Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102335 |
Resumo: | O objetivo geral desta dissertação foi investigar o efeito de fatores da família e da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares na infância. Foram realizados um estudo teórico e três estudos empíricos. O estudo teórico consistiu numa revisão não sistemática da literatura que demonstrou o papel da qualidade dos relacionamentos pais-criança e professor-aluno e do clima escolar sobre o desenvolvimento socioemocional na infância. O segundo estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno (ERPA) para o contexto brasileiro. Os resultados da Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) confirmaram a estrutura bifatorial do instrumento original. Análises de validade convergente apresentaram resultados satisfatórios. O terceiro estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação do Questionário de Clima Escolar – Revisado, Versão para Ensino Fundamental – para o contexto brasileiro. Os resultados da ESEM apresentaram índices de ajuste satisfatórios para o modelo de seis fatores. Porém, foram sugeridas modificações na composição de quatro fatores (justiça, ordem e disciplina, envolvimento dos pais, relacionamento entre os estudantes). O QCE-EF apresentou também evidências de validade externa. As versões adaptadas da ERPA e do QCE-EF demonstraram ser medidas úteis para a avaliação de fatores da escola no contexto brasileiro. Por fim, o quarto estudo testou modelos de equações estruturais acerca do efeito independente e interativo da qualidade do relacionamento pais-criança e de fatores da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares. A percepção dos estudantes acerca da qualidade do clima escolar teve maior efeito sobre os seus comportamentos na escola, superando o efeito da qualidade dos relacionamentos adultocriança, mensurados pela percepção de pais e professoras. Os resultados enfatizaram a importância do contexto escolar para o desenvolvimento socioemocional na infância, destacando a necessidade de investigações que utilizem as crianças como fontes de informação. |
id |
URGS_70cb787b0189dc4d1fcb8bbd68e08fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102335 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Toscano, Giovanna Wanderley PetrucciKoller, Silvia HelenaBorsa, Juliane Callegaro2014-09-03T02:20:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/102335000932831O objetivo geral desta dissertação foi investigar o efeito de fatores da família e da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares na infância. Foram realizados um estudo teórico e três estudos empíricos. O estudo teórico consistiu numa revisão não sistemática da literatura que demonstrou o papel da qualidade dos relacionamentos pais-criança e professor-aluno e do clima escolar sobre o desenvolvimento socioemocional na infância. O segundo estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno (ERPA) para o contexto brasileiro. Os resultados da Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) confirmaram a estrutura bifatorial do instrumento original. Análises de validade convergente apresentaram resultados satisfatórios. O terceiro estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação do Questionário de Clima Escolar – Revisado, Versão para Ensino Fundamental – para o contexto brasileiro. Os resultados da ESEM apresentaram índices de ajuste satisfatórios para o modelo de seis fatores. Porém, foram sugeridas modificações na composição de quatro fatores (justiça, ordem e disciplina, envolvimento dos pais, relacionamento entre os estudantes). O QCE-EF apresentou também evidências de validade externa. As versões adaptadas da ERPA e do QCE-EF demonstraram ser medidas úteis para a avaliação de fatores da escola no contexto brasileiro. Por fim, o quarto estudo testou modelos de equações estruturais acerca do efeito independente e interativo da qualidade do relacionamento pais-criança e de fatores da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares. A percepção dos estudantes acerca da qualidade do clima escolar teve maior efeito sobre os seus comportamentos na escola, superando o efeito da qualidade dos relacionamentos adultocriança, mensurados pela percepção de pais e professoras. Os resultados enfatizaram a importância do contexto escolar para o desenvolvimento socioemocional na infância, destacando a necessidade de investigações que utilizem as crianças como fontes de informação.The main objective of this thesis was to investigate the effect of family and school factors on the social skills and peer aggressive behavior in childhood. Theoretical and empirical studies were conducted. The theoretical study was a non-systematic review of the literature. It showed the role of parent-child and student-teacher relationships and school climate on socioemotional development in childhood. The second study showed the procedures for adaptation and validation of the Student-Teacher Relationship Scale (STRS) for the Brazilian context. Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) confirmed the factorial structure of the original instrument. Analysis of convergent validity showed satisfactory results. The third study showed the procedures for adaptation and validation of the School Climate Survey – Revised, Elementary and Middle School Version (SCS-MS) – for the Brazilian context. ESEM provided satisfactory indices of fit for the model of six factors. However, the factors justice, order and discipline, parental involvement and relationships between students were modified. SCS-MS demonstrated evidence of external validity. Adapted version of the STRS and SCS-MS proved to be useful measures for assessing school factors in the Brazilian context. Finally, fourth study tested structural equation models on the independent and interactive effects of the quality of parent-child relationships and school factors on social skills and peer aggressive behavior. The students' perceptions about the quality of school climate had a greater effect on their behavior in school, overcoming the effect of the quality of adult-child relationships, measured by parents and teachers perception. The results emphasized the importance of school context for socioemotional development in childhood, highlighting the need for studies that use children as sources of information.application/pdfporRelação professor-alunoRelação pais-filhosHabilidades sociaisParent-child relationshipStudent-teacher relationshipSchool climateSocial skillsPeer aggressive behaviorFatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000932831.pdf000932831.pdfTexto completoapplication/pdf1840234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/1/000932831.pdfcca4be5c4d93f557092cb7afe513e4d5MD51TEXT000932831.pdf.txt000932831.pdf.txtExtracted Texttext/plain302295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/2/000932831.pdf.txt03b4a2e656469ce5d78253b8fe587967MD52THUMBNAIL000932831.pdf.jpg000932831.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/3/000932831.pdf.jpgc2237336cc088f68faef8e6456b335abMD5310183/1023352018-10-23 09:01:36.225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:01:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância |
title |
Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância |
spellingShingle |
Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci Relação professor-aluno Relação pais-filhos Habilidades sociais Parent-child relationship Student-teacher relationship School climate Social skills Peer aggressive behavior |
title_short |
Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância |
title_full |
Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância |
title_fullStr |
Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância |
title_full_unstemmed |
Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância |
title_sort |
Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância |
author |
Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci |
author_facet |
Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Koller, Silvia Helena |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Borsa, Juliane Callegaro |
contributor_str_mv |
Koller, Silvia Helena Borsa, Juliane Callegaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor-aluno Relação pais-filhos Habilidades sociais |
topic |
Relação professor-aluno Relação pais-filhos Habilidades sociais Parent-child relationship Student-teacher relationship School climate Social skills Peer aggressive behavior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Parent-child relationship Student-teacher relationship School climate Social skills Peer aggressive behavior |
description |
O objetivo geral desta dissertação foi investigar o efeito de fatores da família e da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares na infância. Foram realizados um estudo teórico e três estudos empíricos. O estudo teórico consistiu numa revisão não sistemática da literatura que demonstrou o papel da qualidade dos relacionamentos pais-criança e professor-aluno e do clima escolar sobre o desenvolvimento socioemocional na infância. O segundo estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno (ERPA) para o contexto brasileiro. Os resultados da Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) confirmaram a estrutura bifatorial do instrumento original. Análises de validade convergente apresentaram resultados satisfatórios. O terceiro estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação do Questionário de Clima Escolar – Revisado, Versão para Ensino Fundamental – para o contexto brasileiro. Os resultados da ESEM apresentaram índices de ajuste satisfatórios para o modelo de seis fatores. Porém, foram sugeridas modificações na composição de quatro fatores (justiça, ordem e disciplina, envolvimento dos pais, relacionamento entre os estudantes). O QCE-EF apresentou também evidências de validade externa. As versões adaptadas da ERPA e do QCE-EF demonstraram ser medidas úteis para a avaliação de fatores da escola no contexto brasileiro. Por fim, o quarto estudo testou modelos de equações estruturais acerca do efeito independente e interativo da qualidade do relacionamento pais-criança e de fatores da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares. A percepção dos estudantes acerca da qualidade do clima escolar teve maior efeito sobre os seus comportamentos na escola, superando o efeito da qualidade dos relacionamentos adultocriança, mensurados pela percepção de pais e professoras. Os resultados enfatizaram a importância do contexto escolar para o desenvolvimento socioemocional na infância, destacando a necessidade de investigações que utilizem as crianças como fontes de informação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-03T02:20:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102335 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000932831 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102335 |
identifier_str_mv |
000932831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/1/000932831.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/2/000932831.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/3/000932831.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cca4be5c4d93f557092cb7afe513e4d5 03b4a2e656469ce5d78253b8fe587967 c2237336cc088f68faef8e6456b335ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085298047025152 |