Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michels, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Aragón, Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150438
Resumo: O presente artigo tem como foco a análise do processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências em duas arquiteturas pedagógicas adaptadas e utilizadas no curso: (i) Debate de Teses e (ii) Desafio-Problema: de empreendedor para empreendedor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência e fazer e compreender. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos e os dados foram coletados a partir do levantamento dos registros dos alunos nas arquiteturas pedagógicas Debate de Teses e Desafio-Problema, questionário online e entrevista final. Para a análise dos dados foram definidas duas categorias, com quatro níveis cada, que envolveram as compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso das arquiteturas pedagógicas. Os resultados do estudo apontaram que os sujeitos construíram conhecimento acerca do planejamento de negócios, alcançando uma compreensão contextualizada sobre o tema e, em alguns casos, uma compreensão antecipada, oportunizando a visualização de ações futuras para a implantação de ideias de negócio. Nesse processo de construção de conhecimento, as arquiteturas pedagógicas serviram de suporte para que o conhecimento fosse reconstruído durante toda a trajetória dos sujeitos no curso até atingirem um saber fazer conceituado.
id UFRGS-2_a610f74a1309bdf4bc38bd0108e0a644
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150438
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Michels, Ana BeatrizAragón, Rosane2017-01-05T02:30:26Z20161138-2783http://hdl.handle.net/10183/150438001005505O presente artigo tem como foco a análise do processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências em duas arquiteturas pedagógicas adaptadas e utilizadas no curso: (i) Debate de Teses e (ii) Desafio-Problema: de empreendedor para empreendedor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência e fazer e compreender. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos e os dados foram coletados a partir do levantamento dos registros dos alunos nas arquiteturas pedagógicas Debate de Teses e Desafio-Problema, questionário online e entrevista final. Para a análise dos dados foram definidas duas categorias, com quatro níveis cada, que envolveram as compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso das arquiteturas pedagógicas. Os resultados do estudo apontaram que os sujeitos construíram conhecimento acerca do planejamento de negócios, alcançando uma compreensão contextualizada sobre o tema e, em alguns casos, uma compreensão antecipada, oportunizando a visualização de ações futuras para a implantação de ideias de negócio. Nesse processo de construção de conhecimento, as arquiteturas pedagógicas serviram de suporte para que o conhecimento fosse reconstruído durante toda a trajetória dos sujeitos no curso até atingirem um saber fazer conceituado.This article focuses on the analysis of the process of building knowledge about business planning of the student entrepreneurs of extension course XIV Marathon Entrepreneurship UFRGS, from his experiences in two adapted pedagogical architectures used in the course: (i) Debate Theses and (ii) Challenge-Problem: entrepreneur to entrepreneur. It is a qualitative research, with theoretical basis in Piagetian assumptions of awareness and do and understand. The survey was conducted with ten subjects and data were collected from the survey of the records of students in pedagogical architectures Debate Theses and Challenge-Problem, online questionnaire and final interview. For the data analysis were defined two categories, with four each levels, involving the conceptual understanding of business planning from the use of pedagogical architectures. The study results showed that the subjects built knowledge about business planning, reaching a contextualized understanding of the topic and, in some cases, an early understanding, providing opportunities to display future actions for the implementation of business ideas. In the process of building knowledge, pedagogical architectures served as a support for knowledge were rebuilt during the entire trajectory of the subjects in the course, until they reach a reputable know-how.application/pdfporRevista iberoamericana de educación a distancia. Vol. 19, n.2 (jul./dez. 2016), p. 263-281.Tecnologia educacionalEnsino a distânciaPedagogical architectureDistance educationEntrepreneurial educationAwarenessDo and understandArquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distânciaPedagogical architecture in the process of entrepreneur : do and understand in the context of distance educationEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005505.pdf001005505.pdfTexto completoapplication/pdf381390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/1/001005505.pdf915496c612afd12c0bac20af1ae4b3c0MD51TEXT001005505.pdf.txt001005505.pdf.txtExtracted Texttext/plain54505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/2/001005505.pdf.txt6af06dc7e674d8026f134dc1e3094accMD52THUMBNAIL001005505.pdf.jpg001005505.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/3/001005505.pdf.jpg17cc38cf9c960625876a9ba232c9f419MD5310183/1504382021-12-06 05:39:35.904702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150438Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:39:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical architecture in the process of entrepreneur : do and understand in the context of distance education
title Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância
spellingShingle Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância
Michels, Ana Beatriz
Tecnologia educacional
Ensino a distância
Pedagogical architecture
Distance education
Entrepreneurial education
Awareness
Do and understand
title_short Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância
title_full Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância
title_fullStr Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância
title_full_unstemmed Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância
title_sort Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender : do fazer ao compreender no contexto da educação a distância
author Michels, Ana Beatriz
author_facet Michels, Ana Beatriz
Aragón, Rosane
author_role author
author2 Aragón, Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michels, Ana Beatriz
Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Ensino a distância
topic Tecnologia educacional
Ensino a distância
Pedagogical architecture
Distance education
Entrepreneurial education
Awareness
Do and understand
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical architecture
Distance education
Entrepreneurial education
Awareness
Do and understand
description O presente artigo tem como foco a análise do processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências em duas arquiteturas pedagógicas adaptadas e utilizadas no curso: (i) Debate de Teses e (ii) Desafio-Problema: de empreendedor para empreendedor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência e fazer e compreender. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos e os dados foram coletados a partir do levantamento dos registros dos alunos nas arquiteturas pedagógicas Debate de Teses e Desafio-Problema, questionário online e entrevista final. Para a análise dos dados foram definidas duas categorias, com quatro níveis cada, que envolveram as compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso das arquiteturas pedagógicas. Os resultados do estudo apontaram que os sujeitos construíram conhecimento acerca do planejamento de negócios, alcançando uma compreensão contextualizada sobre o tema e, em alguns casos, uma compreensão antecipada, oportunizando a visualização de ações futuras para a implantação de ideias de negócio. Nesse processo de construção de conhecimento, as arquiteturas pedagógicas serviram de suporte para que o conhecimento fosse reconstruído durante toda a trajetória dos sujeitos no curso até atingirem um saber fazer conceituado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-05T02:30:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150438
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1138-2783
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005505
identifier_str_mv 1138-2783
001005505
url http://hdl.handle.net/10183/150438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista iberoamericana de educación a distancia. Vol. 19, n.2 (jul./dez. 2016), p. 263-281.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/1/001005505.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/2/001005505.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150438/3/001005505.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 915496c612afd12c0bac20af1ae4b3c0
6af06dc7e674d8026f134dc1e3094acc
17cc38cf9c960625876a9ba232c9f419
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724993820164096