Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150438 |
Resumo: | O presente artigo tem como foco a análise do processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências em duas arquiteturas pedagógicas adaptadas e utilizadas no curso: (i) Debate de Teses e (ii) Desafio-Problema: de empreendedor para empreendedor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência e fazer e compreender. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos e os dados foram coletados a partir do levantamento dos registros dos alunos nas arquiteturas pedagógicas Debate de Teses e Desafio-Problema, questionário online e entrevista final. Para a análise dos dados foram definidas duas categorias, com quatro níveis cada, que envolveram as compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso das arquiteturas pedagógicas. Os resultados do estudo apontaram que os sujeitos construíram conhecimento acerca do planejamento de negócios, alcançando uma compreensão contextualizada sobre o tema e, em alguns casos, uma compreensão antecipada, oportunizando a visualização de ações futuras para a implantação de ideias de negócio. Nesse processo de construção de conhecimento, as arquiteturas pedagógicas serviram de suporte para que o conhecimento fosse reconstruído durante toda a trajetória dos sujeitos no curso até atingirem um saber fazer conceituado. |
id |
UFRGS-2_a610f74a1309bdf4bc38bd0108e0a644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150438 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Michels, Ana BeatrizAragón, Rosane2017-01-05T02:30:26Z20161138-2783http://hdl.handle.net/10183/150438001005505O presente artigo tem como foco a análise do processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências em duas arquiteturas pedagógicas adaptadas e utilizadas no curso: (i) Debate de Teses e (ii) Desafio-Problema: de empreendedor para empreendedor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência e fazer e compreender. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos e os dados foram coletados a partir do levantamento dos registros dos alunos nas arquiteturas pedagógicas Debate de Teses e Desafio-Problema, questionário online e entrevista final. Para a análise dos dados foram definidas duas categorias, com quatro níveis cada, que envolveram as compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso das arquiteturas pedagógicas. Os resultados do estudo apontaram que os sujeitos construíram conhecimento acerca do planejamento de negócios, alcançando uma compreensão contextualizada sobre o tema e, em alguns casos, uma compreensão antecipada, oportunizando a visualização de ações futuras para a implantação de ideias de negócio. Nesse processo de construção de conhecimento, as arquiteturas pedagógicas serviram de suporte para que o conhecimento fosse reconstruído durante toda a trajetória dos sujeitos no curso até atingirem um saber fazer conceituado.This article focuses on the analysis of the process of building knowledge about business planning of the student entrepreneurs of extension course XIV Marathon Entrepreneurship UFRGS, from his experiences in two adapted pedagogical architectures used in the course: (i) Debate Theses and (ii) Challenge-Problem: entrepreneur to entrepreneur. It is a qualitative research, with theoretical basis in Piagetian assumptions of awareness and do and understand. The survey was conducted with ten subjects and data were collected from the survey of the records of students in pedagogical architectures Debate Theses and Challenge-Problem, online questionnaire and final interview. For the data analysis were defined two categories, with four each levels, involving the conceptual understanding of business planning from the use of pedagogical architectures. The study results showed that the subjects built knowledge about business planning, reaching a contextualized understanding of the topic and, in some cases, an early understanding, providing opportunities to display future actions for the implementation of business ideas. In the process of building knowledge, pedagogical architectures served as a support for knowledge were rebuilt during the entire trajectory of the subjects in the course, until they reach a reputable know-how.application/pdfporRevista iberoamericana de educación a distancia. Vol. 19, n.2 (jul./dez. 2016), p. 263-281.Tecnologia educacionalEnsino a distânciaPedagogical architectureDistance educationEntrepreneurial educationAwarenessDo and understandArquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distânciaPedagogical architecture in the process of entrepreneur : do and understand in the context of distance educationEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005505.pdf001005505.pdfTexto completoapplication/pdf381390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/1/001005505.pdf915496c612afd12c0bac20af1ae4b3c0MD51TEXT001005505.pdf.txt001005505.pdf.txtExtracted Texttext/plain54505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/2/001005505.pdf.txt6af06dc7e674d8026f134dc1e3094accMD52THUMBNAIL001005505.pdf.jpg001005505.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/3/001005505.pdf.jpg17cc38cf9c960625876a9ba232c9f419MD5310183/1504382021-12-06 05:39:35.904702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150438Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:39:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical architecture in the process of entrepreneur : do and understand in the context of distance education |
title |
Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância |
spellingShingle |
Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância Michels, Ana Beatriz Tecnologia educacional Ensino a distância Pedagogical architecture Distance education Entrepreneurial education Awareness Do and understand |
title_short |
Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância |
title_full |
Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância |
title_fullStr |
Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância |
title_full_unstemmed |
Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância |
title_sort |
Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância |
author |
Michels, Ana Beatriz |
author_facet |
Michels, Ana Beatriz Aragón, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Aragón, Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michels, Ana Beatriz Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Ensino a distância |
topic |
Tecnologia educacional Ensino a distância Pedagogical architecture Distance education Entrepreneurial education Awareness Do and understand |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical architecture Distance education Entrepreneurial education Awareness Do and understand |
description |
O presente artigo tem como foco a análise do processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências em duas arquiteturas pedagógicas adaptadas e utilizadas no curso: (i) Debate de Teses e (ii) Desafio-Problema: de empreendedor para empreendedor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência e fazer e compreender. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos e os dados foram coletados a partir do levantamento dos registros dos alunos nas arquiteturas pedagógicas Debate de Teses e Desafio-Problema, questionário online e entrevista final. Para a análise dos dados foram definidas duas categorias, com quatro níveis cada, que envolveram as compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso das arquiteturas pedagógicas. Os resultados do estudo apontaram que os sujeitos construíram conhecimento acerca do planejamento de negócios, alcançando uma compreensão contextualizada sobre o tema e, em alguns casos, uma compreensão antecipada, oportunizando a visualização de ações futuras para a implantação de ideias de negócio. Nesse processo de construção de conhecimento, as arquiteturas pedagógicas serviram de suporte para que o conhecimento fosse reconstruído durante toda a trajetória dos sujeitos no curso até atingirem um saber fazer conceituado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-05T02:30:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/150438 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1138-2783 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005505 |
identifier_str_mv |
1138-2783 001005505 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/150438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista iberoamericana de educación a distancia. Vol. 19, n.2 (jul./dez. 2016), p. 263-281. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/1/001005505.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/2/001005505.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/3/001005505.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
915496c612afd12c0bac20af1ae4b3c0 6af06dc7e674d8026f134dc1e3094acc 17cc38cf9c960625876a9ba232c9f419 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724993820164096 |