Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102335
Resumo: O objetivo geral desta dissertação foi investigar o efeito de fatores da família e da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares na infância. Foram realizados um estudo teórico e três estudos empíricos. O estudo teórico consistiu numa revisão não sistemática da literatura que demonstrou o papel da qualidade dos relacionamentos pais-criança e professor-aluno e do clima escolar sobre o desenvolvimento socioemocional na infância. O segundo estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno (ERPA) para o contexto brasileiro. Os resultados da Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) confirmaram a estrutura bifatorial do instrumento original. Análises de validade convergente apresentaram resultados satisfatórios. O terceiro estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação do Questionário de Clima Escolar – Revisado, Versão para Ensino Fundamental – para o contexto brasileiro. Os resultados da ESEM apresentaram índices de ajuste satisfatórios para o modelo de seis fatores. Porém, foram sugeridas modificações na composição de quatro fatores (justiça, ordem e disciplina, envolvimento dos pais, relacionamento entre os estudantes). O QCE-EF apresentou também evidências de validade externa. As versões adaptadas da ERPA e do QCE-EF demonstraram ser medidas úteis para a avaliação de fatores da escola no contexto brasileiro. Por fim, o quarto estudo testou modelos de equações estruturais acerca do efeito independente e interativo da qualidade do relacionamento pais-criança e de fatores da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares. A percepção dos estudantes acerca da qualidade do clima escolar teve maior efeito sobre os seus comportamentos na escola, superando o efeito da qualidade dos relacionamentos adultocriança, mensurados pela percepção de pais e professoras. Os resultados enfatizaram a importância do contexto escolar para o desenvolvimento socioemocional na infância, destacando a necessidade de investigações que utilizem as crianças como fontes de informação.
id URGS_70cb787b0189dc4d1fcb8bbd68e08fb3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102335
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Toscano, Giovanna Wanderley PetrucciKoller, Silvia HelenaBorsa, Juliane Callegaro2014-09-03T02:20:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/102335000932831O objetivo geral desta dissertação foi investigar o efeito de fatores da família e da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares na infância. Foram realizados um estudo teórico e três estudos empíricos. O estudo teórico consistiu numa revisão não sistemática da literatura que demonstrou o papel da qualidade dos relacionamentos pais-criança e professor-aluno e do clima escolar sobre o desenvolvimento socioemocional na infância. O segundo estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno (ERPA) para o contexto brasileiro. Os resultados da Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) confirmaram a estrutura bifatorial do instrumento original. Análises de validade convergente apresentaram resultados satisfatórios. O terceiro estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação do Questionário de Clima Escolar – Revisado, Versão para Ensino Fundamental – para o contexto brasileiro. Os resultados da ESEM apresentaram índices de ajuste satisfatórios para o modelo de seis fatores. Porém, foram sugeridas modificações na composição de quatro fatores (justiça, ordem e disciplina, envolvimento dos pais, relacionamento entre os estudantes). O QCE-EF apresentou também evidências de validade externa. As versões adaptadas da ERPA e do QCE-EF demonstraram ser medidas úteis para a avaliação de fatores da escola no contexto brasileiro. Por fim, o quarto estudo testou modelos de equações estruturais acerca do efeito independente e interativo da qualidade do relacionamento pais-criança e de fatores da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares. A percepção dos estudantes acerca da qualidade do clima escolar teve maior efeito sobre os seus comportamentos na escola, superando o efeito da qualidade dos relacionamentos adultocriança, mensurados pela percepção de pais e professoras. Os resultados enfatizaram a importância do contexto escolar para o desenvolvimento socioemocional na infância, destacando a necessidade de investigações que utilizem as crianças como fontes de informação.The main objective of this thesis was to investigate the effect of family and school factors on the social skills and peer aggressive behavior in childhood. Theoretical and empirical studies were conducted. The theoretical study was a non-systematic review of the literature. It showed the role of parent-child and student-teacher relationships and school climate on socioemotional development in childhood. The second study showed the procedures for adaptation and validation of the Student-Teacher Relationship Scale (STRS) for the Brazilian context. Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) confirmed the factorial structure of the original instrument. Analysis of convergent validity showed satisfactory results. The third study showed the procedures for adaptation and validation of the School Climate Survey – Revised, Elementary and Middle School Version (SCS-MS) – for the Brazilian context. ESEM provided satisfactory indices of fit for the model of six factors. However, the factors justice, order and discipline, parental involvement and relationships between students were modified. SCS-MS demonstrated evidence of external validity. Adapted version of the STRS and SCS-MS proved to be useful measures for assessing school factors in the Brazilian context. Finally, fourth study tested structural equation models on the independent and interactive effects of the quality of parent-child relationships and school factors on social skills and peer aggressive behavior. The students' perceptions about the quality of school climate had a greater effect on their behavior in school, overcoming the effect of the quality of adult-child relationships, measured by parents and teachers perception. The results emphasized the importance of school context for socioemotional development in childhood, highlighting the need for studies that use children as sources of information.application/pdfporRelação professor-alunoRelação pais-filhosHabilidades sociaisParent-child relationshipStudent-teacher relationshipSchool climateSocial skillsPeer aggressive behaviorFatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000932831.pdf000932831.pdfTexto completoapplication/pdf1840234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/1/000932831.pdfcca4be5c4d93f557092cb7afe513e4d5MD51TEXT000932831.pdf.txt000932831.pdf.txtExtracted Texttext/plain302295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/2/000932831.pdf.txt03b4a2e656469ce5d78253b8fe587967MD52THUMBNAIL000932831.pdf.jpg000932831.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/3/000932831.pdf.jpgc2237336cc088f68faef8e6456b335abMD5310183/1023352018-10-23 09:01:36.225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:01:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância
title Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância
spellingShingle Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância
Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
Relação professor-aluno
Relação pais-filhos
Habilidades sociais
Parent-child relationship
Student-teacher relationship
School climate
Social skills
Peer aggressive behavior
title_short Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância
title_full Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância
title_fullStr Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância
title_full_unstemmed Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância
title_sort Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância
author Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
author_facet Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Koller, Silvia Helena
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Borsa, Juliane Callegaro
contributor_str_mv Koller, Silvia Helena
Borsa, Juliane Callegaro
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
Relação pais-filhos
Habilidades sociais
topic Relação professor-aluno
Relação pais-filhos
Habilidades sociais
Parent-child relationship
Student-teacher relationship
School climate
Social skills
Peer aggressive behavior
dc.subject.eng.fl_str_mv Parent-child relationship
Student-teacher relationship
School climate
Social skills
Peer aggressive behavior
description O objetivo geral desta dissertação foi investigar o efeito de fatores da família e da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares na infância. Foram realizados um estudo teórico e três estudos empíricos. O estudo teórico consistiu numa revisão não sistemática da literatura que demonstrou o papel da qualidade dos relacionamentos pais-criança e professor-aluno e do clima escolar sobre o desenvolvimento socioemocional na infância. O segundo estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno (ERPA) para o contexto brasileiro. Os resultados da Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) confirmaram a estrutura bifatorial do instrumento original. Análises de validade convergente apresentaram resultados satisfatórios. O terceiro estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação do Questionário de Clima Escolar – Revisado, Versão para Ensino Fundamental – para o contexto brasileiro. Os resultados da ESEM apresentaram índices de ajuste satisfatórios para o modelo de seis fatores. Porém, foram sugeridas modificações na composição de quatro fatores (justiça, ordem e disciplina, envolvimento dos pais, relacionamento entre os estudantes). O QCE-EF apresentou também evidências de validade externa. As versões adaptadas da ERPA e do QCE-EF demonstraram ser medidas úteis para a avaliação de fatores da escola no contexto brasileiro. Por fim, o quarto estudo testou modelos de equações estruturais acerca do efeito independente e interativo da qualidade do relacionamento pais-criança e de fatores da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares. A percepção dos estudantes acerca da qualidade do clima escolar teve maior efeito sobre os seus comportamentos na escola, superando o efeito da qualidade dos relacionamentos adultocriança, mensurados pela percepção de pais e professoras. Os resultados enfatizaram a importância do contexto escolar para o desenvolvimento socioemocional na infância, destacando a necessidade de investigações que utilizem as crianças como fontes de informação.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-03T02:20:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102335
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000932831
url http://hdl.handle.net/10183/102335
identifier_str_mv 000932831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/1/000932831.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/2/000932831.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102335/3/000932831.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cca4be5c4d93f557092cb7afe513e4d5
03b4a2e656469ce5d78253b8fe587967
c2237336cc088f68faef8e6456b335ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085298047025152