Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276527 |
Resumo: | Este estudo, situado na Linha de Pesquisa dos Estudos sobre Infâncias, concentra a atenção em compreender como um grupo de professores de pré-escola constroem sua docência a partir da relação entre reflexões realizadas na formação continuada, documentos legais, debates com colegas e o registro, pela escrita e imagem, das suas práticas. Para tal, propõe uma pesquisa-intervenção, pois a mesma mobiliza todos os participantes no processo, utilizando como ferramenta metodológica um grupo de investigação que, de forma colaborativa, partilha temas didático-pedagógicos e experiências pessoais. O grupo foi formado por professores e coordenadores pedagógicos de cinco escolas, com diferentes perfis de oferta, da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo - RME/NH, com a intenção de conhecer como os professores percebem, refletem, realizam e compartilham suas experiências e as materializam nos seus modos de estar com as crianças, a partir da organização de suas ações pedagógicas. Analiso nesta dissertação narrativas orais dos encontros formativos e narrativas escritas produzidas por cada um dos participantes, fragmentos dos processos de documentação pedagógica vividos por eles. Ao relacionar as ações de narrar, organizar, propor e observar, intencionalmente, com os princípios da artesania (SENNETT, 2021) e do professor artesão (LARROSA, 2019, 2021), compreendo que a docência constituída por cada um dos professores assenta-se na composição do conhecimento desenvolvido nas ações de formação, que apresentam caminhos sistematizados pela experiência pedagógica estudada e aquela partilhada entre os pares. Contudo, através da leitura dos dados, baseada na análise textual discursiva – ATD, as práticas e a escrita da reflexão sobre as mesmas evidenciam que cada professor constrói sua própria trilha, a partir dos estudos e reflexões grupais, compondo docências artesanais, que caracterizam-se por serem dialógicas entre ideias dos discursos, dos pares e da escuta das crianças, e inventivas, por evidenciarem na meta-análise a intersecção entre o universal e o local, o grupal e o pessoal, perceptível na interpretação dos registros produzidos. |
id |
URGS_723a684ac4a92a382de19de9d8d1f337 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276527 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Streit, Letícia Caroline da SilvaBarbosa, Maria Carmen Silveira2024-07-19T06:21:50Z2023http://hdl.handle.net/10183/276527001198525Este estudo, situado na Linha de Pesquisa dos Estudos sobre Infâncias, concentra a atenção em compreender como um grupo de professores de pré-escola constroem sua docência a partir da relação entre reflexões realizadas na formação continuada, documentos legais, debates com colegas e o registro, pela escrita e imagem, das suas práticas. Para tal, propõe uma pesquisa-intervenção, pois a mesma mobiliza todos os participantes no processo, utilizando como ferramenta metodológica um grupo de investigação que, de forma colaborativa, partilha temas didático-pedagógicos e experiências pessoais. O grupo foi formado por professores e coordenadores pedagógicos de cinco escolas, com diferentes perfis de oferta, da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo - RME/NH, com a intenção de conhecer como os professores percebem, refletem, realizam e compartilham suas experiências e as materializam nos seus modos de estar com as crianças, a partir da organização de suas ações pedagógicas. Analiso nesta dissertação narrativas orais dos encontros formativos e narrativas escritas produzidas por cada um dos participantes, fragmentos dos processos de documentação pedagógica vividos por eles. Ao relacionar as ações de narrar, organizar, propor e observar, intencionalmente, com os princípios da artesania (SENNETT, 2021) e do professor artesão (LARROSA, 2019, 2021), compreendo que a docência constituída por cada um dos professores assenta-se na composição do conhecimento desenvolvido nas ações de formação, que apresentam caminhos sistematizados pela experiência pedagógica estudada e aquela partilhada entre os pares. Contudo, através da leitura dos dados, baseada na análise textual discursiva – ATD, as práticas e a escrita da reflexão sobre as mesmas evidenciam que cada professor constrói sua própria trilha, a partir dos estudos e reflexões grupais, compondo docências artesanais, que caracterizam-se por serem dialógicas entre ideias dos discursos, dos pares e da escuta das crianças, e inventivas, por evidenciarem na meta-análise a intersecção entre o universal e o local, o grupal e o pessoal, perceptível na interpretação dos registros produzidos.This study, located in the Childhood Studies Research Line, focuses attention on understanding how a group of preschool teachers build their teaching based on the relationship between reflections carried out in continuing education, legal documents, discussions with colleagues and the record , through writing and image, of their practices. To this end, it proposes an intervention research, as it mobilizes all participants in the process, using as a methodological tool a research group that, in a collaborative way, shares didactic-pedagogical themes and personal experiences. The group was formed by teachers and pedagogical coordinators from five schools, with different offering profiles, from the Novo Hamburgo Municipal Education Network - RME/NH, with the intention of learning how teachers perceive, reflect, carry out and share their experiences and they materialize them in their ways of being with children, based on the organization of their pedagogical actions. In this dissertation, I analyze oral narratives of the training meetings and written narratives produced by each of the participants, fragments of the pedagogical documentation processes experienced by them. By relating the actions of narrating, organizing, proposing and observing, intentionally, with the principles of craftsmanship (SENNETT, 2021) and the artisan teacher (LARROSA, 2019, 2021), I understand that the teaching constituted by each of the teachers is based on in the composition of the knowledge developed in training actions, which present paths systematized by the pedagogical experience studied and that shared among peers. However, through reading the data, based on discursive textual analysis – ATD, the practices and the written reflection on them show that each teacher builds his own path, based on group studies and reflections, composing artisanal teachings, which characterize-if because they are dialogical between ideas from speeches, peers and children's listening, and inventive, because they highlight in the meta-analysis the intersection between the universal and the local, the group and the personal, perceptible in the interpretation of the records produced.application/pdfporEducação infantilFormação continuadaTeaching craftsContinuing trainingPre schoolTeaching recordPedagogical documentationReflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198525.pdf.txt001198525.pdf.txtExtracted Texttext/plain250047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276527/2/001198525.pdf.txt974e7537561e4061f323ca41ab54bfa8MD52ORIGINAL001198525.pdfTexto completoapplication/pdf5709801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276527/1/001198525.pdf7a8b5cffcf160e4cae90c6d6bdc518a0MD5110183/2765272024-07-26 05:59:21.145885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-26T08:59:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola |
title |
Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola |
spellingShingle |
Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola Streit, Letícia Caroline da Silva Educação infantil Formação continuada Teaching crafts Continuing training Pre school Teaching record Pedagogical documentation |
title_short |
Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola |
title_full |
Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola |
title_fullStr |
Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola |
title_sort |
Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola |
author |
Streit, Letícia Caroline da Silva |
author_facet |
Streit, Letícia Caroline da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Streit, Letícia Caroline da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
contributor_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Formação continuada |
topic |
Educação infantil Formação continuada Teaching crafts Continuing training Pre school Teaching record Pedagogical documentation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching crafts Continuing training Pre school Teaching record Pedagogical documentation |
description |
Este estudo, situado na Linha de Pesquisa dos Estudos sobre Infâncias, concentra a atenção em compreender como um grupo de professores de pré-escola constroem sua docência a partir da relação entre reflexões realizadas na formação continuada, documentos legais, debates com colegas e o registro, pela escrita e imagem, das suas práticas. Para tal, propõe uma pesquisa-intervenção, pois a mesma mobiliza todos os participantes no processo, utilizando como ferramenta metodológica um grupo de investigação que, de forma colaborativa, partilha temas didático-pedagógicos e experiências pessoais. O grupo foi formado por professores e coordenadores pedagógicos de cinco escolas, com diferentes perfis de oferta, da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo - RME/NH, com a intenção de conhecer como os professores percebem, refletem, realizam e compartilham suas experiências e as materializam nos seus modos de estar com as crianças, a partir da organização de suas ações pedagógicas. Analiso nesta dissertação narrativas orais dos encontros formativos e narrativas escritas produzidas por cada um dos participantes, fragmentos dos processos de documentação pedagógica vividos por eles. Ao relacionar as ações de narrar, organizar, propor e observar, intencionalmente, com os princípios da artesania (SENNETT, 2021) e do professor artesão (LARROSA, 2019, 2021), compreendo que a docência constituída por cada um dos professores assenta-se na composição do conhecimento desenvolvido nas ações de formação, que apresentam caminhos sistematizados pela experiência pedagógica estudada e aquela partilhada entre os pares. Contudo, através da leitura dos dados, baseada na análise textual discursiva – ATD, as práticas e a escrita da reflexão sobre as mesmas evidenciam que cada professor constrói sua própria trilha, a partir dos estudos e reflexões grupais, compondo docências artesanais, que caracterizam-se por serem dialógicas entre ideias dos discursos, dos pares e da escuta das crianças, e inventivas, por evidenciarem na meta-análise a intersecção entre o universal e o local, o grupal e o pessoal, perceptível na interpretação dos registros produzidos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-19T06:21:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/276527 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001198525 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/276527 |
identifier_str_mv |
001198525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276527/2/001198525.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276527/1/001198525.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
974e7537561e4061f323ca41ab54bfa8 7a8b5cffcf160e4cae90c6d6bdc518a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085645938327552 |