Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Streit, Letícia Caroline da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276527
Resumo: Este estudo, situado na Linha de Pesquisa dos Estudos sobre Infâncias, concentra a atenção em compreender como um grupo de professores de pré-escola constroem sua docência a partir da relação entre reflexões realizadas na formação continuada, documentos legais, debates com colegas e o registro, pela escrita e imagem, das suas práticas. Para tal, propõe uma pesquisa-intervenção, pois a mesma mobiliza todos os participantes no processo, utilizando como ferramenta metodológica um grupo de investigação que, de forma colaborativa, partilha temas didático-pedagógicos e experiências pessoais. O grupo foi formado por professores e coordenadores pedagógicos de cinco escolas, com diferentes perfis de oferta, da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo - RME/NH, com a intenção de conhecer como os professores percebem, refletem, realizam e compartilham suas experiências e as materializam nos seus modos de estar com as crianças, a partir da organização de suas ações pedagógicas. Analiso nesta dissertação narrativas orais dos encontros formativos e narrativas escritas produzidas por cada um dos participantes, fragmentos dos processos de documentação pedagógica vividos por eles. Ao relacionar as ações de narrar, organizar, propor e observar, intencionalmente, com os princípios da artesania (SENNETT, 2021) e do professor artesão (LARROSA, 2019, 2021), compreendo que a docência constituída por cada um dos professores assenta-se na composição do conhecimento desenvolvido nas ações de formação, que apresentam caminhos sistematizados pela experiência pedagógica estudada e aquela partilhada entre os pares. Contudo, através da leitura dos dados, baseada na análise textual discursiva – ATD, as práticas e a escrita da reflexão sobre as mesmas evidenciam que cada professor constrói sua própria trilha, a partir dos estudos e reflexões grupais, compondo docências artesanais, que caracterizam-se por serem dialógicas entre ideias dos discursos, dos pares e da escuta das crianças, e inventivas, por evidenciarem na meta-análise a intersecção entre o universal e o local, o grupal e o pessoal, perceptível na interpretação dos registros produzidos.
id URGS_723a684ac4a92a382de19de9d8d1f337
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276527
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Streit, Letícia Caroline da SilvaBarbosa, Maria Carmen Silveira2024-07-19T06:21:50Z2023http://hdl.handle.net/10183/276527001198525Este estudo, situado na Linha de Pesquisa dos Estudos sobre Infâncias, concentra a atenção em compreender como um grupo de professores de pré-escola constroem sua docência a partir da relação entre reflexões realizadas na formação continuada, documentos legais, debates com colegas e o registro, pela escrita e imagem, das suas práticas. Para tal, propõe uma pesquisa-intervenção, pois a mesma mobiliza todos os participantes no processo, utilizando como ferramenta metodológica um grupo de investigação que, de forma colaborativa, partilha temas didático-pedagógicos e experiências pessoais. O grupo foi formado por professores e coordenadores pedagógicos de cinco escolas, com diferentes perfis de oferta, da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo - RME/NH, com a intenção de conhecer como os professores percebem, refletem, realizam e compartilham suas experiências e as materializam nos seus modos de estar com as crianças, a partir da organização de suas ações pedagógicas. Analiso nesta dissertação narrativas orais dos encontros formativos e narrativas escritas produzidas por cada um dos participantes, fragmentos dos processos de documentação pedagógica vividos por eles. Ao relacionar as ações de narrar, organizar, propor e observar, intencionalmente, com os princípios da artesania (SENNETT, 2021) e do professor artesão (LARROSA, 2019, 2021), compreendo que a docência constituída por cada um dos professores assenta-se na composição do conhecimento desenvolvido nas ações de formação, que apresentam caminhos sistematizados pela experiência pedagógica estudada e aquela partilhada entre os pares. Contudo, através da leitura dos dados, baseada na análise textual discursiva – ATD, as práticas e a escrita da reflexão sobre as mesmas evidenciam que cada professor constrói sua própria trilha, a partir dos estudos e reflexões grupais, compondo docências artesanais, que caracterizam-se por serem dialógicas entre ideias dos discursos, dos pares e da escuta das crianças, e inventivas, por evidenciarem na meta-análise a intersecção entre o universal e o local, o grupal e o pessoal, perceptível na interpretação dos registros produzidos.This study, located in the Childhood Studies Research Line, focuses attention on understanding how a group of preschool teachers build their teaching based on the relationship between reflections carried out in continuing education, legal documents, discussions with colleagues and the record , through writing and image, of their practices. To this end, it proposes an intervention research, as it mobilizes all participants in the process, using as a methodological tool a research group that, in a collaborative way, shares didactic-pedagogical themes and personal experiences. The group was formed by teachers and pedagogical coordinators from five schools, with different offering profiles, from the Novo Hamburgo Municipal Education Network - RME/NH, with the intention of learning how teachers perceive, reflect, carry out and share their experiences and they materialize them in their ways of being with children, based on the organization of their pedagogical actions. In this dissertation, I analyze oral narratives of the training meetings and written narratives produced by each of the participants, fragments of the pedagogical documentation processes experienced by them. By relating the actions of narrating, organizing, proposing and observing, intentionally, with the principles of craftsmanship (SENNETT, 2021) and the artisan teacher (LARROSA, 2019, 2021), I understand that the teaching constituted by each of the teachers is based on in the composition of the knowledge developed in training actions, which present paths systematized by the pedagogical experience studied and that shared among peers. However, through reading the data, based on discursive textual analysis – ATD, the practices and the written reflection on them show that each teacher builds his own path, based on group studies and reflections, composing artisanal teachings, which characterize-if because they are dialogical between ideas from speeches, peers and children's listening, and inventive, because they highlight in the meta-analysis the intersection between the universal and the local, the group and the personal, perceptible in the interpretation of the records produced.application/pdfporEducação infantilFormação continuadaTeaching craftsContinuing trainingPre schoolTeaching recordPedagogical documentationReflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198525.pdf.txt001198525.pdf.txtExtracted Texttext/plain250047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276527/2/001198525.pdf.txt974e7537561e4061f323ca41ab54bfa8MD52ORIGINAL001198525.pdfTexto completoapplication/pdf5709801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276527/1/001198525.pdf7a8b5cffcf160e4cae90c6d6bdc518a0MD5110183/2765272024-07-26 05:59:21.145885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-26T08:59:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola
title Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola
spellingShingle Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola
Streit, Letícia Caroline da Silva
Educação infantil
Formação continuada
Teaching crafts
Continuing training
Pre school
Teaching record
Pedagogical documentation
title_short Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola
title_full Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola
title_fullStr Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola
title_full_unstemmed Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola
title_sort Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola
author Streit, Letícia Caroline da Silva
author_facet Streit, Letícia Caroline da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Streit, Letícia Caroline da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação continuada
topic Educação infantil
Formação continuada
Teaching crafts
Continuing training
Pre school
Teaching record
Pedagogical documentation
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching crafts
Continuing training
Pre school
Teaching record
Pedagogical documentation
description Este estudo, situado na Linha de Pesquisa dos Estudos sobre Infâncias, concentra a atenção em compreender como um grupo de professores de pré-escola constroem sua docência a partir da relação entre reflexões realizadas na formação continuada, documentos legais, debates com colegas e o registro, pela escrita e imagem, das suas práticas. Para tal, propõe uma pesquisa-intervenção, pois a mesma mobiliza todos os participantes no processo, utilizando como ferramenta metodológica um grupo de investigação que, de forma colaborativa, partilha temas didático-pedagógicos e experiências pessoais. O grupo foi formado por professores e coordenadores pedagógicos de cinco escolas, com diferentes perfis de oferta, da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo - RME/NH, com a intenção de conhecer como os professores percebem, refletem, realizam e compartilham suas experiências e as materializam nos seus modos de estar com as crianças, a partir da organização de suas ações pedagógicas. Analiso nesta dissertação narrativas orais dos encontros formativos e narrativas escritas produzidas por cada um dos participantes, fragmentos dos processos de documentação pedagógica vividos por eles. Ao relacionar as ações de narrar, organizar, propor e observar, intencionalmente, com os princípios da artesania (SENNETT, 2021) e do professor artesão (LARROSA, 2019, 2021), compreendo que a docência constituída por cada um dos professores assenta-se na composição do conhecimento desenvolvido nas ações de formação, que apresentam caminhos sistematizados pela experiência pedagógica estudada e aquela partilhada entre os pares. Contudo, através da leitura dos dados, baseada na análise textual discursiva – ATD, as práticas e a escrita da reflexão sobre as mesmas evidenciam que cada professor constrói sua própria trilha, a partir dos estudos e reflexões grupais, compondo docências artesanais, que caracterizam-se por serem dialógicas entre ideias dos discursos, dos pares e da escuta das crianças, e inventivas, por evidenciarem na meta-análise a intersecção entre o universal e o local, o grupal e o pessoal, perceptível na interpretação dos registros produzidos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-19T06:21:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276527
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001198525
url http://hdl.handle.net/10183/276527
identifier_str_mv 001198525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276527/2/001198525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276527/1/001198525.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 974e7537561e4061f323ca41ab54bfa8
7a8b5cffcf160e4cae90c6d6bdc518a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085645938327552