Proficiência e autoria na avaliação integrada de leitura e escrita do exame Celpe-Bras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendel, Kaiane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217789
Resumo: O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência em Português como Língua Adicional integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa entre especialistas da área (CUMMING, 2013; YU, 2013) e pouco discutida no contexto brasileiro (PILEGGI, 2015; SCARAMUCCI, 2016; MENDEL, 2017; VICENTINI, 2019), está em consonância com o construto teórico do Celpe-Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2017) e no uso da linguagem como ação conjunta (CLARK, 2000). Este trabalho objetiva descrever como a recontextualização de informações dos materiais de insumo é avaliada nas tarefas integradas de leitura e escrita do exame Celpe-Bras. Para tanto, esta investigação consiste em uma pesquisa qualitativa interpretativa (ERICKSON, 1990; MASON, 2002) e realiza a análise documental das duas tarefas de leitura e escrita da edição 2015-2 do exame Celpe-Bras e de 236 produções escritas por examinandos em resposta a essas tarefas. Os resultados indicam que as tarefas integram habilidades na avaliação de leitura e escrita, de modo que a demonstração de leitura se dá pelas produções escritas. Para cada nível de proficiência analisado, as produções escritas apresentam especificidades na recontextualização de informações do material de insumo, de modo que o repertório do examinando é mais mobilizado nos níveis mais proficientes. Com base na análise das produções escritas avaliadas no nível Avançado Superior, a noção de autoria pressuposta nos parâmetros de avaliação do exame envolve um modo singular de participação em práticas letradas por meio da mobilização das habilidades de leitura e escrita. A partir da descrição dos níveis de proficiência, esta pesquisa fornece subsídios para o aprimoramento dos parâmetros de avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras e para o ensino preparatório ao exame, bem como contribui para o ensino e para a avaliação de leitura e escrita integrada em outros contextos.
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Para tanto, esta investigação consiste em uma pesquisa qualitativa interpretativa (ERICKSON, 1990; MASON, 2002) e realiza a análise documental das duas tarefas de leitura e escrita da edição 2015-2 do exame Celpe-Bras e de 236 produções escritas por examinandos em resposta a essas tarefas. Os resultados indicam que as tarefas integram habilidades na avaliação de leitura e escrita, de modo que a demonstração de leitura se dá pelas produções escritas. Para cada nível de proficiência analisado, as produções escritas apresentam especificidades na recontextualização de informações do material de insumo, de modo que o repertório do examinando é mais mobilizado nos níveis mais proficientes. Com base na análise das produções escritas avaliadas no nível Avançado Superior, a noção de autoria pressuposta nos parâmetros de avaliação do exame envolve um modo singular de participação em práticas letradas por meio da mobilização das habilidades de leitura e escrita. A partir da descrição dos níveis de proficiência, esta pesquisa fornece subsídios para o aprimoramento dos parâmetros de avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras e para o ensino preparatório ao exame, bem como contribui para o ensino e para a avaliação de leitura e escrita integrada em outros contextos.The Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners (Celpe-Bras) aims to assess proficiency in Portuguese as an Additional Language by integrating comprehension and production skills. Even if integrated assessment is a controversial issue among specialists (CUMMING, 2013; YU, 2013) and has not been extensively discussed in the Brazilian context (PILEGGI, 2015; SCARAMUCCI, 2016; MENDEL, 2017; VICENTINI, 2019), it is in accordance with the theoretical construct of the Celpe-Bras exam, sustained by the dialogical perspective of language (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2017), and by the use of language as a joint action (CLARK, 2000). This study aims at describing how the recontextualization of information from the source material is assessed in Celpe-Bras’ reading and writing integrated tasks. Thus, this investigation consists of a qualitative/interpretive research (ERICKSON, 1990; MASON, 2002), and of a documentary analysis of two reading and writing tasks from 2015-2 Celpe-Bras edition, and of 236 texts written by candidates in response to these tasks. The results indicate the integration of skills in the reading and writing assessment, in a way that the reading skill is demonstrated in the written productions. The written productions reveal some specificities in the recontextualization of information from the source material in each proficiency level. In the most proficient levels, besides the reading of the source material, the candidate’s repertoire is more used to answer the task. According to the analysis of the productions assessed as High Advanced, the notion of authorship entailed in the exam's scoring rubrics involves a unique way of engaging in literacy practices through reading and writing integrated skills. Based on the description of proficiency levels, this study provides resources to the enhancement of Celpe-Bras Written Part scoring rubrics and for the preparatory teaching of the exam, as well as it contributes to the teaching and reading and writing integrated assessment in other contexts.application/pdfporLíngua portuguesa (segunda língua)ProficiênciaLíngua adicionalLíngua portuguesaExame de proficiênciaExame Celpe-BrasLinguísticaIntegrated taskIntegrated skillsProficiency levelsReading-to-writePortuguese as an Additional LanguageProficiência e autoria na avaliação integrada de leitura e escrita do exame Celpe-Brasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121792.pdf.txt001121792.pdf.txtExtracted Texttext/plain482943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217789/2/001121792.pdf.txtbed6b33bca7ab5fcd504f1608532f5b1MD52ORIGINAL001121792.pdfTexto completoapplication/pdf2429827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217789/1/001121792.pdf708d25c6414edeb39cebd19acc7439c6MD5110183/2177892021-03-09 04:46:12.045666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:46:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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