevista final. A organização e o processamento dos dados foram realizados com o uso do software NVivo. Para a análise dos dados foram definidas duas categorias, com quatro níveis cada: (i) compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso da arquitetura pedagógica Debate de Teses e (ii) compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso da arquitetura pedagógica Desafio-Problema. Os resultados da pesquisa apontam que os sujeitos conseguiram construir conhecimento acerca do planejamento de negócios, alcançando uma compreensão contextualiza sobre o tema e, em alguns casos, uma compreensão antecipada, oportunizando a visualização de ações futuras para a implantação das ideias de negócio. Nesse processo de construção de conhecimento, os sujeitos puderam reconstruir suas certezas provisórias, atingindo um saber fazer conceituado.This research investigates the process of knowledge building about business planning of the student entrepreneurs of extension course XIV Marathon Entrepreneurship UFRGS, from their experiences in the theory discussion and problem solving pedagogical architectures. It is a qualitative research, with reasons in Piagetian assumptions of awareness and do and understand. The survey was conducted with ten subjects, and the data were collected from a survey of the records of students in Theory Discussion and Challenge-Problem pedagogical architectures, online questionnaire and final interview. The organization and data processing were performed using the software NVivo. For data analysis were defined two categories, each with four levels: (i) conceptual understanding of business planning from the use of Theory Discussion pedagogical architecture and (ii) conceptual understanding of business planning from the use of Challenge Problem pedagogical architecture. The survey results indicates that the subjects were able to build knowledge of business planning, reaching an understanding on the subject in context and in some cases, an early understanding, providing opportunities for viewing future actions for the implementation of business ideas. In this knowledge-building process, the subjects were able to rebuild their provisional certainties, reaching a reputable know-how.application/pdfporEnsino a distânciaEmpreendedorismoTomada de consciênciaPedagogical architectureDistance educationEntrepreneurial educationAwarenessDo and understandDo fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000946493.pdf000946493.pdfTexto completoapplication/pdf1855973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108007/1/000946493.pdffd73274f8261e8595f58e0abf5a3a965MD51TEXT000946493.pdf.txt000946493.pdf.txtExtracted Texttext/plain404027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108007/2/000946493.pdf.txtc9f05bd837d0729779f9b168c39680dcMD52THUMBNAIL000946493.pdf.jpg000946493.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108007/3/000946493.pdf.jpgaa696cfb9a87bac90a4814b6c2230f7dMD5310183/1080072021-12-06 05:34:43.441599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:34:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
title Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
spellingShingle Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
Michels, Ana Beatriz
Ensino a distância
Empreendedorismo
Tomada de consciência
Pedagogical architecture
Distance education
Entrepreneurial education
Awareness
Do and understand
title_short Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
title_full Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
title_fullStr Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
title_full_unstemmed Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
title_sort Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
author Michels, Ana Beatriz
author_facet Michels, Ana Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michels, Ana Beatriz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón, Rosane
contributor_str_mv Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Empreendedorismo
Tomada de consciência
topic Ensino a distância
Empreendedorismo
Tomada de consciência
Pedagogical architecture
Distance education
Entrepreneurial education
Awareness
Do and understand
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical architecture
Distance education
Entrepreneurial education
Awareness
Do and understand
description Esta pesquisa investiga o processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências/experiências nas arquiteturas pedagógicas de debate de teses e de resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência e fazer e compreender. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos, sendo que os dados foram coletados a partir do levantamento dos registros dos alunos nas arquiteturas pedagógicas Debate de Teses e Desafio-Problema, questionário online e entrevista final. A organização e o processamento dos dados foram realizados com o uso do software NVivo. Para a análise dos dados foram definidas duas categorias, com quatro níveis cada: (i) compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso da arquitetura pedagógica Debate de Teses e (ii) compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso da arquitetura pedagógica Desafio-Problema. Os resultados da pesquisa apontam que os sujeitos conseguiram construir conhecimento acerca do planejamento de negócios, alcançando uma compreensão contextualiza sobre o tema e, em alguns casos, uma compreensão antecipada, oportunizando a visualização de ações futuras para a implantação das ideias de negócio. Nesse processo de construção de conhecimento, os sujeitos puderam reconstruir suas certezas provisórias, atingindo um saber fazer conceituado.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-10T02:20:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108007
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000946493
url http://hdl.handle.net/10183/108007
identifier_str_mv 000946493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108007/1/000946493.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108007/2/000946493.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108007/3/000946493.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fd73274f8261e8595f58e0abf5a3a965
c9f05bd837d0729779f9b168c39680dc
aa696cfb9a87bac90a4814b6c2230f7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736903631732736