A construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Natacha da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/168858
Resumo: A questão problema que conduz esta pesquisa é a seguinte: como a Educação Física (EFI) vem se configurando e que lugares ocupa na construção curricular dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão? As decisões metodológicas a fim de responder o problema de pesquisa estão ancoradas na pesquisa qualitativa, desenvolvida através de um estudo de caso etnográfico. Como procedimento de coleta das informações, em consonância com a natureza da pesquisa, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, observação participante registrada em diário de campo, análise de documentos e dois grupos de discussão. O estudo foi realizado em uma escola estadual do RS, situada em Viamão. O trabalho de campo foi realizado durante o ano letivo de 2016, e teve como participantes uma professora de EFI, uma supervisora de ensino, a diretora da escola e treze estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; como colaboradores, o estudo contou com o restante dos trabalhadores da escola. O processo de análise foi feito por meio da análise de conteúdo. Este estudo permitiu compreender que a construção curricular é constituída por movimento (movimentos gerados pelos conflitos, pelos ecos, pela resistência ou pela concordância), por relações — relações interpessoais, mas também relações com o tempo, com o espaço e com as próprias significações que os sujeitos vão construindo e reconstruindo — e por ressonâncias (ressonâncias das e nas identidades dos diferentes sujeitos, ressonâncias da/na cultura, das/nas experiências e nos aprendizados). A EFI, integrada à construção curricular da escola, se realiza por meio de diferentes metodologias e tem diferentes finalidades. Nas aulas dirigidas, a ênfase da aula se dá pela condução e organização da professora, em que a mesma estabelece a sequência, o tempo e a dinâmica das atividades. As aulas dirigidas ainda são compostas por diferentes metodologias diretivas, atividades mais analíticas, realizadas por meio de circuitos ou estafetas, e outras mais globais, por meio de jogos reduzidos ou jogos lúdicos. Nas aulas livres as atividades são organizadas pelos próprios estudantes, tendo algumas vezes a intervenção da professora que faz sugestões e comentários para auxiliar os estudantes. Os conteúdos da EFI, diferentes dos conteúdos trabalhados em outras disciplinas não estão relacionados com a vida acadêmica ou com o mundo do trabalho (a não ser para aqueles estudantes que pretendem ser atletas), mas com a vida cotidiana dos estudantes através de saberes considerados importantes para que estes tenham uma vida ativa e saudável. Isso, no entanto, nem sempre é compreendido pelos estudantes, que muitas vezes não veem sentido nos conteúdos trabalhados. A EFI, juntamente com as outras disciplinas e atividades realizadas na escola configura uma construção curricular que permite à escola compreender diversos objetivos formativos e diversos meios para alcançá-los. Nesse sentido, tal composição e soma de diversas experiências e perspectivas permite que esta construção curricular construa múltiplos aprendizados e leve os sujeitos por diferentes caminhos.
id URGS_4548b7d1a0320c9151c575b39d8285b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168858
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Tavares, Natacha da SilvaElisandro Schultz Wittizorecki2017-09-26T02:26:25Z2017http://hdl.handle.net/10183/168858001047622A questão problema que conduz esta pesquisa é a seguinte: como a Educação Física (EFI) vem se configurando e que lugares ocupa na construção curricular dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão? As decisões metodológicas a fim de responder o problema de pesquisa estão ancoradas na pesquisa qualitativa, desenvolvida através de um estudo de caso etnográfico. Como procedimento de coleta das informações, em consonância com a natureza da pesquisa, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, observação participante registrada em diário de campo, análise de documentos e dois grupos de discussão. O estudo foi realizado em uma escola estadual do RS, situada em Viamão. O trabalho de campo foi realizado durante o ano letivo de 2016, e teve como participantes uma professora de EFI, uma supervisora de ensino, a diretora da escola e treze estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; como colaboradores, o estudo contou com o restante dos trabalhadores da escola. O processo de análise foi feito por meio da análise de conteúdo. Este estudo permitiu compreender que a construção curricular é constituída por movimento (movimentos gerados pelos conflitos, pelos ecos, pela resistência ou pela concordância), por relações — relações interpessoais, mas também relações com o tempo, com o espaço e com as próprias significações que os sujeitos vão construindo e reconstruindo — e por ressonâncias (ressonâncias das e nas identidades dos diferentes sujeitos, ressonâncias da/na cultura, das/nas experiências e nos aprendizados). A EFI, integrada à construção curricular da escola, se realiza por meio de diferentes metodologias e tem diferentes finalidades. Nas aulas dirigidas, a ênfase da aula se dá pela condução e organização da professora, em que a mesma estabelece a sequência, o tempo e a dinâmica das atividades. As aulas dirigidas ainda são compostas por diferentes metodologias diretivas, atividades mais analíticas, realizadas por meio de circuitos ou estafetas, e outras mais globais, por meio de jogos reduzidos ou jogos lúdicos. Nas aulas livres as atividades são organizadas pelos próprios estudantes, tendo algumas vezes a intervenção da professora que faz sugestões e comentários para auxiliar os estudantes. Os conteúdos da EFI, diferentes dos conteúdos trabalhados em outras disciplinas não estão relacionados com a vida acadêmica ou com o mundo do trabalho (a não ser para aqueles estudantes que pretendem ser atletas), mas com a vida cotidiana dos estudantes através de saberes considerados importantes para que estes tenham uma vida ativa e saudável. Isso, no entanto, nem sempre é compreendido pelos estudantes, que muitas vezes não veem sentido nos conteúdos trabalhados. A EFI, juntamente com as outras disciplinas e atividades realizadas na escola configura uma construção curricular que permite à escola compreender diversos objetivos formativos e diversos meios para alcançá-los. Nesse sentido, tal composição e soma de diversas experiências e perspectivas permite que esta construção curricular construa múltiplos aprendizados e leve os sujeitos por diferentes caminhos.La cuestión problema que conduce esta investigación es la siguiente: cómo la Educación Física viene configurándose y qué lugares ocupa en la construcción curricular de los años finales de la Enseñanza Fundamental en una escuela estatal de Rio Grande do Sul en Viamão? Las decisiones metodológicas para responder al problema de investigación están ancladas en la investigación cualitativa, a través de un estudio de caso etnográfico. Como procedimiento de recolección de las informaciones se realizaron tres entrevistas semiestructuradas, observación participante registrada en diario de campo, análisis de documentos y dos grupos de discusión. El estudio fue realizado en una escuela estatal del RS, situada en Viamão. El trabajo de campo fue realizado durante el año escolar de 2016, y tuvo como participantes una profesora de EFI, una supervisora de enseñanza, la directora de la escuela y trece estudiantes de los años finales de la Enseñanza Fundamental; como colaboradores, el estudio contó con el resto de los trabajadores de la escuela. El proceso de análisis se realizó a través del análisis de contenido. Este estudio permitió comprender que la construcción curricular está constituida por movimiento (generados por los conflictos, por los ecos, por la resistencia o por la concordancia), por relaciones — relaciones interpersonales, pero también relaciones con el tiempo, con el espacio y con las propias significaciones que los sujetos van construyendo y reconstruyendo — y por resonancias (de las y en las identidades de los diferentes sujetos, resonancias de la cultura, de/en las experiencias y los aprendizajes). La EFI, integrada a la construcción curricular de la escuela, se realiza por medio de diferentes metodologías y tiene diferentes finalidades. En las clases dirigidas, el énfasis de la clase se da por la conducción y organización de la profesora, en la que establece la secuencia, el tiempo y la dinámica de las actividades. Las clases dirigidas todavía están compuestas por diferentes metodologías directivas, actividades más analíticas, realizadas por medio de circuitos o estafetas, y otras más globales, a través de juegos reducidos o juegos lúdicos. En las clases libres las actividades son organizadas por los propios estudiantes, teniendo algunas veces la intervención de la profesora que hace sugerencias y comentarios para auxiliar a los estudiantes. Los contenidos de la EFI, diferentes de los contenidos trabajados en otras disciplinas no están relacionados con la vida académica o con el mundo del trabajo (a no ser para aquellos estudiantes que pretenden ser atletas), sino con la vida cotidiana de los estudiantes a través de saberes considerados importantes para que éstos tengan una vida activa y sana. Sin embargo, no siempre es comprendido por los estudiantes, que a menudo no tienen sentido en los contenidos trabajados. La EFI junto con las otras disciplinas y actividades configura una construcción curricular que permite a la escuela comprender diversos objetivos formativos y diversos medios para alcanzarlos. En ese sentido, tal composición y suma de diversas experiencias y perspectivas permite que esta construcción curricular construya múltiples aprendizajes y lleve a los sujetos por diferentes caminos.application/pdfporEducação física escolarCurrículoEstudo de casoEtnografiaEducación Física escolarEtnografíaEstudio de casoConstrucción curricularEl currículoA construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2017.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047622.pdf001047622.pdfTexto completoapplication/pdf3082420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168858/1/001047622.pdfe48e6b33939211c63c7a0b60c82e320aMD51TEXT001047622.pdf.txt001047622.pdf.txtExtracted Texttext/plain405508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168858/2/001047622.pdf.txt9f37fbae3410406cc093fe33c7760b9cMD52THUMBNAIL001047622.pdf.jpg001047622.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168858/3/001047622.pdf.jpgd67b2498ba2261c9798f5789ae9f743aMD5310183/1688582018-10-29 07:42:20.756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168858Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T10:42:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamental
title A construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle A construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamental
Tavares, Natacha da Silva
Educação física escolar
Currículo
Estudo de caso
Etnografia
Educación Física escolar
Etnografía
Estudio de caso
Construcción curricular
El currículo
title_short A construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamental
title_full A construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr A construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamental
title_sort A construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamental
author Tavares, Natacha da Silva
author_facet Tavares, Natacha da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Natacha da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elisandro Schultz Wittizorecki
contributor_str_mv Elisandro Schultz Wittizorecki
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Currículo
Estudo de caso
Etnografia
topic Educação física escolar
Currículo
Estudo de caso
Etnografia
Educación Física escolar
Etnografía
Estudio de caso
Construcción curricular
El currículo
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Física escolar
Etnografía
Estudio de caso
Construcción curricular
El currículo
description A questão problema que conduz esta pesquisa é a seguinte: como a Educação Física (EFI) vem se configurando e que lugares ocupa na construção curricular dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão? As decisões metodológicas a fim de responder o problema de pesquisa estão ancoradas na pesquisa qualitativa, desenvolvida através de um estudo de caso etnográfico. Como procedimento de coleta das informações, em consonância com a natureza da pesquisa, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, observação participante registrada em diário de campo, análise de documentos e dois grupos de discussão. O estudo foi realizado em uma escola estadual do RS, situada em Viamão. O trabalho de campo foi realizado durante o ano letivo de 2016, e teve como participantes uma professora de EFI, uma supervisora de ensino, a diretora da escola e treze estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; como colaboradores, o estudo contou com o restante dos trabalhadores da escola. O processo de análise foi feito por meio da análise de conteúdo. Este estudo permitiu compreender que a construção curricular é constituída por movimento (movimentos gerados pelos conflitos, pelos ecos, pela resistência ou pela concordância), por relações — relações interpessoais, mas também relações com o tempo, com o espaço e com as próprias significações que os sujeitos vão construindo e reconstruindo — e por ressonâncias (ressonâncias das e nas identidades dos diferentes sujeitos, ressonâncias da/na cultura, das/nas experiências e nos aprendizados). A EFI, integrada à construção curricular da escola, se realiza por meio de diferentes metodologias e tem diferentes finalidades. Nas aulas dirigidas, a ênfase da aula se dá pela condução e organização da professora, em que a mesma estabelece a sequência, o tempo e a dinâmica das atividades. As aulas dirigidas ainda são compostas por diferentes metodologias diretivas, atividades mais analíticas, realizadas por meio de circuitos ou estafetas, e outras mais globais, por meio de jogos reduzidos ou jogos lúdicos. Nas aulas livres as atividades são organizadas pelos próprios estudantes, tendo algumas vezes a intervenção da professora que faz sugestões e comentários para auxiliar os estudantes. Os conteúdos da EFI, diferentes dos conteúdos trabalhados em outras disciplinas não estão relacionados com a vida acadêmica ou com o mundo do trabalho (a não ser para aqueles estudantes que pretendem ser atletas), mas com a vida cotidiana dos estudantes através de saberes considerados importantes para que estes tenham uma vida ativa e saudável. Isso, no entanto, nem sempre é compreendido pelos estudantes, que muitas vezes não veem sentido nos conteúdos trabalhados. A EFI, juntamente com as outras disciplinas e atividades realizadas na escola configura uma construção curricular que permite à escola compreender diversos objetivos formativos e diversos meios para alcançá-los. Nesse sentido, tal composição e soma de diversas experiências e perspectivas permite que esta construção curricular construa múltiplos aprendizados e leve os sujeitos por diferentes caminhos.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T02:26:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/168858
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001047622
url http://hdl.handle.net/10183/168858
identifier_str_mv 001047622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168858/1/001047622.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168858/2/001047622.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168858/3/001047622.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e48e6b33939211c63c7a0b60c82e320a
9f37fbae3410406cc093fe33c7760b9c
d67b2498ba2261c9798f5789ae9f743a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085420048842752